suplemento em cápsula sendo mostrado na mão de um atleta

O que é Suplemento ZMA? Veja os benefícios para sua Performance

Suplemento ZMA: conheça os benefícios para sua performance!

 

A suplementação de vitaminas e minerais tem ganhado bastante destaque nos últimos tempos, afinal de contas a ingestão de frutas, legumes e verduras e outros diversos alimentos que são recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) estão sendo pouco consumidos devido à inúmeros fatores, como por exemplo a falta de tempo em nossa rotina para a ingestão desses alimentos, as preferências alimentares, a baixa disponibilidade em algumas regiões e diversos outros fatores.

Assim, percebemos que a população no geral, mas principalmente aquela que se exercita com frequência, vivencia uma série de deficiências nutricionais que podem prejudicar a nossa saúde, e também prejudicar nossa recuperação muscular, o desempenho físico, a perda de gordura corporal e o aumento de massa muscular.

Por isso algumas estratégias de suplementação tornaram-se importantes para otimizar nossa saúde e acelerar o processo de ganho de massa muscular.

Dentre as estratégias, temos a suplementação de ZMA, que pode contribuir para esses ganhos e acelerar alguns processos metabólicos.

Então hoje veremos o que é ZMA, quais são os seus benefícios e como você pode utilizar esse suplemento, por isso papel e caneta na mão, pois abaixo te daremos dicas práticas sobre essa suplementação.

O que é Suplemento ZMA?

 

ZMA é um suplemento muito conhecido na musculação, combinando os minerais zinco e magnésio, além da vitamina B6 e outros ingredientes.

Um dos raciocínios é que o ZMA aumenta a testosterona, isso pode ocorrer devido à alta concentração dos ingredientes que também proporcionam o aumento de força e recuperação muscular entre os treinos.

Qual a composição do suplemento ZMA?

 

O suplemento ZMA possui em sua composição ácido aspártico, vitaminas e minerais, somente. Isso significa que você pode consumi-lo que não irá engordar, pois ele não possui macronutrientes com energia (quilocalorias).

Porém é importante você lembrar que, por mais que o ZMA não engorde, não significa que você pode ingerir diversas cápsulas ao dia para potencializar o efeito, pelo contrário.

 

Você precisa seguir a recomendação da sua nutricionista, da sua médica ou a recomendação que está na embalagem do suplemento, para não correr o risco de sobrecarregar seu organismo com quantidades excessivas desses nutrientes.

Zinco para que serve?

 

O zinco tem um importante papel em nosso sistema imunológico e também em nosso estresse oxidativo e inflamatório do organismo, isso porque o zinco é um cofator enzimático para a defesa antioxidante das nossas enzimas, auxiliando, dessa forma, a diminuir o estresse oxidativo e as lesões celulares.

 

O zinco é considerado um micronutriente com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórios conferindo estabilidade estrutural as membranas celulares e auxiliando no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras. o zinco também pode auxiliar na síntese de proteínas musculares e colaborar para a recuperação muscular.

Magnésio para que serve?

 

Assim como o zinco, o magnésio atua na função antioxidante e sistema imune do nosso organismo, além disso ele possui papel importante na regulação do metabolismo da glicose e na síntese proteica no organismo.

 

O magnésio é um mineral muito abundante em nosso organismo, está envolvido em mais de 300 reações metabólicas no nosso corpo. Ele pode agir como cofator na síntese proteica, na produção e no armazenamento de energia celular e no metabolismo da glicose e da insulina, esse magnésio também auxilia no funcionamento muscular trazendo um papel interessante na recuperação muscular.

Vitamina B6 para que serve?

 

A vitamina do Complexo B é um micronutriente que desempenha diversas funções no organismo, funciona através de várias reações do metabolismo energético, e também possui benefícios para o desempenho esportivo porque auxilia no metabolismo durante o exercício físico, no metabolismo das proteínas, dos carboidratos e das gorduras.

 

A vitamina B6 também tem um papel importante no metabolismo da glicose, auxiliando em sua metabolização, além de contribuir para a síntese proteica no organismo. Importante também ressaltar que a vitamina B6 também atua no nosso sistema nervoso central, promovendo melhor comunicação neuronal e processos de neurogênese.

Para que serve o Suplemento ZMA?

 

O ZMA é composto pelos minerais Zinco e Magnésio e pela vitamina B6. Tanto o zinco quanto o magnésio atuam na síntese de importantes hormônios como testosterona e de hormônios do crescimento (GH/IGF 1). 

Esses hormônios têm participação importante no aumento da força e massa muscular, em especial quando utilizados em conjunto com a musculação. Isso ocorre devido à sua participação no metabolismo da glicose, na síntese proteica, na contração muscular e também em diversas outras funções, como por exemplo a homeostase da célula nervosa e cardíaca.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é ZMA e para que esse suplemento serve. Sempre quando você pensar na suplementação de ZMA é interessante você pensar na recuperação muscular através da produção maior de testosterona no organismo colaborando para a síntese proteica e os ajustes em nosso organismo.

Em quanto tempo o suplemento ZMA começa a fazer efeito?

 

Esse efeito pode ser relativo de pessoa para pessoa, mas por via de regra na maioria das vezes em poucos dias ou semanas a pessoa já começa a sentir uma melhor recuperação muscular e um aumento no desempenho dos treinos devido a melhor síntese de proteínas no organismo pois o ZMA aumenta a testosterona.

Benefícios do Suplemento ZMA

 

Além de entender o que é ZMA, é importante você perceber que ele pode colaborar em diversas etapas da nossa saúde em nosso organismo, por isso logo abaixo colocamos em quais momentos você perceberá os benefícios desse suplemento.

Melhora no Sistema Imunológico

 

Devido a sua ação antioxidante e anti-inflamatória essa suplementação pode auxiliar no sistema imunológico facilitando a produção de células do sistema imune e colaborando para uma melhor recuperação entre os treinos e consequentemente uma melhor resposta na hipertrofia muscular.

Otimização da Recuperação Pós Treino

 

Como falamos no parágrafo anterior, lembre-se de que, quando você pensar em o que é ZMA, sempre relacione essa suplementação com a otimização da recuperação muscular depois dos treinos, principalmente se os treinos forem de alta intensidade pois demandam maior recuperação do organismo e mais síntese proteica.

Melhora no Sono

 

Devido a sua colaboração pois o ZMA aumenta a testosterona, como consequência também podemos ter uma melhora na qualidade e no quadro de sono pois a testosterona pode facilitar essa recuperação do organismo durante os nossos sonhos.

Suporte para o Aumento de Massa Muscular

 

Como o ZMA aumenta a testosterona ele também pode colaborar dando suporte no aumento de massa muscular gerando uma maior hipertrofia através do estímulo para a célula produzir novas proteínas musculares.

Diminuição do Estresse Oxidativo do Músculo

 

E por último, não menos importante, quando você pensar em o que é ZMA, lembre-se que esse suplemento tem uma potente ação antioxidante e anti-inflamatória que pode diminuir o estresse oxidativo no músculo e minimizar os danos celulares nas membranas lipídicas, nas proteínas e no DNA.

Todos podem consumir o Suplemento ZMA?

O ZMA pode ser consumido por todas as pessoas, pois ele não traz efeitos colaterais se for ingerido da maneira correta de acordo com a prescrição nutricional ou com os nossos rótulos.

Por mais que o ZMA aumente a testosterona temos que lembrar que isso não necessariamente é um prejuízo para o organismo, pelo contrário isso pode ser muito interessante do ponto de vista da nossa saúde fisiológica.

E como falamos no início desse artigo, o ZMA não contém energia e não fará com que uma pessoa engorde, pois ele é altamente concentrado somente em ácido aspártico, vitaminas e minerais.

Quais são os efeitos colaterais do Suplemento ZMA?

 

A maioria das pessoas não sente qualquer efeito colateral com a suplementação de ZMA, porém algumas pessoas podem sentir desconforto gastrointestinal como diarreia, náuseas e dificuldade para dormir.

Pode tomar Suplemento ZMA durante o dia?

 

Esse suplemento pode ser ingerido durante o dia sem problemas algum pois ele não altera a nossa ansiedade ou não traz nenhum efeito colateral nesse sentido.

Pode tomar Suplemento ZMA antes de dormir?

 

O ZMA pode ser consumido em qualquer momento do dia, porém seu uso é mais comum antes do treino ou antes de dormir. Normalmente inserimos a suplementação de ZMA a noite pois, como a pessoa irá dormir, o sono tem um importante papel na síntese de hormônios anabólicos e de regeneração muscular e do organismo como um todo, assim a suplementação nesse horário irá fornecer os nutrientes adequados para esses processos.

Pode tomar o Suplemento ZMA com outros suplementos?

Pode sim, pode ser tomado junto com a creatina, com o Whey Protein e com diversos outros suplementos.

Só não recomendamos utilizar no mesmo momento dos multivitamínicos terá uma grande quantidade de vitaminas e minerais para o corpo absorver de um só momento e pode ser que uma quantidade seja descartada pela urina, então o ideal é você tomar em momentos diferentes do seu dia.

O suplemento ZMA tem contraindicações?

 

Esse suplemento na maioria das vezes não tem contraindicações, porém pode ser que uma outra pessoa sinta algum desconforto gastrointestinal, e então é ideal ou você fracionar a dose ou parar de tomar o suplemento por alguns dias.

Perguntas frequentes sobre o Suplemento ZMA

Como o suplemento ZMA atua no ganho de massa muscular?

O suplemento ZMA atua estimulando a síntese proteica através do aumento da produção de testosterona e na colaboração para que as células ativem melhor as respostas de síntese proteica muscular favorecendo assim o ganho de massa muscular.

Suplemento ZMA é bom para hipertrofia?

 

Ganho de força e massa muscular, sistema imunológico e melhora da qualidade do sono.

Suplemento ZMA aumenta testosterona?

 

ZMA atua como precursor de testosterona, ou seja, aumenta a produção natural de testosterona pelo organismo.

Quando é preciso inserir o suplemento ZMA na dieta?

 

Pessoas com deficiências de ZMA são as que mais irão ter benefícios com a sua suplementação. Por isso é importante ir em um (a) nutricionista para que ele (a) calcule a sua dieta e te mostre se você tem deficiências nutricionais de zinco, magnésio e vitamina B6, e se existe a possibilidade de suplementação. Fora isso, qualquer pessoa que deseja aumentar a força e a massa muscular pode ingerir ZMA em sua dieta.

Suplemento ZMA engorda? Ou emagrece?

 

Não. Esse suplemento não contém energia (quilocalorias), assim você pode consumir sem preocupação em ganhar gordura corporal.

Muitas pessoas pensam que o ZMA emagrece, porém também é importante você lembrar que isso não necessariamente é verdade, pois o que o ZMA fará é atuar no estímulo da síntese proteica através da maior produção de testosterona em nosso organismo.

 

 

Conclusão

Veja que o ZMA pode ser um suplemento bem versátil que consegue colaborar na sua recuperação muscular e no ganho de massa muscular.

Espero que tenham gostado pessoal! Continuem nos acompanhando para terem mais informações sempre. Sigam nossos canais no instagram @integralmedica e a Integral Tv no Youtube.

Abraços e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima