Dieta mediterrânea: O que é, como fazer e benefícios | Blog Integral

Dieta mediterrânea: O que é, como fazer e benefícios | Blog Integral

A dieta mediterrânea foi criada com base nos hábitos e costumes que a população que conviveu ao redor do mar mediterrâneo possuía. Se analisarmos com calma veremos que a base dos hábitos dessa população era em torno da pecuária e da pesca.

Assim, se fôssemos imaginar populações hoje no Brasil que vivem à base de pecuária e da Pesca, sem acesso a qualquer alimento ultraprocessado, poderíamos ter uma ideia dos hábitos alimentares dessa população assim como a população próxima ao Mar Mediterrâneo.

O que é a Dieta Mediterrânea?

A dieta mediterrânea é composta principalmente por alimentos da pecuária e da pesca, mas também podemos ter o consumo de outros alimentos, como por exemplo alguns que são plantados, como os tubérculos e os grãos.

Um bom jeito de entender a dieta mediterrânea é você se imaginar somente consumindo alimentos in natura ou minimamente processados, ou seja, alimentos ultra processados como batata frita, lanches, pizzas e etc., não são permitidos nesse tipo de dieta. Mesmo porque imagine só na antiguidade, com toda certeza a população ali presente não tinha tecnologia e nem costume de ingerir esses alimentos.

Dieta mediterrânea: O que é, como fazer e benefícios | Blog Integral

Quais são os benefícios da Dieta Mediterrânea?

Por mais antigo e desatualizado que pareça ser esse tipo de dieta, ela pode ser uma excelente estratégia para combatermos boa parte das doenças crônicas não transmissíveis que temos atualmente assombrando a população.

Grande parte das pessoas que estão acima do peso e com alterações nos exames laboratoriais (desregulação glicêmica, resistência à insulina, esteatose hepática não alcoólica e etc) provavelmente se executassem a dieta do mediterrâneo e tivessem o ritmo de vida da população que lá habita, com toda a certeza iriam melhorar todos esses parâmetros metabólicos.

Isso porque o grande segredo não é a dieta em si, mas toda a composição da mesma. Veja só, na dieta do mediterrâneo é pregado que você faça consumo de alimentos mais saudáveis possíveis, e a população do mediterrâneo também tem um ritmo de vida mais ativo, ou seja, eles se movimentam muito mais ao longo do dia do que a nossa população.

Veja como os dois fatores colaboram para melhorar o peso e os parâmetros de saúde das pessoas, visto que a alimentação é mais saudável e o nível de atividade física da pessoa aumenta.

Quais são as desvantagens da Dieta Mediterrânea?

Dentre as desvantagens talvez pudéssemos citar o consumo excessivo de proteína de origem animal, visto que isso pode acontecer, principalmente se a oferta de tubérculos cereais e frutas for baixa.

Os estudos já demonstraram que o consumo excessivo de proteínas de origem animal pode alterar a microbiota intestinal, uma vez que as bactérias ali presente podem produzir mais aminas biogênicas e, consequentemente, gerar mais toxinas e estresse ao organismo, desregulando não só a microbiota, como a saúde da pessoa.

www.integralmedica.com.br/?utm_source=Blog&utm_medium=banner&utm_campaign=banner_integral_generico&utm_content=Banner-Integral-Generico

Quais são os alimentos permitidos na Dieta Mediterrânea?

  •         Gorduras saudáveis
  •         Peixes
  •         Aves
  •         Frutos do Mar
  •         Frutas
  •         Vegetais
  •         Cereais

Veja que os alimentos que são preconizados na dieta do mediterrâneo, são alimentos saudáveis, e quando são consumidos em quantidades equilibradas podem gerar inúmeros benefícios à saúde dos indivíduos.

Quem pode fazer a Dieta Mediterrânea?

A maioria das pessoas pode fazer a dieta do mediterrâneo, porém é sempre importante antes de iniciar qualquer dieta você procurar uma nutricionista para chegar se os seus exames laboratoriais estão controlados. 

Também é importante procurar uma nutricionista pois essa é a profissional que saberá te dizer as quantidades e horários exatos dos consumos dos alimentos que estão na dieta do mediterrâneo, facilitando assim diversos processos para melhorar a sua fome, saciedade, aumento de perder gordura e até mesmo o aumento de massa muscular.

Conclusão

Veja que a dieta do Mediterrâneo pode ser uma boa estratégia para muitas pessoas, principalmente para aquelas que consomem grandes quantidades de alimentos ultra processados, com a alteração dos alimentos e a inclusão demais estratégias ricas em fibras, vitaminas e antioxidantes, com toda a certeza a saúde tende a ser melhorada.

Espero que tenham gostado pessoal! Continuem nos acompanhando para terem mais informações sempre. Sigam nossos canais no instagram @integralmedica e a Integral Tv no Youtube

Abraços e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima