blogIM_capas_1020x415-3

Treino de Mobilidade: entenda a importância da prática

Nosso corpo é uma máquina perfeita, cada osso, articulação, músculo, tendão e ligamento possui uma função específica para o bom funcionamento dessa máquina, assim como músculos, nossas articulações necessitam de estímulos para manter-se em perfeito funcionamento. Pensando nisso, hoje vamos mergulhar na mobilidade articular, sua importância, principais exercícios e como evitar erros no treinamento desta capacidade física importante, mas pouco trabalhada.

O que é o treino de mobilidade?

 

O treino de mobilidade tem por definição trabalhar e aumentar a capacidade de amplitude do movimento das articulações concebidas para tal. A mobilidade articular é uma capacidade física que deve ser trabalhada tanto quanto a força muscular, potência, velocidade, coordenação motora ou resistência.

O treino de mobilidade é realizado com exercícios dinâmicos de alongamento controlado e pode contribuir para diminuição da incidência de lesões dentro e fora dos esportes e ou atividades físicas intensas.

 

Quais os benefícios do treino de mobilidade?

 

O treino de mobilidade aumenta a amplitude de movimentos da articulação, com isso temos uma série de benefícios:

  • Melhora da amplitude de movimento

O treino de mobilidade atua para aumentar a amplitude de movimento das articulações. Isso é fundamental para a manutenção da capacidade de movimentar-se em todos os planos com eficiência, conferindo autonomia em todas as fases da vida e é especialmente benéfico para atletas de todas as modalidades esportivas.

  • Diminuição da incidência de lesões

A capacidade da articulação de mover-se livremente e com amplitude maximizada é um importante indicador para diminuição da incidência de lesões de todos os tipos, principalmente nos esportes, sejam eles competitivos ou recreacionais.

  • Melhora da postura

A mobilidade articular está diretamente ligada à postura do tronco, principalmente no quadril, torácica e ombros. O treino de mobilidade pode auxiliar na correção de disfunções, tensões musculares e rigidez articular que causa desequilíbrio postural. A postura saudável depende da boa mobilidade das articulações.

  • Aumento da força funcional

A força funcional pode ser compreendida pela capacidade de realizar um movimento como por exemplo a flexão de braços ou agachamento em sua amplitude máxima. Essa restrição afeta a capacidade do músculo de produzir força em sua capacidade total. Além disso, limita a participação de músculos estabilizadores e sinergistas. Essa combinação restritiva enfraquece todo o sistema músculo esquelético envolvido com determinada articulação. O treinamento de mobilidade devolve a amplitude articular, possibilitando que esses grupos musculares possam trabalhar com sua capacidade total de alongamento ou encurtamento, produzindo força em todos os segmentos do músculo (proximal, medial e distal).

 

Quais as diferenças entre Treino de Mobilidade e Flexibilidade?

 

O treinamento de mobilidade articular trabalha na flexibilidade das estruturas articulares como tendões e ligamentos. 

Enquanto treinamento de flexibilidade concentra-se em trabalhar na extensibilidade e elasticidade muscular, aumentando a capacidade de extensão e relaxamento.

Um bom trabalho de mobilidade articular, por exemplo, a importância do ângulo articular no agachamento, também pode necessitar de aumento na capacidade de alongamento dos músculos, o que seria o padrão ouro para um movimento completo.

 

Quais os tipos de Treino de Mobilidade?

 

Os treinos de mobilidade podem ser realizados em sessões isoladas com foco total ou como bloco de preparação para o treino principal. Sendo assim, a depender do treino do dia você fará um bloco de preparação com mobilidade.

Exemplo: se o dia é de trabalho de inferiores e ou glúteo, é interessante trabalhar no bloco de preparação exercícios de mobilidade de tornozelo, quadril e punho se houver agachamento frontal com barra na prescrição. Ao passo que se o treino é de ombro, peito e tríceps ou costa e bíceps, o bloco de preparação inclui exercício de mobilidade de ombro e torácica.

 

  • Treino para mobilidade de tornozelo

Importante para conferir amplitude máxima no agachamento.

  • Treino para mobilidade de quadril

A mobilidade de quadril interfere nos exercícios para glúteos, anterior e posterior da coxa.

  • Treino para mobilidade torácica

O trabalho de mobilidade torácica influencia diretamente no trabalho de dorsal e peitoral.

  • Treino para mobilidade de ombros

A mobilidade de ombros está diretamente ligada ao treino de deltóides, trapézio, dorsal e peitoral.

  • Treino para mobilidade de punhos

Os punhos e sua mobilidade influenciam em exercícios bem específicos como o trabalho do antebraço.

 

Qual a importância da mobilidade antes do treino?

 

O trabalho de mobilidade antes do treino é capaz de preparar a articulação para a sessão principal, aumentando sua capacidade de mover-se para execução do exercício. A mobilidade de tornozelo e quadril no treino de agachamento é fundamental para um movimento mais profundo.

Qual a diferença entre mobilidade antes do treino e mobilidade pós treino?

 

O treinamento de mobilidade após o treino, diferente do realizado antes da sessão de treinamento não possui impacto positivo na mobilidade articular, tampouco na recuperação muscular. Após o treino essa intervenção pode inclusive acarretar lesões na musculatura que já está em fadiga pela sessão de treinamento que acaba de ocorrer.

Cuidados que você deve ter ao praticar Treino de Mobilidade

 

O primeiro cuidado que você deve ter ao iniciar o trabalho de mobilidade é procurar um bom profissional de educação física, especializado em mobilidade articular, ele saberá prescrever com volume correto e os exercícios que você realmente necessita. Dito isso, vamos às dicas:

  • Sobrecarga excessiva: Cuidado para não forçar demasiadamente a articulação, esse é um trabalho de formiguinha, a evolução é lenta e é necessário ter muita paciência.
  • Atente-se ao volume: Ao contrário do trabalho de hipertrofia que nos indica ser necessário um alto volume de trabalho, a mobilidade articular requer um trabalho bem menor, 2 séries de cada exercício são suficientes.
  • Intensidade moderada: Assim como o volume baixo, a intensidade deve ter ponto de atenção, faça algo levemente desconfortável e não passe desse ponto sob risco alto de estiramento muscular e ligamentar.
  • Flexibilidade muscular: Faça pelo menos 1 sessão semanal de flexibilidade muscular para garantir o padrão ouro na saúde e movimento de suas articulações.

Conclusão

 

O treinamento de mobilidade é fundamental para a saúde articular, o trabalho regular vai garantir movimentos completos e tecnicamente eficientes, além de diminuir drasticamente a incidência de lesões. Além disso, a performance física pode ser auxiliada por uma Suplementação para Alta Performance Integralmedica.

Procure um bom profissional de educação física e insira o trabalho de mobilidade articular em seu programa de treinamento. Em alguns meses os frutos começaram a aparecer e você vai se perguntar por que não deu atenção para isso antes.

Até a próxima e bons treinos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima