Termogênico: O que é, para que serve e benefícios

Termogênico: O que é, para que serve e seus benefícios

O processo de emagrecimento é complexo e envolve a diminuição na ingestão de calorias pela dieta e o aumento do gasto calórico pelo exercício. Para otimizar esse complexo processo, os termogênicos podem ser uma excelente estratégia.  

O que são termogênicos?

Termogênico é todo nutriente ou substância que promove o aumento na produção de calor no nosso organismo. Essa produção de calor pode acelerar o processo de emagrecimento. É por isso que produtos termogênicos são considerados potentes emagrecedores.

termogenico banner | Blog integralmedica

 

Quais substâncias contém na fórmula de um produt

o Termogênico?

Diversas substâncias podem ser encontradas em um produto termogênico, porém as mais encontradas e mais eficientes são a cafeína, pimenta vermelha, chá verde, laranja amarga, gengibre, entre outras substâncias termogênicas.

Para que servem os Termogênicos?

A principal função de um produto termogênico é aumentar a produção de calor, promovendo assim um maior gasto calórico e emagrecimento. Muitos nutrientes termogênicos também aumentam a diurese, diminuindo a retenção de líquidos. 

Geralmente os suplementos termogênicos também vem com cafeína em sua formulação, o que otimiza ainda mais o processo de emagrecimento.

Como tomar os Termogênicos?

Produtos termogênicos devem ser utilizados em determinados momentos do dia, dependendo de sua formulação. 

Quando o termogênico não vem com estimulantes, como a cafeína, pode ser usado durante o dia e a noite também

com estimulantes, é recomendado evitar o seu uso à noite para evitar insônias. Pode ser usado antes do treino ou mesmo por pessoas que não estejam engajadas em um programa de treinamento, porém sem exercício o efeito do termogênico é menor.

Qual é a quantidade recomendada?

Não existe uma quantidade recomendada de termogênico, pois cada substância termogênica tem um determinado tempo e quantidade para fazer o efeito desejado.  

Benefícios do Termogênico

Ajuda no emagrecimento

Por aumentar a produção de calor, acaba promovendo um maior gasto calórico e, consequentemente, o emagrecimento. Muitos nutrientes termogênicos também aumentam a diurese, diminuindo a retenção de líquidos.

Melhora o desempenho durante os treinos

Várias substâncias termogênicas são também estimulantes naturais, auxiliando no aumento da disposição dos treinos mais intensos. 

Fora isso, várias substâncias termogênicas são também antioxidantes, melhorando o processo de recuperação para os próximos treinos, em especial os treinos mais intensos.

Termogenico: O que é, para que serve e benefícios

Quais são os Termogênicos naturais?

Existem vários termogênicos naturais, porém os mais conhecidos são a laranja amarga, canela, pimenta vermelha e gengibre.

Os termogênicos naturais aumentam a temperatura corporal, promovendo assim de forma natural o aumento do gasto calórico e acelerando o processo de emagrecimento.

Perguntas Frequentes sobre o Termogênico

Todos os termogênicos possuem cafeína?

Não. Alguns suplementos termogênicos são formulados para serem utilizados no período noturno, e por isso não devem conter cafeína, que é um estimulante que pode causar insônia.

Qual é a sua função no organismo?

A principal função de um produto termogênico é aumentar a produção de calor, promovendo assim um maior gasto calórico e emagrecimento. 

Muitos nutrientes termogênicos também aumentam a diurese, diminuindo a retenção de líquidos. Além disso, algumas substâncias termogênicas naturais também são antioxidantes, diminuindo o estresse oxidativo e acelerando o processo de recuperação.

Devo tomá-lo nos dias que não treino?

Sim. Termogênicos podem ser usados independente do treino, e até por pessoas que não treinam, pois sua função (termogênese) pode ocorrer em pessoas treinadas e sedentárias.

Posso tomar em jejum?

Alguns atletas usam termogênicos em jejum como estratégia para acelerar o metabolismo e a quebra de gorduras estocadas em nosso organismo. 

Mas isso é uma “estratégia” não uma regra, deve ser acompanhada por um profissional qualificado, pois treinos em jejum podem causar hipoglicemia.

Qual é o melhor horário para tomar? Antes ou depois do treino?

Seu uso é mais comum antes do treino, pois geralmente contém cafeína em sua formulação. Entretanto, pode ser usado em qualquer momento do dia, até mesmo mais de uma vez ao dia.

É usado somente para emagrecer?

Alguns nutrientes termogênicos também aumentam a diurese, diminuindo a retenção de líquidos. Além disso, algumas substâncias termogênicas naturais também são antioxidantes, diminuindo o estresse oxidativo e acelerando o processo de recuperação.

Quem não pode consumir termogênicos?

Alguns termogênicos possuem substâncias estimulantes em sua formulação. Esses estimulantes não são indicados para pessoas hipertensas e com problemas cardiovasculares, por exemplo.

Conclusão sobre os Termogênicos

Termogênicos são substâncias importantes para auxiliar no processo de emagrecimento. Aliado a um maior gasto calórico decorrente do exercício e de uma menor ingestão calórica, o suplemento termogênico é uma excelente estratégia para emagrecer. 

Você também pode se interessar em saber sobre Alimentos para Emagrecer: Saiba os melhores para o seu prato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima