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Quais são os termogênicos naturais que ajudam no emagrecimento?

Você sabia que é possível otimizar o funcionamento do seu metabolismo e acelerar o gasto calórico naturalmente? Existem alguns alimentos que têm propriedades termogênicas, ou seja, que elevam a temperatura do corpo e, com isso, aceleram o emagrecimento. Assim, os melhores termogênicos naturais podem ser bons aliados da sua dieta.

Dessa maneira, ao fazer boas escolhas, você chega mais rápido ao seu objetivo e ainda garante benefícios à sua saúde. Quer saber como os termogênicos podem ajudar a emagrecer? Continue a leitura e tire suas dúvidas.

Como os termogênicos agem no organismo?

Alguns alimentos são considerados termogênicos porque aumentam a temperatura corporal. Isso acontece por causa de um estímulo oferecido aos sistemas cardiovascular, respiratório e nervoso central. Assim, o metabolismo basal é elevado, o que favorece o emagrecimento.

Além disso, existem alguns alimentos com ação termogênica que também oferecem mais disposição para os exercícios físicos, o que ajuda a melhorar o desempenho nas atividades. Dessa forma, contribuem ainda mais para a perda de peso.

Quais são os alimentos termogênicos?

Existem muitas opções de alimentos termogênicos acessíveis e muito eficazes. Separamos 10 opções fáceis de encontrar, que precisam entrar na sua rotina se o seu objetivo é emagrecer. Confira a seguir!

1. Água gelada

Entre os alimentos termogênicos, é válido começar pelo mais básico de todos, que podemos considerar mais como um hábito do que uma opção alimentar: a água! Mas, nesse caso, trata-se da água gelada.

Os bons resultados podem ser percebidos porque quando você ingere o líquido em baixas temperaturas, seu metabolismo acelera para que seu corpo permaneça aquecido, como instinto de sobrevivência.

Da mesma maneira, esse é um dos motivos de o inverno ser uma época em que se perde gordura com mais facilidade. Isso acontece porque as baixas temperaturas forçam o seu corpo a gastar mais energia, o que mantém a temperatura corporal.

Contudo, é importante evitar beber água — ou outros líquidos — junto ou logo após as refeições, pois isso pode aumentar o volume do estômago. Portanto, é interessante deixar a estratégia para outros momentos e, assim, evitar reações indesejadas.

2. Café

A cafeína é uma das substâncias mais eficazes para estimular o metabolismo, o que faz com que ela seja usada como base para diversos suplementos alimentares. A substância oferece muitos benefícios, como aumento da disposição e melhora na performance durante o treino.

Entre alimentos ricos em cafeína, no topo da lista está o grão de café. Porém, ela também pode ser encontrada em boas quantidades no chá mate, chá preto, chá verde e no cacau. É interessante procurar as fontes mais naturais de cafeína para manter a alimentação “limpa”.

3. Gengibre

Essa raiz é poderosa e pode aumentar seu gasto calórico em mais de 10%. Além disso, conta com propriedades anti-inflamatórias e fortalece a imunidade. O gengibre pode ser consumido de diversas formas como chás, tempero para alimentos ou cru. A dose diária recomendada é de 1 a 4g.

4. Canela

A canela é benéfica por estimular a circulação sanguínea, além de conter substâncias anti-inflamatórias e antifúngicas. Ela pode ser usada de diversas maneiras: em chás, com frutas, com o café e em pratos doces! Só fique de olho na quantidade: uma colher de chá rasa por dia é o ideal.

5. Pimenta

Os fãs de pratos apimentados podem comemorar a boa notícia. A maioria das pimentas conta com propriedades termogênicas. No entanto, a pimenta dedo-de-moça e a pimenta-do-reino são as mais eficazes.

Os benefícios são percebidos porque pimentas são ricas em capsaicina, uma substância que favorece o gasto calórico. Além disso, ela contribui para a eliminação de gordura nas artérias e estimula a circulação sanguínea.

As pimentas podem ser usadas como tempero para vários pratos. Porém, é preciso que elas sejam incluídas na dieta com moderação, pois o excesso pode piorar ou desencadear quadros de gastrite e hemorroidas.

6. Cominho

O cominho é um excelente tempero, de sabor forte e marcante. Além disso, também é um ótimo termogênico e ainda ajuda na digestão e na absorção dos nutrientes dos alimentos. A recomendação é consumir uma colher de chá por dia para aproveitar os seus benefícios.

7. Cúrcuma

A cúrcuma é uma raiz, também conhecida como “açafrão-da-terra”. Ela é popular no meio fitness e não é por acaso: além das propriedades termogênicas, ela também auxilia na prevenção do envelhecimento precoce das células, melhora a digestão e fortalece a imunidade.

A especiaria pode ser consumida in natura ou em pó, como tempero para pratos salgados ou acompanhamento em doces e sucos. Uma dica é ingeri-la com alguma gordura, o que potencializa seus efeitos! Só não ultrapasse a dose de uma colher de chá por dia.

8. Mostarda

Uma alternativa em relação à pimenta é a mostarda. Assim como as folhas e as sementes, o molho também é fonte de nutrientes. Trata-se de um ingrediente muito versátil, que pode dar mais sabor a diversos pratos. Contudo, caso opte pelo molho, fique de olho nos ingredientes na hora da compra, pois algumas marcas têm açúcares e conservantes.

9. Guaraná

Muito além de um sabor de refrigerante, o guaraná é um termogênico poderoso, por ter um nível de cafeína equivalente ao dos grãos de café. Ele estimula o sistema nervoso e ainda ajuda a combater a fadiga, melhorar o desempenho, eliminar as toxinas do corpo e controlar a fome.

O ideal é procurar a versão do guaraná mais natural possível, para aproveitar os seus benefícios. Encontramos com mais facilidade o guaraná em pó, que pode ser usado em sucos ou consumido com frutas. A ingestão diária não deve ultrapassar duas colheres de chá rasas.

10. Alho

Temos mais um tempero na lista! O alho é muito presente na alimentação dos brasileiros por conta do seu sabor característico. E esse alimento também traz grandes benefícios para a saúde e a forma física. Quatro dentes de alho por dia são suficientes para obter os benefícios termogênicos, anti-inflamatórios e de fortalecimento do sistema imunológico.

Como consumir os termogênicos?

Agora que você já conhece alguns dos melhores termogênicos naturais, é importante conhecer mais sobre a sua forma de consumo. Isso garante a você os benefícios desses alimentos de maneira segura.

Cuidado com a quantidade!

Com exceção da água, os demais alimentos exemplificados, apesar de serem naturais, devem ter suas doses diárias respeitadas. O excesso não aumenta a queima de gorduras e pode ter alguns malefícios por conta das substâncias estimulantes.

Além disso, exagerar ou misturar esses componentes na mesma refeição também pode gerar efeitos colaterais, como problemas gastrointestinais, arritmia, dores de cabeça, insônia, tontura, distúrbios cardíacos e na tireoide.

Atenção para as contraindicações!

Apesar de se tratar de alimentos comuns, eles não são liberados para todos. Assim, pessoas com alguma disfunção na tireoide, com problemas cardíacos, que tiveram derrame cerebral, que têm diabetes ou insônia recorrente não devem ingeri-los. O mesmo vale para crianças, gestantes e lactantes.

Nesses casos, é importante consultar um médico para saber se o consumo dos termogênicos naturais está liberado e qual a quantidade mais adequada.

Em relação ao melhor horário para a ingestão, não existe regra. Contudo, é preciso evitar o consumo de alimentos muito estimulantes próximo da hora de descanso. Algumas dessas substâncias ficam horas no organismo, a exemplo do café, e isso pode afetar seu sono.

Termogênicos funcionam mesmo?

É importante destacar que todos esses alimentos podem apresentar bons resultados na perda de peso. Contudo, nenhum deles tem poder de fazer com que você emagreça. Os alimentos termogênicos devem ser usados como estratégia para potencializar os resultados. Assim, precisam ser associados a exercícios físicos e uma alimentação equilibrada.

Da mesma forma, você pode optar por suplementos termogênicos, que trazem uma concentração maior de ativos. Para isso, é importante verificar se os ingredientes utilizados na fórmula são autorizados pela Anvisa e seguir rigorosamente as instruções da embalagem, o que garante a sua segurança.

Assim, os melhores termogênicos naturais, ou mesmo os suplementos com essa proposta, são excelentes opções para quem quer uma ajudinha no emagrecimento e na disposição, de forma bastante saudável. Além de serem alternativas muito saborosas para incrementar a dieta, com o bom uso eles trazem grandes benefícios, que ainda ajudam você a alcançar os seus objetivos mais depressa.

Como dissemos, você também pode optar por suplementos termogênicos, que já contam com a dose ideal para consumo, além de orientações específicas sobre o uso. Visite o site da Integralmedica e descubra o melhor suplemento para o seu caso.

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