Suplementação de glutamina pode melhorar a saúde? | Blog da Integralmedica

Os Benefícios da Glutamina para a Saúde

Para que serve a glutamina e como ela funciona? Quais são os benefícios da glutamina? Você já deve ter feito essas perguntas, certo?

Os hábitos alimentares de grande parte da população ajudam a compreender o crescimento da obesidade, principalmente no Brasil. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, mais de 50% da população brasileira já se encontra com sobrepeso e mais de 20% possui um quadro de obesidade.

Banner Institucional Integralmédica | Blog Integral

Já conhecemos diversos fatores que influenciam a obesidade, como falta de atividade física e consumo alimentar inadequado (alto consumo energético, de carboidratos refinados, gorduras saturadas, gorduras trans, sódio, etc.). A obesidade, além de afetar a composição corporal, pode afetar o quadro de saúde dos sujeitos. Atualmente há vários estudos disponíveis mostrando prejuízos da obesidade para a saúde geral.

Um prejuízo comum no quadro de obesidade é o desequilíbrio da quantidade e qualidade das bactérias intestinais, gerando um quadro chamado de disbiose intestinal. Essa disbiose diz respeito ao aumento de bactérias patogênicas em nosso intestino e diminuição de bactérias benéficas, que pode levar ao surgimento de algumas doenças ou disfunções, como resistência à insulina, piora do humor, prejuízos ao processo de memorização e maior dificuldade na oxidação de gorduraas, entre diversos outros prejuízos fisiológicos.

Uma das estratégias que podemos utilizar para evitar isso é a suplementação com glutamina para melhorar o epitélio intestinal, as células intestinais, e aperfeiçoar a permeabilidade do intestino, protegendo o organismo da entrada de toxinas maléficas produzidas por bactérias patogênicas.

Glutamina funciona?

Alguns estudos sugerem que a suplementação de glutamina por vários dias para indivíduos obesos (cerca de 30 g por cerca de 14 dias), pode contribuir para a modificação da população de bactérias no intestino, melhorando esse quadro de disbiose intestinal (Achamrah et al.,2017).

Claro que a suplementação isoladamente não surte efeito, é necessário que o indivídio também ajuste seus hábitos alimentares. A suplementação de glutamina tem se mostrado eficaz na regulação intestinal, contribuindo bastante para a saúde do indivíduo.

Aqui na Integralmédica nós temos a glutamina com matéria-prima referência para este aminoácidos, a AjiPure® da Ajinomoto.

Até a próxima, pessoal!

Referências bibliográficas:
ACHAMRAH, N.; DECHELOTTE, P.; COEFFIER, M. Glutamine and the regulation of intestinal permeability: from bench to bedside. Curr Opin Clin Nutr Metab Care, v. 20, n. 1, p. 86-91, Jan 2017. ISSN 1363-1950.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima