Exercício e Dano Muscular: Como a Nutrição pode ajudar? - Blog Integral

Exercício e Dano Muscular: Como a Nutrição pode resolver?

Considerando como o dano muscular e a dor afetam o desempenho atlético, os atletas costumam buscar estratégias para evitá-los ou, pelo menos, reduzir sua intensidade. Conforme resumido por Owens e colaboradores, em recente revisão publicada no European Journal of Sport Science, do ponto de vista nutricional, existem várias estratégias que podem nos ajudar.

Exercício e Dano Muscular: Como a Nutrição pode ajudar? - Blog Integral - 1

Como o dano muscular envolve o rompimento das membranas fibrosas, a ingestão de proteínas (por exemplo, através do consumo de leite ou proteína do soro de leite) após o exercício ajudará a aumentar a síntese proteica e, assim, favorece a regeneração do tecido muscular. Na verdade, quando ocorre dano muscular, uma grande parte da proteína disponível irá regenerar o tecido danificado, então o consumo de proteína deve ser aumentado – especialmente se nosso objetivo for hipertrofia muscular.

Além disso, um aumento no estresse oxidativo e processos pró-inflamatórios é produzido após dano mecânico. A ingestão de alimentos antioxidantes ou anti-inflamatórios (como aqueles contendo polifenóis e flavonoides da cereja, romã e cúrcuma) podem ajudar a reduzir esses processos. Da mesma forma, outros alimentos anti-inflamatórios, como os ricos em ácidos graxos poli-insaturados ômega 3 (como salmão ou atum) e vitamina D, também podem ser benéficos para aliviar a resposta inflamatória aos danos musculares. 

@joaopinheironutri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima