L-Carnitina: O que é, para que serve e benefícios - Blog Integral

L-Carnitina: O que é, para que serve e benefícios | Blog Integral

A L-carnitina é um suplemento muito conhecido e utilizado por quem busca emagrecimento. Porém, ele pode ser muito mais que um emagrecedor, como iremos demonstrar nesse texto.

O que é L-Carnitina?

A L-carnitina é naturalmente produzida no organismo pelo fígado, rins e cérebro, sendo sua síntese feita a partir dos aminoácidos lisina e metionina. É possível encontrar a L-Carnitina e, alimentos como carnes, peixes e produtos lácteos

Para que serve L-Carnitina?

A suplementação com L-Carnitina aumenta os níveis de Carnitina no nosso organismo, o que facilita a oxidação das gorduras estocadas no nosso corpo e acelerando assim a diminuição da gordura corporal.  A Carnitina tem também uma importante ação antioxidante, que auxilia na recuperação muscular, e a melhora da performance especialmente em exercícios exaustivos.

L-Carnitina: O que é, para que serve e benefícios - Blog Integral - 1

Qual é a função da L-Carnitina?

  • Facilita a oxidação das gorduras estocadas no nosso corpo
  • Importante ação antioxidante
  • Melhora da performance
  • Em patologias como doenças Renais e Cardiovasculares
  • Acelera a recuperação muscular

Benefícios da L-Carnitina

Auxilia na queima de gordura

No nosso organismo temos as mitocôndrias, que são organelas responsáveis pela produção de energia. A L-carnitina auxilia na entrada das gorduras nas mitocôndrias, fazendo a oxidação dessas gorduras e transforma-as em energia.

Energia muscular

A L-carnitina facilita a entrada de gorduras nas mitocôndrias. Essas gorduras que “entram” nas mitocôndrias serão oxidadas e, consequentemente, serão transformadas em energia

Melhora desempenho durante treinos

Estudos tem demonstrado que a suplementação com L-carnitina auxilia na melhora do consumo máximo de oxigênio (Vo2Max) e da potência muscular, ambos fundamentais para qualquer modalidade esportiva.

Recuperação muscular

Estudos posteriores apontam para o impacto positivo

A suplementação alimentar com L-carnitina é importante para o processo de recuperação pós-exercício, diminuindo a lesão muscular e reduzindo os marcadores de dano celular, diminuindo assim a formação de radicais livres da dor muscular tardia.

Auxilia na perda de peso

A L-carnitina auxilia na entrada das gorduras nas mitocôndrias, fazendo a oxidação dessas gorduras e transforma-as em energia, o que diminuirá os estoques de gordura corporal e irá acelerar o processo de perde de peso corporal.

L-Carnitina: O que é, para que serve e benefícios - Blog Integral - 2

Qual o mecanismo que a L-carnitina atua para melhorar a performance?

A suplementação de L-carnitina aumenta o conteúdo de L-carnitina sérica e muscular, o que parece aumentar o fluxo sanguíneo e o suprimento de oxigênio para o tecido muscular por meio da função endotelial melhorada, reduzindo assim as rupturas celulares e bioquímicas induzidas por hipóxia.

Como tomar L-Carnitina?

Por ter ação Lipolítica, a L-carnitina pode ser utilizado como suplemento pré-treino para aumentar a quebra de gordura durante o exercício, o que poupa o carboidrato estocado (glicogênio) e aumenta a performance durante o exercício. E por não conter cafeína e outros estimulantes, é uma ótima alternativa para quem treina no período noturno, não causando insônia e outros efeitos colaterais que o estimulante pode causar em quem treina a noite

L-Carnitina possui efeitos colaterais?

Não existe efeitos colaterais relatados com o uso de L-carnitina.

Perguntas Frequentes sobre L-Carnitina

Causa insônia?

por não conter cafeína e outros estimulantes, a L-carnitina não causa insônia, sendo uma ótima opção para que, tem intolerância a cafeína e outros estimulantes, podendo inclusive ser utilizada a noite.

L-Carnitina pode ser encontrada em alimentos?

É possível encontrar a L-Carnitina e, alimentos como carnes, peixes e produtos lácteos, além de outros alimentos de origem animal

L-Carintina reduz a fome?

Não existe comprovação de que a L-carnitina reduza fome.

L-Carintina pode ser consumida com outro suplemento?

Não existe contraindicação do uso de L-carnitina com outros suplementos. Além disso, é possível fazer combinações da L-carnitina com outros suplementos, dependendo do objetivo. Por exemplo, cafeína e L-carnitina são suplementos que se complementam, já que a cafeína faz a quebra dos nossos estoques, e a Carnitina facilita a entrada dessa gordura na célula.

Banner Institucional Integralmédica | Blog Integral

Conclusão

A L-carnitina é um suplemento amplamente utilizado para queima de gordura, porém também tem grande atuação na performance física através da melhora do Vo2Max e da potência muscular, além de atuar positivamente em várias patologias. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima