whey-protein-isolado-concentrado-e-hidrolisado

Diferenças do whey protein isolado, concentrado e hidrolisado

72388c75a69719df7ddd4cbc8eef488a4116df4d

Proteínas, macromoléculas que participam ativamente dos processos celulares, são essenciais em qualquer dieta, tendo funções primordialmente relacionadas à musculatura.

Whey protein é a proteína extraída do soro de leite, atualmente, bastante difundida entre os praticantes de atividades físicas, sobretudo musculação.

Trata-se de proteína de alta qualidade, fonte de aminoácidos como BCAA e Glutamina. Além de seu alto valor biológico, a proteína do soro de leite possui peptídeos bioativos, que atuam como agentes antimicrobianos, anti-hipertensivos e reguladores da função imune, assim como de fatores de crescimento (HARAGUCHI, ABREU e PAULA, 2006). Por ser altamente digerível e de rápida absorção, estimula a síntese pelo sangue e tecidos, ideais para as situações de estresse metabólico (estimula o músculo a  as adaptações hipertróficas).

Em relação a outros tipos de proteínas, o whey protein tem pouco colesterol e baixa quantidade de gordura e lactose, sendo uma boa opção proteica para todas as idades. Outra vantagem atribuída a essa proteína é o aumento da produção de glutationa, antioxidante que fortalece a imunidade, desativa as toxinas e os radicais livres degenerativos.

O whey protein pode se apresentar de três formas,  a depender do grau de quebra das proteínas presentes:

Whey Protein Isolado: mais puro e com alta concentração proteica, 90% ou mais, além de pouca gordura e lactose. O processo de filtração da proteína isolada é mais rígido, eliminando colesterol, gorduras, lactose e hidratos de carbono, por isso os níveis de proteína acabam sendo maiores. A proteína do soro de leite isolada auxilia na definição e construção muscular, sendo considerada uma proteína completa.

Whey Protein Concentrado: conforme os níveis de proteína diminuem, os volumes de gordura e lactose, normalmente, aumentam. Pelo fato de seus processo de filtragem ser mínimo, conservam-se frações mais benéficas da proteína. Recomenda-se seu consumo para dietas de redução calórica com objetivo de ganho de massa muscular.

Whey Protein Hidrolisado: por um processo chamado hidrólise, as cadeias de proteína são quebradas em segmentos ainda menores, chamados peptídeos, garantindo maior velocidade de absorção. É proteína de alta qualidade com menor possibilidade de provocar reações alérgicas.

Proteína banner Blog integralmedica

Conclui-se que o whey protein é um tipo de proteína completo e de alta qualidade, que possui aminoácidos fundamentais para nossa saúde. Em relação à dosagem e ao momento de consumo, consulte seu nutricionista para adaptar o uso da proteína à sua rotina de treinos e aos alimentos ingeridos no seu dia a dia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima