Dieta Cetogênica: O que é e seus benefícios - Blog Integral

Dieta Cetogênica: O que é e seus benefícios | Blog Integral

Vários tipos de dietas são difundidas ao longo dos anos, as justificativas são inúmeras, vão desde estratégias para promover o emagrecimento, até estratégias para melhorar a saúde das pessoas e prolongar a vida dos mesmos.

Assim várias estratégias foram levantadas como alternativas de dietas ao longo dos anos para tentar ou melhorar a saúde da população ou geraram emagrecimento e também pudesse melhorar a saúde das pessoas, dentre essas estratégias uma delas é a dieta cetogênica que tem uma proposta bem diferente da dieta tradicional e que falaremos logo abaixo.

O que é Dieta Cetogênica?

A dieta cetogênica é uma estratégia para produzir corpos cetônicos, como o seu próprio nome já diz, essa produção de corpos cetônicos se dá pela restrição de carboidratos na dieta e o aumento do consumo de lipídios ao longo do dia.

Dieta Cetogênica: O que é e seus benefícios - Blog Integral - 1

Como funciona a Dieta Cetogênica?

Para produzir corpos cetónicos no organismo a dieta cetogênica precisa ser rica em gorduras, ou seja, a prescrição nutricional é de no máximo 50 gramas ao longo do dia de carboidratos, em torno de 15% do valor energético total sendo composto de proteínas, e o restante, equivalente em torno de 70 a 85% de lipídios.

 Esse alto consumo de lipídios na dieta juntamente com baixo consumo de carboidratos fará com que o nosso organismo, através das mitocôndrias, que são as organelas responsáveis pela produção de energia em nosso corpo, produza mais corpos cetônicos, como o beta-hidroxibutirato, e comece a utilizá-lo como fonte de energia, pois as concentrações de glicose taram baixas pela falta de carboidratos na dieta. Isso faz com que o nosso organismo “aprenda” a utilizar a gordura como fonte energética, formando os corpos cetônicos.

Quais os benefícios da Dieta Cetogênica?

  • Perda de peso
  • Auxilia na perda de gordura corporal
  • Auxilia no controle do açúcar no sangue
  • Controla a pressão arterial
  • Auxilia no controle da insulina

Diversos estudos já vêm mostrando que a dieta cetogênica pode ser uma alternativa para melhorar a saúde das pessoas e trazer diversos benefícios, dentre eles temos a regulação das quantidades de glicose no sangue e de insulina, e os efeitos na redução do peso e no auxílio da diminuição da gordura corporal.

É  importante lembrarmos que a redução do peso pode ocorrer no início de forma mais brusca, ou seja, nos primeiros dias a pessoa que entrou em uma dieta cetogênica pode ver o seu peso na balança diminuindo de forma rápida, isso acontece pela diminuição dos estoques de glicose em nosso corpo (glicogênio muscular e hepático)  e das quantidades de água que  esses glicogênios armazenam, para se ter uma ideia cada grama de glicose em forma de glicogênio armazenado 2,7 g de água, e os trabalhos científicos mostram que temos em torno de 100 g de glicogênio no fígado e 400 g de glicogênio nos músculos. Porém é importante lembrarmos que essa diminuição de peso não é uma diminuição de gordura corporal, então pode causar uma sensação enganosa nas pessoas se as mesmas pensarem que estão perdendo gordura corporal.

Para redução de gordura corporal de fato o importante além da dieta cetogênica é uma restrição calórica, ou seja, as pessoas precisam gastar mais energia ao longo do dia do que ingerem ao longo do dia.

Dieta Cetogênica: O que é e seus benefícios - Blog Integral - 2

Quais são os alimentos permitidos na Dieta Cetogênica? 

  • Pasta de amendoim
  • Peixes
  • Azeites
  • Ovos com gema e Bacon
  • Queijos gordurosos

Quais alimentos devem ser evitados na Dieta Cetogênica? 

  • Macarrão
  • Arroz
  • Pães
  • Massas de pizzas e esfihas
  • Refrigerantes

Quais cuidados preciso ter ao realizar a Dieta Cetogênica?

Ao realizar uma dieta cetogênica é importante ter cuidado com a quantidade calórica que irá consumir, pois se você consome mais calorias do que precisa ao longo do dia, provavelmente esse excesso de cal se tornará mais gordura corporal e prejudicará o seu emagrecimento.

Além disso, o consumo excessivo e descontrolado de gorduras, principalmente de gorduras saturadas e trans, podem prejudicar a nossa saúde. Diversos estudos já vêm mostrando que o consumo exagerado de gorduras pode gerar processos inflamatórios no organismo, prejudicar a saúde do nosso fígado e também gerar desregulação no nosso intestino alterando a sua saúde.

Também é importante ter um controle de fome saciedade e bem organizado, pois na dieta cetogênica a pessoa só pode ingerir 50 g de carboidratos ao longo do dia e muitas pessoas sentem vontade de comer doce nessas dietas, e quando consomem em grande parte das vezes acabam quebrando o protocolo da dieta cetogênica e impedindo que o organismo se adapte na produção de corpos cetônicos.

Banner Institucional Integralmédica | Blog Integral

Conclusão

É importante procurar um (uma) nutricionista para organizar a sua dieta, pois ele(ela) fará todas as contas necessárias e colocará todos os alimentos e suplementos que você precisa para o seu objetivo.

Espero que tenham gostado pessoal! Continuem nos acompanhando para terem mais informações sempre. Sigam nossos canais no instagram @integralmedica e a Integral Tv no Youtube.

 

Abraços e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima