suplementação-para-mulheres

Conheça Suplementos Para Mulheres

Ao longo das últimas décadas a nutrição tem se desenvolvido de maneira impressionante, antigamente sabíamos muitas estratégias relacionadas à alimentação e atualmente sabemos melhores estratégias que dizem respeito à alimentação, porém também contamos com diversos recursos de suplementos alimentares que auxiliam as pessoas a conquistarem seus objetivos. 

Pensando nisso a indústria de suplementação vem pesquisando bastante e construindo diversas estratégias para públicos específicos, por exemplo, uma das estratégias atuais envolvem as pesquisas sobre suplementos para mulheres.

Como você já deve imaginar, as estratégias de suplementação precisam ter uma especificidade: as mulheres possuem respostas fisiológicas e hormonais diferentes dos homens.

Mesmo dentro do universo feminino nós percebemos que a suplementação precisa ser bem objetiva, afinal de contas podemos falar de suplementação para atletas mulheres, mas também podemos falar de suplementos para o público feminino iniciante.

Então nesse post veremos quais os principais suplementos para mulheres e qual o melhor momento de utilizar esses recursos ergogênicos.

Por que a suplementação para mulheres é importante?

Sempre que falamos no público feminino devemos ter algumas preocupações que são específicas das mulheres, como por exemplo o fato de, mensalmente, ocorrer a menstruação já nos mostra que devemos ter um cuidado em relação a perda de sangue e, como consequência, uma possível anemia ferropriva. Outro exemplo é a diferença na produção hormonal de homens para mulheres, como a testosterona, sendo assim o efeito anabólico desse hormônio será bem menor nas mulheres devido a sua produção hormonal em baixas concentrações.

Esses são alguns dos exemplos que podemos citar entre as diferenças de homens e mulheres em relação às respostas fisiológicas.

Nesse sentido é importante buscar suplementos com algumas especificidades para o público feminino, como por exemplo as estratégias de suplementos femininos para secar e definir, bem como suplemento feminino para dar energia, etc.

Quais suplementos são indicados para mulheres?

Whey Protein

A ingestão de proteínas a cada três ou quatro horas contribui de maneira significativa para o aumento de massa muscular e para a diminuição da fome nas mulheres, porém muitas vezes nós não temos tempo suficiente para fazer uma refeição pela manhã ou à tarde, durante os horários de lanches, sendo assim a suplementação de Whey Protein acaba se tornando uma excelente alternativa pois oferece proteínas de ótima qualidade e de uma maneira muito prática.

Creatina

Quando pensamos em um suplemento que possui a capacidade de aumentar o rendimento durante os exercícios de alta intensidade e ainda possui função importante na recuperação muscular nós estamos falando da suplementação de creatina. Um dos suplementos mais estudados e comprovados do mundo, a suplementação de creatina tem que ser mostrado benéfica ao longo do tempo.

Glutamina

A suplementação de glutamina pode contribuir para a melhora do sistema imune e favorecer a recuperação muscular pós sessão de exercício físico e ainda impedir de termos uma imunodepressão e consequentemente contrairmos doenças virais e sentirmos os sintomas como gripes, resfriados e corizas.

A suplementação de glutamina também tem se mostrado eficiente na modulação da microbiota intestinal através da síntese de enterócitos e a melhor comunicação dessas células gerando uma modulação intestinal adequada.

Termogênico

Também é importante lembrar que os termogênicos podem contribuir como um adicional no processo de emagrecimento, uma vez que a restrição calórica e o ajuste de macronutrientes na dieta, além do exercício físico, são os principais fatores para gerar o emagrecimento, porém podemos muito bem pensar em estratégias de suplementação que possam otimizar esse processo, como é o caso dos Termogênicos e a sua função de estimular a quebra de gorduras do tecido adiposo.

Aminoácidos

Existem também alguns casos onde nós temos pessoas ingerindo menor quantidade de aminoácidos essenciais do que o nosso corpo precisa e consequentemente a suplementação de aminoácidos torna-se necessária, isso pode ocorrer tanto em pessoas que pulam refeições ao longo do dia quanto com outras condições como por exemplo como mulheres vegetarianas ou veganas, pois a tendência é que consumam uma baixa quantidade de aminoácidos essenciais e não consigam gerar o máximo do processo de síntese proteica no músculo.

Colágeno

A suplementação de colágeno pode ser interessante na ressíntese de pele e outros tecidos que são dependentes colágeno no organismo feminino, afinal de contas para sintetizar pele e outras estruturas no organismo, é necessário que tenha colágeno e vitamina C para que o organismo consiga gerar a síntese desses tecidos na máxima eficiência.

Assim, a suplementação de colágeno pode ser interessante do ponto de vista estético, mas também para a reconstrução de ligamentos e tendões, por exemplo quando falamos de mulheres que sofreram lesões e estão se recuperando para voltar ao exercício físico.

Coenzima Q10

Já a suplementação de coenzima Q10 pode auxiliar na produção de energia ao longo do dia a dia e também durante os treinos, uma vez que a suplementação estimula a síntese de ATP nas mitocôndrias e favorece a produção energética das células. 

Ômega 3

Os estudos vêm mostrando que a suplementação de ômega 3 pode estar ligado a melhor no processo de neurogênese e também na melhor recuperação muscular após exercício físico, isso ocorre  uma vez que para finalizarmos a comunicação neuronal precisamos de ômega 3 compondo a  camada de mielina dos neurônios, e também esse ômega 3 possui um papel importante na composição da bicamada lipídica das células musculares, facilitando assim, a transdução de sinal e a síntese proteica otimizada dentro do músculo.

Magnésio

Já o magnésio é um outro suplemento importante pois é essencial para combater diversas situações delicadas em nosso organismo como por exemplo o ajuste da diabetes tipo 2, pressão arterial elevada, bem como diversas doenças crônicas não transmissíveis, sem contar que a suplementação de magnésio está bastante relacionada a nossa musculatura e a nossa saúde em geral assim a suplementação tornou-se uma importante estratégia para melhorar a saúde das mulheres.

Cálcio e Zinco

Quando falamos em micronutrientes também é importante lembrar da suplementação de cálcio e Zinco, afinal de contas são micronutrientes de extrema importância para a contração muscular e para o sistema de defesa do nosso organismo, sistema antioxidante.

O cálcio está bastante ligado a contração da nossa musculatura durante o exercício físico e durante o dia a dia, nesse sentido a suplementação tornou-se uma importante estratégia, além do mais muitas vezes as mulheres não consomem quantidades adequadas durante o dia de leite e derivados e de outros alimentos ricos em cálcio, tornando a ingestão diária inadequada perante a alimentação.

Sendo assim, veja que é importante a montagem de um kit de suplemento feminino para auxiliar na recuperação muscular, no sistema de defesa do organismo, na contração e produção de energia do músculo durante o exercício físico, bem como no combate às doenças crônicas não transmissíveis.

Vitamina C

Assim como falamos do colágeno para a síntese de tecidos e reconstrução de pele, ligamentos e tendões, a suplementação de vitamina C torna-se bastante importante nesse momento como um auxílio para todo esse processo ocorrer.

Além disso, muito já se sabe sobre o papel da vitamina C auxiliando o sistema imune no combate às infecções e as doenças virais, melhorando o nosso sistema imunológico e favorecendo a recuperação do organismo para os treinos.

Vitamina D

A vitamina D também é uma importante estratégia de suplementação visto que atualmente o contato das pessoas com o sol, principal fonte de vitamina D, tem se tornado cada vez menor, muitas pessoas passam o dia dentro de casa ou nos seus escritórios ou nos seus trabalhos e só saem de casa ao escurecer, quando o sol já foi embora e consequentemente a chance de sintetizar vitamina D.

Além disso, essa vitamina possui um papel importantíssimo no sistema imune favorecendo o organismo no combate às infecções e melhorando o papel pró e anti-inflamatório do organismo.

Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B auxiliam na quebra de energia e fornecimento energético para o nosso organismo, além de contribuírem para uma maior disposição do nosso corpo ao longo do dia a dia, bem como no processo de memorização, principalmente quando estamos nos referindo a suplementação de vitamina B12. 

Existe diferença na suplementação entre homens e mulheres?

Como explicamos anteriormente as demandas fisiológicas de homens e mulheres são diferentes, assim suplementos para mulheres precisam ser pensados e estruturados maneira específica para atender esse público, então é importante você se atentar nas suas deficiências que foram descobertas por um médico ou nutricionista e então recorrer aos suplementos específicos para o seu objetivo.

Em nosso blog também temos mais informações valiosas sobre alimentos para emagrecer e também temos outras estratégias para você acelerar o metabolismo.

Conclusão

Veja que os suplementos para mulheres vêm sendo cada vez mais comentado e estudados, pois as especificidades da mulher exigem uma suplementação mais assertiva.

Espero que tenham gostado pessoal! Continuem nos acompanhando para terem mais informações sempre. Sigam nossos canais no instagram @integralmedica e a Integral Tv no Youtube.

Abraços e até a próxima!03

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima