Alongamento e flexibilidade na musculação, sim ou não?

É importante Alongamento e flexibilidade na musculação, sim ou não?

A questão do alongamento e da flexibilidade na prática da musculação sempre gera uma série de dúvidas. Vamos tentar esclarecer as mais comuns no post de hoje.

Banner Institucional Integralmédica | Blog Integral

1. Qual a diferença entre os dois conceitos?Alongar é basicamente relaxar, tirar a tensão dos músculos (como aquela de um indivíduo que trabalha tenso o dia inteiro). Imagine uma pessoa se espreguiçando, é isso! Já a flexibilidade é a possibilidade de “desempenar” músculos encurtados, para que possam desempenhar seu papel, ou seja, com maior amplitude, recrutar maiores unidades motoras, levando a mais eficiência no(s) músculo(s)-alvo e diminuindo a incidência de lesões, graças a menor sobrecarga articular.

2. Quando, e por quanto tempo, devo aplicar cada um deles?Para sempre! Flexibilidade é igual à dor, e também deve fazer parte de seu treino. Se você não for flexível, os benefícios citados anteriormente não poderão ser alcançados, já diversos malefícios, se não estiverem garantidos, certamente tem suas possibilidades aumentadas.

3. Li que a flexibilidade prejudica o trabalho de força. Devo fazer mesmo assim?Respondo a esta pergunta com outra pergunta, para fazer você pensar. Sua prioridade é trabalhar força num corpo todo “empenado” ou priorizar a flexibilidade para que o trabalho de força seja certeza de sucesso?

4. Se eu decidir fazer, devo periodizar?Sim, você deve periodizar. Por isso, compreender a diferença entre alongamento e flexibilidade é tão importante. Tendo isso claro, você saberá qual, em que momento e por quanto tempo deve usar cada um.

5. Ainda estou confuso!Se você está confuso, certamente é porque a única coisa que leu (principalmente nas redes sociais) foi que trabalhar flexibilidade antes do treino de força pode diminuir a força em 20% ou mais. Informações advindas de fontes gold, ultra, mega, master “científicas” e recentes, né? É preciso estudar! As respostas virão por meio de estudos de fontes confiáveis, algumas eu já dei acima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima