blog-banner_etila

Termogênicos ajudam na perda de peso e na queima de gordura

Final de ano passou, e com ele tivemos as datas festivas, época de confraternização e muita alegria entre as famílias. Porém ao mesmo tempo em que temos uma linda época de felicidade muitas pessoas tendem a transformar um momento tão mágico em algo pouco aproveitável.

Sem poder de escolha frente aos alimentos as pessoas tendem a creditar a felicidade somente à ingestão de alimentos, o que traz as famosas perguntas de consultório: “Existe algo para eu perder muito peso agora?”. Sim caso leitor, esta situação se repete todos os anos em consultório, e infelizmente está se repetindo cada vez mais. Tem algo errado nisso, você já percebeu? As pessoas estão creditando sua felicidade à comida, esquecendo do ambiente, das outras pessoas, de tudo.

LEIA TAMBÉM:
A PROTEÍNA INFLUENCIA A PERDA DE PESO?
22 DICAS E SEGREDOS PARA DEFINIÇÃO MUSCULAR

Qual o lado ruim disso? É que você reproduzirá isto não somente nas datas festivas, mas o ano todo, e depois do final do ano virá uma busca insana por dietas milagrosas, que não possuem nenhum respaldo científico e prático do ponto de vista de resultados, seja em composição corporal, seja em saúde como um todo. Junto com a busca frenética por dietas milagrosas, vem a procura por suplementos que resolvam tudo da noite para o dia.

Dentre os suplementos mais procurados nestes períodos temos os termogênicos, suplementos com compostos bioativos que atuam estimulando uma maior liberação de tecido adiposo para ser oxidado posteriormente no músculo (1). Dentre os compostos podemos listar diversos que são empregados como: cafeína, taurina, gingerol, capsaicina, entre outros. Porém qual é o perigo de depender exclusivamente de um suplemento para te trazer os resultados positivos que você espera em redução de gordura corporal? É esquecer-se da nutrição e do exercício físico.

Já sabemos que o casal exercício físico e nutrição contribuem de forma impressionante para a redução de gordura corporal, então eu te pergunto: não seria mais inteligente da sua parte você cuidar destes dois fatores e juntar com a suplementação para ter resultados maiores? Sem contar que, para uma “queima” dessa gordura ela precisará do estímulo do exercício físico, uma vez que somente ele faz com que tenha a “queima” da gordura corporal.

Proteína banner Blog integralmedica

Ainda, quando pensamos na estratégia de utilização de termogênicos, alguns estudos demostram resposta positiva sobre a sua utilização (referência no final), porém quando analisamos os dados vemos que a utilização de termogênicos é uma das estratégias que podem colaborar com o bom e velho casal: exercício e alimentação. Sem esta base de exercício e alimentação, o resultado com qualquer suplemento ou qualquer outra estratégia será mínimo e insustentável em longo prazo.

Referência bibliográfica:
The effects of a single-dose thermogenic supplement on resting metabolic rate and hemodynamic variables in healthy females – a randomized, double-blind, placebo-controlled, cross-over Trial. Campbell, B. I. et al. Journal of the international society of sports nutrition, v. 13, n. 13, p. 1-8, 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima