Colágeno Hidrolisado: Saúde das articulações | Blog Integral

Colágeno Hidrolisado: Saúde das articulações

Uma das maiores dificuldades nos esportes atualmente é a manutenção de um atleta sem a ocorrência de lesões, particularmente as lesões de cartilagem articular, uma vez que as cargas de treinamento são pouco controladas e, quando controladas, são superestimadas, causando dores e quadros inflamatórios frequentes em indivíduos fisicamente ativos ou atletas.

Além das cargas excessivas de treinos, muitos atletas ou não possuem um respaldo de um (a) nutricionista ou, quando possuem este respaldo, simplesmente não seguem o planejamento alimentar adequadamente.

Estes fatores podem contribuir para um quadro de estresse oxidativo crônico nos atletas ou nos esportistas (processo caracterizado pela geração de espécies reativas de oxigênio e nitrogênio que lesionam as células em maior número do que as estruturas que protegem as mesmas, como os antioxidantes).

 A geração de mais espécies reativas de oxigênio e nitrogênio em maior número do que os antioxidantes, principalmente com frequência grande, pode ser prejudicial visto que essas espécies geram danos ao organismo lesionando a membrana das células, as proteínas e até mesmo o DNA do indivíduo, o que futuramente pode acarretar em uma lesão grave.

Então continue lendo pois te explicaremos as diferenças de colágenos e como utilizar cada suplemento.

O que é Colágeno Hidrolisado?

O colágeno é uma proteína fibrosa amplamente encontrada nos tecidos conjuntivos do nosso corpo. Possui uma função estrutural para nosso organismo, com a função de aumentar a resistência e a elasticidade dos tecidos. O colágeno é encontrado em diversas estruturas do nosso corpo, como ossos, cartilagens, tendões, pele e músculos.

Para que serve o Colágeno Hidrolisado?

       Tanto o colágeno hidrolisado quanto o Colágeno Tipo II da Integralmedica têm uma excelente absorção pelo organismo, otimizando as principais funções do colágeno no organismo: síntese proteica, proteína estrutural pele e articulações, reparação tecidual, melhora da elasticidade da pele, maior saúde das articulações e otimização da beleza das unhas e cabelos.

Quais são os benefícios do Colágeno?

Fortalecimento das articulações

       Nossas articulações são dependentes de proteínas como por exemplo o colágeno, sendo assim o colágeno hidrolisado funciona no processo de síntese de proteínas dos nossos tendões e ligamentos e pode contribuir para prevenir as dores nas articulações e as lesões de ligamentos e de tendões que podem ocorrer durante a prática do exercício físico.

Prevenção de lesões

O foco dentro de um programa de treinamento é o aumento da capacidade física do atleta ou do esportista, fazendo com que o mesmo aumente o seu desempenho em sua modalidade, porém com a carga excessiva de estresse sofrida por esses indivíduos, um processo de má-adaptação pode ocorrer, levando a efeitos negativos no desempenho dos mesmos

Neste sentido, as estratégias de suplementação com compostos que possam colaborar para a diminuição do processo inflamatório tornam-se importantes, dentre as estratégias podemos mencionar o colágeno tipo II e vitaminas antioxidantes, trabalhando na prevenção e tratamento de lesões ligamentares.

Maior Síntese Proteica

Como o colágeno é uma proteína quando nós ofertamos o colágeno hidrolisado nosso organismo consegue aumentar a síntese de proteínas no corpo e fazer com que tenhamos uma maior resposta anabólica vinda do aumento da produção de proteínas estruturais.

É importante também destacar o papel dos aminoácidos essenciais nessa síntese de proteínas estruturais do nosso corpo, pois esses tipos de aminoácidos nosso organismo não consegue produzir e precisamos obter da alimentação/suplementação através do aporte de proteínas de alto valor biológico.

Fortalecimento das unhas e cabelos

Nós também podemos ter benefícios através da suplementação de um melhor colágeno hidrolisado das nossas unhas e cabelo.

Isso ocorre pois nossas unhas e fios de cabelo são feitos à base de proteínas, e a oferta do colágeno hidrolisado funciona para auxiliar no processo de síntese de proteínas em nosso corpo como por exemplo as unhas e os fios de cabelo.

Lembrando que, outros nutrientes também são muito importantes nesses processos, como por exemplo a vitamina C e a ingestão adequada de água, pois a primeira irá auxiliar na síntese desse colágeno estrutural em nosso organismo e a água irá auxiliar na hidratação e na fluidez dos processos que precisarão ocorrer.

Prevenção do envelhecimento

Também com a utilização de um melhor colágeno hidrolisado podemos ter um auxílio no combate do organismo ao envelhecimento, isso ocorre porque ao longo do tempo nós temos o envelhecimento de todas as estruturas do nosso organismo como as proteínas e as células.

Por mais que esse processo tenha uma renovação de tempos em tempos, é sempre importante destacar o papel de uma oferta de nutrientes de alta qualidade para tornar o organismo menos envelhecido e colaborar para esse processo de renovação de forma mais rápida.

Assim, esse processo de renovação tem um papel importante da oferta de colágeno hidrolisado para o nosso organismo, garantindo assim uma ótima qualidade de proteínas estruturais em nosso corpo.

Reparação Tecidual

O outro raciocínio importante é a utilização do colágeno hidrolisado para a renovação tecidual que o nosso corpo faz através da remoção de células velhas e a síntese de novas células e de novas estruturas ao longo dos meses.

Isso quer dizer que, se ofertamos um melhor colágeno hidrolisado, conseguimos entregar o organismo uma proteína de boa qualidade fazendo com que ele tenha uma produção de novas células e também das estruturas que a compõem, como por exemplo o colágeno.

Elasticidade da pele

A elasticidade da pele sofre uma grande influência do colágeno, uma vez que para sintetizar toda a estrutura da pele que nós temos, precisamos da síntese de novas células epiteliais, mas também precisamos das estruturas que mantém as células e geram estabilidade, como por exemplo o colágeno e os proteoglicanos.

Veja que é muito importante você ofertar o melhor colágeno hidrolisado dentro de uma suplementação para conseguir uma pele mais rica em nutrientes.

Aumento de saciedade

Por se tratar de uma proteína muitas vezes as pessoas acham que a suplementação de colágeno pode interferir na saciedade, porém é importante destacar que essa suplementação não interfere de forma significativa na fome e saciedade das pessoas.

Isso ocorre com maior complexidade, pois o processo de fome e de saciedade envolve uma gama maior de nutrientes e uma composição maior de alimentos e de suplementos ao longo do dia.

Assim, é importante você ter em mente que o colágeno hidrolisado não terá grandes benefícios no processo de saciedade em seu organismo.

Mais controle da pressão arterial

Um outro raciocínio que as pessoas têm é o de que o colágeno hidrolisado pode interferir na pressão arterial, porém é importante destacar que ele não tem grande impacto nessa pressão arterial de um indivíduo.

O processo de pressão arterial sofre muito mais influência do nosso consumo de sódio, e de carboidratos refinados e de lipídios na dieta, e pode ser solucionado com o ajuste no controle da ingestão de sódio, e o ajuste dietético de carboidratos e de gorduras bem como a inclusão do exercício físico na rotina dessa pessoa.

Porém não espere que a suplementação de colágeno hidrolisado vai ter grandes benefícios na pressão arterial.

Quais os tipos de colágeno hidrolisado?

Colágeno hidrolisado tipo 1

       O colágeno hidrolisado quando é do tipo 1 é retirado da cartilagem de bois, ele sofre uma quebra das suas proteínas e transforma-se em moléculas menores que são absorvidas pelo nosso organismo e então contribuem para a formação de proteínas em nosso corpo.

Colágeno hidrolisado tipo 2

O colágeno hidrolisado do tipo 2 é uma proteína fibrosa presente em diversos tecidos, dentre eles os tendões e cartilagens. Quando falamos do tipo 2, temos o UC-II®, um colágeno não-desnaturado, derivado da cartilagem do frango, produzido através de um processo não enzimático, em baixas temperaturas e sem alteração molecular, o que garante um colágeno puro e altamente seguro.

Colágeno hidrolisado tipo 3

       O colágeno hidrolisado do tipo 3 Já possui uma outra função, que é o dia contribuir para a formação de células do nosso organismo, células do nosso intestino, do fígado, dos rins, dos músculos e das artérias.

Tendo assim um papel importantíssimo na renovação celular dos tecidos e órgãos que compõem o nosso corpo.

Então quando falamos de renovação tecidual ao longo dos meses para que o nosso corpo sempre se mantenha rejuvenescido, temos um importante papel do colágeno hidrolisado do tipo 3

Existe alguma contraindicação ao consumir Colágeno Hidrolisado?

O colágeno hidrolisado não apresenta efeitos colaterais quando consumido nas quantidades recomendadas, porém, a ingestão de excesso pode provocar certas alergias alimentares, azia e mal-estar.

Lembre-se que além do colágeno outros nutrientes também são importantes nos processos de renovação celular e de estruturas do nosso corpo, então não precisa se preocupar em suplementar com doses superelevadas de colágeno ao longo do dia.

Trabalhe com as dosagens recomendadas e ajuste o consumo dos outros nutrientes, como por exemplo a vitamina C e os aminoácidos essenciais para que você consiga uma melhor resposta de renovação celular e tecidual.

Como tomar colágeno hidrolisado?

O colágeno pode ser utilizado em qualquer momento do dia, em combinação com outros suplementos, sucos, entre outras combinações. A dose recomendada de colágeno hidrolisado recomendada é de 8 a 10 g por dia. A versão sem sabor pode ser misturada a outras bebidas e suplementos.

Em nosso site temos os melhores tipos de colágeno, clique aqui (https://www.integralmedica.com.br/colageno) para conferir esses produtos!

Conclusão

Veja que existem diferentes tipos de colágeno hidrolisado e que cada um funciona de formas diferentes, então saber utilizar o melhor colágeno hidrolisado para uma determinada função ou resposta que você deseja pode ser importante para os seus investimentos em suplementos.

Espero que tenham gostado pessoal! Continuem nos acompanhando para terem mais informações sempre. Sigam nossos canais no instagram @integralmedica e a Integral Tv no Youtube: https://www.youtube.com/user/integralmedica

Abraços e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima