Treinar até a falha: O que é, benefícios e dicas | Blog Integral

Treinar até a falha: O que é, benefícios e dicas

Falha concêntrica é o termo que utilizamos para quando o indivíduo não consegue realizar mais repetições de forma voluntária. Em algum momento você já deve ter ouvido falar que essa estratégia seria a melhor para seus treinos e se ainda não realizou deve ter ficado tentado a isso.

Leia esse artigo até o final e falaremos sobre os benefícios e se esse treino deve ser feito por todos.

O que significa treinar até a falha?

Treinar até a falha concêntrica ou simplesmente treinar até a falha é um método de treino utilizado principalmente na musculação a fim de otimizar seus resultados.

Esse método preconiza que o indivíduo execute o exercício até que ele não consiga realizar mais nenhuma repetição, ou seja, quando ocorrer a falha na execução.

Pode ser ajustado a sobrecarga para que ele chegue na última repetição sem conseguir realizar nenhuma outra, ou com uma carga menor e ele execute repetições até que seu músculo esteja fadigado e não consiga realizar mais nenhuma repetição.

Treinar até a falha: O que é, benefícios e dicas| Blog Integral - Imagem 1

Quais são os benefícios de treinar até a falha?

– Pode potencializar a hipertrofia muscular

– Alguns estudos sugerem que treinar até a falha pode aumentar a secreção de hormônios como testosterona e GH.

– Promove o aumento da força muscular

– Tirar os atletas do platô

– Recrutamento das fibras musculares no seu máximo

Qual é a forma correta de treinar até a falha?

Esse tipo de treino não deve ser feito a toda hora e nem por todos. Sugere-se que seja feito de forma planejada e que o indivíduo seja treinado, não recomendado para iniciantes e intermediários.

Outro fator que deve ser levado em consideração além do nível do praticante é o tipo de treino que ele faz, recomenda-se não ir até a falha em treinos muito intensos, exercícios complexos também não devem ser executados até a falha.

Auxílio de profissionais

Essa estratégia no seu treino deve ser bem avaliada pelo profissional de Educação Física, ele é quem vai analisar e ver se realmente há necessidade de utilizar esse método de treino.

Ao realizar o treino até a falha é interessante que você esteja acompanhado do professor, assim ao passo que ele acompanha a sua execução, pode também socorrer em caso de algum imprevisto.

Treinar até a falha: O que é, benefícios e dicas| Blog Integral - Imagem 2

Alimentação

Estar bem alimentado é fundamental para esse tipo de treino, um acompanhamento nutricional é fundamental, o nutricionista irá adequar a ingestão diária de acordo com o perfil de cada praticante

Repouso e descanso

Um ponto muito importante é respeitar o descanso correto para a musculatura, sempre que for utilizar essa estratégia de treino recomenda-se estar descansado e com a musculatura em condições de realizar o treino todo.

Blog-Integralmedica-Banner-Generico

Conclusão

Treinar até a falha pode ser uma boa estratégia para atletas bem treinados que já atingiram o platô e precisam de novos estímulos para continuar obtendo ganhos.

Esse tipo de treino pode promover ganhos significativos em relação a força e hipertrofia, uma vez que você vai utilizar toda a sua capacidade de contração muscular.

Treinar até a falha exige técnica e não deve ser realizado por iniciantes, procure seu professor para que ele possa alinhar a melhor hora de utilizar esse método de treino.

Grande abraço!

Bons treinos!

Até mais!

Fernando Amaral – CREF 147145 – G/SP

Profissional de Educação Física

Especialista em fisiologia do exercício e treinamento resistido – Na saúde, na doença e no envelhecimento – EEP/HCFMUSP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima