Suplemento para dar energia | Blog Integralmédica

Conheça os Suplementos para dar Energia

Os suplementos podem ser estratégias bem interessantes quando pensamos em recursos para melhorar alguns fatores como por exemplo o nosso rendimento durante os treinos e as competições. Cada suplemento terá uma determinada função e não necessariamente eles atuam da mesma maneira, mas entendendo o caminho de atuação de cada suplemento fica bem fácil trabalharmos com os suplementos que desejamos para o nosso objetivo.

pre treino | Blog Integralmedica

Quais são os principais suplementos para dar energia?

Quando falamos de cafeína e de beta-alanina  podemos pensar em suplementos ergogênicos, ou seja, suplementos com capacidade de melhorar o nosso rendimento físico por algum caminho, no exemplo da cafeína nós temos um suplemento com uma capacidade bem interessante de estimular as catecolaminas, que são as monoaminas como a adrenalina e a  noradrenalina, elas atuam estimulando o nosso organismo através de um recrutamento neuromotor maior, bem como estimulando uma maior quebra das nossas reservas de carboidratos e gorduras (glicogenólise e lipólise),  podendo gerar assim uma quantidade de energia para utilizarmos durante os exercícios físicos.  

Já a beta-alanina funciona como suplemento tamponante, ela entra na musculatura e se junta a um outro aminoácido chamado L-histidina, que juntos formam a carnosina, a carnosina tem efeitos de tamponamento dos íons de hidrogênio que são gerados durante a alta intensidade nos exercícios, e assim nós conseguimos retardar a fadiga muscular do indivíduo.

Já quando pensamos na creatina estamos falando de um suplemento que atua no processo de ressíntese de ATP,  que é a nossa molécula de energia,  então resumidamente durante o exercício de alta intensidade nós quebramos o ATP para fornecimento energético para o nosso corpo e a creatina faz esse processo de ressíntese com o objetivo de melhorar o nosso desempenho no exercício,  além disso muitos  estudos já demonstram que a creatina tem uma capacidade de aumentar a quantidade de água dentro da célula muscular e de efeito antioxidante,  sendo esses fatores benéficos para melhorarmos a recuperação muscular depois de uma sessão de exercício.

Ainda pensando na recuperação muscular as proteínas possuem papéis chaves, uma vez que depois de uma sessão de exercícios extenuantes nós temos uma grande quantidade de microlesões em nosso músculo e muitas proteínas são desestruturadas, perdendo as suas funções, assim nossa dieta deve ser rica em proteínas de boa qualidade como o Whey Protein pois ele fornece os aminoácidos essenciais para recuperarmos essa musculatura e as suas proteínas.

Suplemento para dar energia | Blog Integralmédica

Como os suplementos que fornecem energia funcionam no organismo?

Quando falamos da palatinose, da maltodextrina ou dextrose estamos falando de suplementos que são fontes de carboidratos e podem entregar energia diretamente ao organismo. Assim, sempre que precisamos aumentar o nosso rendimento nos treinos o consumo de carboidratos na forma de suplementação fica bem interessante pois a absorção desses carboidratos é bem acelerada por estarem na forma líquida (bebemos junto com água esses suplementos).

Então vamos raciocinar como funcionaria a junção de três desses suplementos, para o fornecimento de energia ao organismo do indivíduo temos a utilização dos carboidratos como a palatinose, a maltodextrina e a dextrose. Mas para deixar o indivíduo mais ativo e executando melhor os movimentos temos a suplementação de cafeína. E para ressintetizar a energia e manter o desempenho físico durante o exercício de alta intensidade temos a suplementação de creatina

Vale ressaltar que alguns suplementos precisam ser ingeridos durante vários dias para surtirem efeitos, pois a suplementação é crônica, como é o caso da cafeína e da beta-alanina. Para saber detalhadamente como fazer o uso de beta-alanina clique aqui e veja o nosso artigo sobre esse suplemento.

Quais são os efeitos colaterais que esses suplementos podem causar?

Sempre é importante consultar um nutricionista para ele organizar como você pode tomar os suplementos, pois alguns suplementos podem causar alguns efeitos colaterais que acabam atrapalhando nos treinos ou prejudicando a saúde do indivíduo. 

A cafeína por exemplo tem como característica em quantidades excessivas (acima de 6 mg/kg de peso corporal) causar taquicardia, que é o aumento do batimento cardíaco e como consequência pode influenciar no estresse e na ansiedade das pessoas.

Já a beta-alanina tem como efeito colateral a parestesia, que é o formigamento dos braços, da orelha, nas costas e das pernas. É apenas um pequeno formigamento, isso não gera nenhum prejuízo na saúde das pessoas, porém algumas pessoas não se sentem confortáveis com essa parestesia, já outras pessoas gostam de sentir a parestesia pois isso as motiva a irem treinar. Então veja que é importante você conversar com um nutricionista para ele organizar todos os suplementos e os possíveis efeitos colaterais. 

Blog Integralmedica Banner Termogenico

Conclusão

A suplementação é um ótimo recurso para usarmos em nosso benefício e aumentar o rendimento nos treinos, e ela pode ser muito bem aliada com uma alimentação saudável, um sono adequado, e uma rotina de treinos bem organizada. As chances de os resultados aparecerem mais rápidos com essa combinação de ferramentas é muito melhor.

Espero que tenham gostado pessoal! Continuem nos acompanhando para terem mais informações sempre. Sigam nossos canais no instagram @integralmedica e a Integral Tv no Youtube.

Abraços e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima