dieta para perder peso

Dieta para perder peso: dica de cardápio para emagrecer

As pesquisas científicas envolvendo dieta para perda de peso vem crescendo cada vez mais e atualmente temos mais a certeza de qual é a estrutura que uma dieta considerada “adequada” serviria para conquistar os resultados de emagrecimento.

Banner Institucional Integralmédica | Blog Integral

Atualmente sabemos que alguns pilares são essenciais para conquistar esses resultados, como por exemplo: 

1) O exercício físico; 

2) um sono bem regulado e; 

3) uma alimentação balanceada.

No que diz respeito à alimentação, diversas pesquisas vêm demonstrando que a manipulação dos macronutrientes é extremamente importante, mas além dessa manipulação a restrição calórica torna-se mais importante ainda, ou seja, temos que consumir menos quilocalorias do que nós ingerimos ao longo do nosso dia. 

Porém só contar calorias não é o melhor método, existem manipulações de nutrientes ao longo do mês em uma dieta, bem como a estratégia de inclusão de vitaminas e/ou de suplementos que possam facilitar essa perda de peso como os termogênicos ou diversos outros suplementos.

Então aqui eu faço um convite para você ler a matéria na íntegra e se aprofundar de quais as principais estratégias para perda de peso e como você conseguirá fazer isso incluindo na sua rotina e conquistando seus resultados.

Existe uma dieta milagrosa para perder peso?

Não existe uma dieta milagrosa, mas existe uma boa receita para a perda de peso, isso inclui alguns pilares: 

1) déficit calórico (ingerir menos quilocalorias ao dia do que o seu corpo gasta); 

2) consumo moderado de carboidratos (não comer muito, nem comer tão pouco, os estudos mostram que consumos entre 1-2 g/kg de peso corporal ao dia pode ser interessante); 

3) consumo alto de proteínas (as recomendações da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva mostram que consumir acima de 2,5 g/kg de peso corporal é uma boa estratégia).

dieta para perder peso

Entenda a importância de não pular refeições para dieta para perder peso

É muito importante na perda de peso não pular e nem espaçar muito as refeições, isso porque se você fizer um desjejum às 7 horas e for almoçar somente as 13 horas, esse longo período fará você ficar com muita fome, e provavelmente você vai começar a “beliscar” antes de chegar no almoço ou no almoço irá comer alimentos mais palatáveis (ricos em carboidratos e gorduras) pois o seu corpo estará em restrição de comida (sinal de estresse) e irá sinalizar para você ingerir alimentos que geram prazer e bem-estar. Por isso é tão importante comer a cada 3-4 horas.

Afinal, qual a melhor dieta para perda de peso?

Como falamos logo acima, não existe a melhor dieta para perder peso, porém você pode juntar algumas ferramentas e ter resultados muito mais rápido. 

A primeira peça importante é o exercício físico, se você deseja emagrecimento não dá para ficar sem treinar, o exercício físico é extremamente importante, não só em gerar prazer nos momentos de treino, mas também em gerar gastos de quilocalorias e aumentar o gasto energético do nosso dia. 

A segunda peça é a alimentação e a consistência em se alimentar por vários e vários dias, meses e anos de uma forma equilibrada.  

Esta forma equilibrada não inclui uma dieta restrita e difícil de ser seguida, inclui uma dieta que seja flexível, calculada e planejada individualmente para você e que te permita colocar isso em sua rotina e também conquistar os seus resultados.

dieta para perder peso

Dieta para perder peso: como montar um cardápio para emagrecer rápido

Desjejum

No desjejum você pode acrescentar algumas opções como ovos mexidos + mamão papaia com aveia em flocos + café com leite desnatado.

Colação

Na colação temos a opção de um iogurte desnatado com alguma fruta mais doce (manga ou mamão, por exemplo), junto com granola e um dosador de whey protein.

Almoço

Aqui pode entrar um pouco de arroz branco com um pouco de feijão + um filé de frango grelhado grande + brócolis ou algum legume + salada à vontade (alface, tomate, pepino, etc).

Lanche da tarde

Podemos colocar aqui algo mais prático, como dois dosadores de whey protein + uma fruta. Se preferir algo diferente, escolha uma receita com whey

Jantar

Aqui pode-se repetir a mesma coisa do almoço sem problemas algum.

Ceia

Podemos inserir aqui uma ou duas fatias de pão de forma integral com duas fatias grandes de queijo branco + uma fruta.

É possível perder peso só mudando a dieta?

É sim possível perder peso só mudando a dieta, porém se você deseja alcançar resultados de uma forma mais rápida, um bom conselho é incluir o exercício físico no seu dia-a-dia. 

Eu diria mais: tente ser o mais ativo possível no seu dia. Se você pode ir caminhando ou de bicicleta para o seu trabalho ou qualquer outro local, faça isso.

Evite pegar automóveis para os locais, eles te tornam cada vez mais sedentário (a) e isso só piora o seu gasto de energia ao longo do dia, dificultando ainda mais o processo de perda de peso.

Dicas para emagrecer rápido de forma saudável

  • Faça exercícios regularmente
  • Beba bastante água
  • Durma bem
  • Procure se movimentar bastante no seu dia

Manter um hábito de ser mais ativo (a) ao longo do dia, com a inclusão de exercícios físicos regulares, dormir bem, se hidratar e se alimentar bem são ferramentas que, com toda a certeza, se executadas diariamente, farão você conquistar enormes resultados no processo de emagrecimento.

Ainda, te convido a acompanhar nosso canal no Youtube, a Integral Tv, lá você aprenderá dicas de treinos para potencializar a perda de peso, bem como dicas de alimentação e de suplementação.

Conclusão sobre dietas para perder peso

Lembre-se, o processo de emagrecimento precisa ser algo mais prazeroso para você, não algo difícil de ser alcançado, aprenda a gostar do processo de ingerir bons alimentos para emagrecer, de se exercitar e de dormir adequadamente. Tenho certeza que com esses hábitos os resultados serão meras consequências.

Espero que tenham gostado pessoal! Continuem nos acompanhando para terem mais informações sempre.

Abraços e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima