blog-banner_angela

Quais os benefícios e quando consumir Whey Protein Isolado?

Existem muitas dúvidas sobre o consumo de whey protein, e uma das mais comuns é em relação aos tipos: concentrado, isolado, hidrolisado, blends, e etc…

O Whey Protein Concentrado (WPC) é o tipo que preserva as características normais do leite ou seja a gordura e o carboidrato, no caso a lactose; o isolado (WPI) geralmente é confundido com um tipo de Whey Protein isento de carboidratos, quando na verdade este apresenta somente a porção proteica do leite sendo isento de lactose e das gorduras.

Proteína banner Blog integralmedica

SAIBA MAIS:
MATRIZES PROTEICAS: COMPOSIÇÃO. CIÊNCIA E APLICABILIDADE
OS DIFERENTES TIPOS DE PROTEÍNAS NO PROCESSO DE HIPERTROFIA

A forma hidrolisada (WPH) é obtida através do whey protein isolado o qual sofre um processo de filtragem (hidrolise), o que diminui ainda mais o peso molecular do suplemento facilitando ainda mais sua absorção a nível gastrointestinal.

Existem ainda formas 3 Whey (3W) onde são encontradas os três tipos associados e os blends : whey protein associado a outras proteínas como albumina, caseína, etc…

Quais são as principais indicações do uso de whey protein isolado ?
1. Ajuste alimentar da necessidade proteica diária – o conceito de básico de suplementos é que são alimentos em formas de pós, líquidos, géis, etc… destinadas a complementar a dieta e fornecer os ingredientes que estão em falta na mesma. Sendo assim, o Whey Protein Isolado poderá ser utilizado ao longo do dia para corrigir um eventual déficit proteico.

Como ilustração, veja tabela com as necessidades protéicas diárias destinada a cada seguimento:

2. Ganho e manutenção da massa muscular – vários estudos apontam grandes benefícios na suplementação de Whey Protein Isolado nos primeiros minutos após o término da sessão de treinamento; sua absorção rápida promove um pico de aminoácidos no sangue, sendo o mais destacado a leucina, qual está associada a ativação do início da síntese proteica muscular, além da liberação de outros hormônios anabólicos.

3. Alérgicos ou intolerantes à lactose – como falamos anteriormente, a forma isolada contém somente a porção proteica do leite, sendo isenta de lactose e das gorduras originais do leite por esta característica, é uma excelente opção proteica para aqueles intolerantes à lactose ou alérgicos à mesma.

Concluindo, o WPI é um excelente suplemento alimentar que pode ser consumido por qualquer pessoa, desde que, as necessidades diárias individuais sejam respeitadas e que não haja nenhuma contra-indicação para seu consumo, como por exemplo, a alergia às proteínas do soro do leite.

REFERÊNCIAS:

Wolfe, R.R. Protein supplements and exercise. Am. J. Clin. Nutr. 72:551s-7s, 2000.

Bucci, L.R. and Unlu. L. Proteins and amino acids in exercise and sport. In: Energy-Yielding Macronutrients and Energy Metabolism in Sports Nutrition. Driskell J, and Wolinsky I. Eds. CRC Press. Boca Raton FL, p197-200, 2000;

Volpi, E., Kobayashi, H., Sheffield-Moore, M., et al. Essential amino acids are primarily responsible for the amino acid stimulation of muscle protein anabolism in healthy elderly adults. Am. J. Clin. Nutr. 78: 250-258, 2003.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima