tônus muscular

Tônus muscular: o que é, tipos, como avaliar e ganhar

Muitas vezes você já ouviu falar em tônus muscular, mas será que você sabe o que é e qual a sua importância?

Com esse artigo, vamos tentar esclarecer algumas dúvidas acerca desse tema, bem como trazer dados sobre o conceito, a importância, benefícios e algumas implicações que podem ocorrer.

o que é o tônus muscular

O que é tônus muscular?

Tônus Muscular, é a condição de contração que se mantém permanente, de pouca intensidade, não patológica, que ocorre nos músculos estriados em seu estado de repouso, ou seja, a resistência que é encontrada em relação aos movimentos passivos dos membros.

Ele é determinado por estímulos nervosos, sendo um processo totalmente inconsciente, mas mantém os músculos em estado de alerta para entrar em ação. É a condição muscular que nos permite manter a postura em cada movimento que executamos.

Tônus muscular x força muscular: qual a diferença

Tônus muscular é a condição de contração que se mantém permanente, de pouca intensidade, não patológica, que ocorre nos músculos estriados.

Força muscular é a quantidade de tensão que o músculo consegue exercer contra uma resistência.

Os tipos de tônus muscular

Tônus normal

Podemos dizer que quando o tônus está em condições normais, existe a quantidade “certa” de tensão dentro do músculo em repouso, sendo capaz de contrair ou relaxar sob seu comando.  Você pode emitir comandos ao seu músculo para fazer o que ele quiser e quando quiser e com a quantidade de força certa para cada função.

Tônus alto

(Hipertonia), é quando o músculo está contraído e tenso, mesmo em seu estado de repouso. Em casos patológicos, podem ser acometidos crianças e adultos, deixando os membros rígidos, em casos severos sem movimento ativo.

Tônus baixo

(Hipotonia), é quando não há tensão suficiente no músculo em repouso. O músculo pode dar uma sensação de (flácido) e quando solicitado, há uma falta total de controle. Quando o tônus geral de um músculo diminui, encontra-se pouca ou nenhuma resistência ao movimento passivo é sentida.

Alterações do tônus muscular: quais são as possíveis causas

As alterações podem ocorrer por falhas nos neurotransmissores entre sistema nervoso central ou periféricos e músculos, por lesões musculares ou neurológicas, ocasionando assim alterações significativas no tônus. As alterações mais frequentes são hipotonia e hipertonia.

como avaliar o tônus muscular

Como avaliar o tônus muscular?

A avaliação é feita por palpação dos músculos, por movimentação passiva dos membros e balanço passivo das extremidades.

Como ganhar e manter tônus muscular

Para ter excelentes resultados você deve manter uma rotina de treinos, uma alimentação balanceada, sono adequado, ter paciência e persistência que os resultados aparecerão.

Lembre-se de procurar um profissional de educação física para prescrever o seu melhor treino e o nutricionista para auxiliá-lo em sua dieta.

Conclusão

Tônus muscular é a contração involuntária que o corpo promove em seu estado de repouso, em casos patológicos pode ocorrer a hipertonia quando há uma tensão e contração em excesso e a hipotonia, estado onde não há tensão suficiente para manter a postura corporal por exemplo.

Para melhorar a condição do tônus muscular, devemos focar nos treinos, na alimentação, descanso adequado, paciência e persistência.

Blog-Integralmedica-Banner-Generico

Até mais!

Bons treinos!

Fernando Amaral – CREF 147145 – G/SP

Bacharel em Educação Física

Especialista em fisiologia do exercício e treinamento resistido – Na saúde, na doença e no envelhecimento – EEP/HCFMUSP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima