Treino para perda de gordura | Blog Integralmédica

Dicas de Treino para Perda de Gordura

Essa é a pergunta que todo profissional de Educação Física mais escuta em toda sua jornada de trabalho.

Qual o melhor treino para “queimar” gordura?

A resposta para essa pergunta é bem simples.

Não existe treino milagroso para perda de gordura!

O processo de oxidação de lipídeos não é algo tão simples, envolve além do treino uma alimentação balanceada, uma boa noite de sono e um treino que exige do indivíduo um aumento significativo do gasto calórico.

Nos acompanhe até o final e veja algumas estratégias que podem te auxiliar no seu processo de emagrecimento.

Caminhada

A caminhada é considerada a atividade física mais simples de ser realizada, pois partimos do princípio que é algo inerente ao ser humano, geralmente realizada em baixa a moderada intensidade, porém para o processo de perda de gordura não se faz tão eficiente

Corrida

A corrida é um dos exercícios mais praticados, por ser algo também que fazemos desde sempre, com baixo custo e não necessita de um espaço específico para sua prática. É um ótimo aliado no processo de perda de gordura, desde que seja praticada com frequência e com intensidade moderada a vigorosa, podendo ser utilizado diferentes estratégias para sua periodização.

Subir escadas

Excelente estratégia que pode ser utilizada por pessoas que não dispõe de tempo ou mesmo não se sente confortável em correr, além de contribuir para o fortalecimento dos MMII.

Pular cordas

Excelente exercício, promove um alto gasto calórico, o que deve se atentar é no modo de execução a fim de evitar lesões.

Funcional

O treino funcional tem uma proposta de treino coletivo, excelente para quem não se adapta a sala de musculação, pode-se em uma mesma aula intercalar exercícios de diferentes intensidades promovendo um alto gasto calórico.

HIIT

O Treino Intervalado de Alta Intensidade é uma excelente estratégia que pode ser utilizada no processo de perda de gordura, seu método preconiza um estímulo em alta intensidade e uma pausa curta para um próximo estímulo, tem como vantagem o tempo curto em relação aos demais treinos.

Musculação

O treinamento resistido é um importante aliado no processo de emagrecimento, promovendo aumento de massa magra, ganho de força que será fundamental inclusive para auxiliar na prática de outras modalidades esportivas.

Conheça em detalhes o treino HIIT na esteira! Aproveite para conferir seus benefícios e saiba como deve ser feito.

Treino para perda de gordura | Blog Integralmédica

Além dos treinos, o que pode potencializar na perda de gordura?

Alimentação

Com certeza a alimentação será seu maior aliado nessa batalha, não adianta um treino bem-feito se sua alimentação estiver desregrada, o nutricionista deverá analisar sua rotina de treino e baseado nisso preparar seu plano alimentar que irá auxiliar em todo processo.

Suplementos

Os suplementos são nossos aliados quando não conseguimos suprir as demandas energéticas com a alimentação, em alguns casos são prescritos por serem mais rápidos e simples de serem consumidos, o nutricionista deverá analisar e verificar se há necessidade de incluir no seu plano alimentar.

Termogênico

Os termogênicos são comumente utilizados como uma pílula mágica, a literatura nos diz que substâncias como a cafeína contribuem para maior energia durante a prática do exercício, porém sozinho não será capaz de “queimar” todas as gorduras indesejadas.

Blog-Integralmedica-Banner-Generico

Conclusão

Não existe uma fórmula mágica que fará você perder gordura da noite para o dia, o processo de emagrecimento é multifatorial, envolve treino, alimentação e descanso, onde ao final desse processo deverá gerar um déficit calórico.

O grande segredo é persistência e paciência!

Grande abraço!

Bons treinos!

Até mais!

Fernando Amaral – CREF 147145 – G/SP

Profissional de Educação Física

Especialista em fisiologia do exercício e treinamento resistido – Na saúde, na doença e no envelhecimento – EEP/HCFMUSP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima