blog-banner_Horse

A Importância da biomecânica e cinesiologia para o fisiculturismo

Não faz muito tempo, o Fisiculturismo era um esporte praticado e comandado apenas por atletas e treinadores aficionados, que contavam somente com o próprio feeling e experiência pessoal na preparação para campeonatos, muitas vezes de forma empírica!

Banner Institucional Integralmédica | Blog Integral

Com o advento das redes sociais e o surgimento de outras categorias dentro do fisiculturismo, temos acompanhado um crescimento sem precedentes desse esporte. Isso despertou o interesse de novos candidatos a atletas e treinadores, muitas vezes sem experiência, mas com conhecimento em áreas específicas que, quando bem aplicadas ao conjunto, fazem uma grande diferença nas preparações, unindo o conhecimento científico ao prático.

SAIBA MAIS:
#INTEGRALTV: AEJ vs HIIT | QUAL O MELHOR TIPO DE CARDIO?
AS PRINCIPAIS ADAPTAÇÕES DE TREINAMENTO PARA MAXIMIZAR O EMAGRECIMENTO

Podemos mencionar aqui a Biomecânica e a Cinesiologia aplicadas, que estudam basicamente as alavancas, os movimentos das articulações e músculos do corpo humano em suas incontáveis variações, tornando os exercícios mais eficientes e diminuindo os riscos de lesão.

É muito interessante ver despertar o interesse de estudantes de Educação Física (área de atuação para futuros treinadores) nessas disciplinas, seja durante ou após o término de sua graduação. O mesmo ocorre com profissionais já formados de longa data interessados em aprender ou reaprender aquilo que, em sua época de graduandos, pode não ter ficado muito claro.

Vale ressaltar que o esporte, por todo seu glamour e status, pode ser o estopim para esse despertar, porém, com o tempo, o que se percebe é que aqueles que aprendem essas disciplinas compreendem a importância que têm para cada indivíduo praticante de exercícios físicos, sejam eles atletas ou não.

No final das contas, toda essa transformação, ainda em “fase de construção”, é positiva para todos: alunos, atletas, acadêmicos, profissionais e, claro, para a sociedade como um todo, que desperta para a importância do conhecimento científico. Valorizando os profissionais que detêm esse conhecimento, o conjunto dos indivíduos recebe em troca os benefícios de sua aplicação na vida prática.

Que o esporte continue revelando novos talentos, como tem feito, e que outros possam surgir nas mais diversas áreas de atuação da Educação Física no Brasil e no mundo.

Rumo a uma Educação Física de máxima qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima