blog-banner_ph1

A suplementação de cafeína pode melhorar o desempenho?

Quando pensamos em estratégias de suplementação, alguns outros compostos bioativos possuem um papel importante no aumento de desempenho.

Para confirmar isto, acabou de sair do forno uma revisão em que uma das maiores pesquisadoras na área de nutrição esportiva, Louise Burke, nos traz algumas estratégias de suplementação que podem contribuir para a melhora de rendimento nos treinos. Dentre as estratégias, a autora traz um importante estimulante: a cafeína.

LEIA MAIS:
TERMOGÊNICOS E A PERDA DE PESO
THERMA PRO HARDCORE – O CLÁSSICO NUNCA SAI DE MODA!
LINHA INTEGRALMÉDICA: TERMOGÊNICOS E PRÉ-TREINOS

A estratégia da suplementação de cafeína cada vez ganha mais corpo e evidências comprovando-a como importante fator para melhorar o desempenho nos treinos.

Trazendo mecanismos envolvendo benefícios na função neuromuscular, estado de alerta e melhora na redução de percepção de esforço durante o exercício a revisão científica crava mais uma vez a importância de estratégias de suplementação como um “bônus” no aumento de desempenho, cabendo aos profissionais da nutrição aqui no Brasil em adequar a suplementação na estratégia de cada indivíduo.

Ao que tudo indica, as doses podem variar de 3 a 6 mg/kg de peso corporal, trazendo uma resposta positiva em treinos (um exemplo são os treinos com sprints). Porém claro, sempre é bom lembrar que a orientação quanto ao consumo de cafeína é necessária, o acúmulo de dosagens vinda de bebidas contendo cafeína + a suplementação pode trazer alguns prejuízos na saúde e até mesmo nos desempenhos.

Por isso procure um(a) nutricionista que saiba analisar o seu caso e te prescrever a suplementação nas dosagens e horários certos, para que você tenha o máximo desempenho sem nenhum prejuízo.

Referências bibliográficas:
Peeling, P. et al. Evidence-based supplements for the enhancement of athletic performance. International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism, v. 21, p. 1-10, 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima