Treino para Iniciante: Conheça dicas para saber como começar - Blog Integral

Treino para Iniciante: Conheça dicas para saber como começar

Se você está pensando em começar a treinar, mas tem dúvidas de como e o que fazer, leia até o final e acompanhe essas dicas que fará a diferença no seu treino para iniciante.

Treino para Iniciantes: Por onde começar?

Importante escolher algo que você sinta prazer em fazer e que faça com constância.

Outro ponto a se avaliar é a aptidão física e o objetivo do iniciante.

Aeróbico

O treinamento de predominância aeróbia é caracterizado pela utilização do oxigênio, sendo em sua maioria de intensidade baixa a moderada e de longa duração, tais como:

Caminhada, corrida, ciclismo entre outros.

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Quais são os benefícios do aeróbico?

  • Melhora do condicionamento físico,
  • Melhora a resistência muscular,
  • Melhora a captação de oxigênio,
  • Melhora os parâmetros cardiovasculares,
  • Contribui para manutenção da massa óssea, fortalecendo os ossos,
  • Contribui para diminuição da gordura corporal,
  • Contribui no controle da pressão arterial.

Musculação

O treinamento resistido, popularmente conhecido como musculação, são exercícios realizados com o auxílio de pesos livres ou máquinas, geralmente realizados em academias, mas podendo ser realizado em qualquer ambiente que promova tais condições:

Quais são os benefícios da musculação? 

  • Aumento da massa muscular,
  • Aumento da força muscular,
  • Melhora os parâmetros cardiovasculares,
  • Melhora a postura corporal,
  • Contribui para manutenção massa óssea, fortalecendo os ossos,
  • Contribui para diminuição da gordura corporal,
  • Contribui no controle da pressão arterial,

Treinamento Funcional

O treino funcional vem com uma proposta de trabalhar toda a musculatura corporal durante as sessões de treino, excelente opção para quem não se adapta a sala de musculação.

Quais são os benefícios do treinamento funcional? 

  • Aumento da força muscular
  • Melhora a resistência muscular
  • Contribui para diminuição da gordura corporal
  • Aulas dinâmicas e coletivas podem auxiliar no estresse e ansiedade

Quais são os exercícios recomendados em um treino para iniciantes?

Nesse período é importante que o aluno iniciante aprenda a execução correta dos exercícios, o ideal é trabalhar os grandes grupos musculares, com exercícios multiarticulares para cada grupo muscular.

Como montar uma rotina de treinos para iniciantes?

Nessa fase é importante manter a constância e paciência, não pular etapas.

Escolha um horário que você consiga se dedicar exclusivamente ao seu treino, se desligue de tudo nesse momento.

Siga as instruções do seu professor, faça os exercícios de forma concentrada, não exagere nas cargas.

Um treino para iniciantes deve ter quanto tempo de duração?

Como se trata de um período de adaptação neural, não há necessidade de treinos longos, costumo trabalhar com um exercício para cada grupo muscular de 3 a 4 séries e de 15 a 20 repetições.

Em média 40 a 50 minutos o aluno consegue concluir o treino.

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Dicas para de treinos para iniciantes

  • Escolha uma atividade que você goste de fazer.
  • Defina suas metas
  • Procure um profissional de Educação Física
  • Comece aos poucos
  • Seja constante
  • Tenha uma boa alimentação
  • Tenha uma boa noite de sono.

O uso de suplementos aliado a rotina de treinos

Os suplementos são nossos aliados quando não conseguimos suprir somente com a alimentação, é muito importante conversar com seu nutricionista, expor sua rotina diária e de treinos e com isso ele irá auxiliar no uso dos suplementos certos.

Conclusão

Tão importante quanto começar uma rotina de treino é continuar com ela, nada irá adiantar se você parar na metade do caminho, a constância e a persistência farão com que você atinja todos os seus objetivos.

Escolha a atividade certa, mantenha uma boa alimentação, descanse bem, seja paciente, treine duro, o resultado é certo.

Grande abraço!

Bons treinos!

Até mais!

Fernando Amaral – CREF 147145 – G/SP

Profissional de Educação Física

Especialista em fisiologia do exercício e treinamento resistido – Na saúde, na doença e no envelhecimento – EEP/HCFMUSP

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