Supino inclinado: aprenda a fazer o exercício de maneira eficiente | Blog Integral

Supino Inclinado: Aprenda a fazer o exercício corretamente

O supino inclinado é a variação que ativa com maior intensidade a porção superior do peitoral. O supino inclinado pode ser realizado com barra, halteres, kettlebell, no cross e com elásticos.

O supino e suas variações estão para membros superiores assim como o agachamento está para membros inferiores, o exercício mais conhecido tanto para praticantes como para aqueles que visitam a academia vez ou outra. Esse sucesso não é por menos, excelente opção para desenvolver força de empurrar e trabalhar peitoral, deltóide e tríceps de forma direta.

Para que serve o supino inclinado?

O músculo peitoral maior é dividido em porção inferior, medial e superior, supino inclinado é a variação que ativa com maior intensidade a porção superior do peitoral. Pode ser realizado com barra, halteres, kettlebell, no cross e com elásticos.

Quais são os benefícios do supino inclinado?

Essa variação deve ser utilizada para desenvolver o músculo com equilíbrio do ponto de vista da saúde musculoesquelética além de dar uma aparência de maior volume para o peitoral esteticamente falando.

Quais são os músculos trabalhados pelo supino inclinado?

Sempre teremos um ou mais músculos trabalhando de forma direta para realizar o movimento em qualquer exercício, esses são os agonistas e sinergistas ou auxiliares, nesse caso o agonista é o peitoral maior e os sinergistas são deltóides na porção anterior e tríceps braquial. 

Temos ainda peitoral menor, serrátil anterior e outros músculos mais profundos trabalhando como estabilizadores.

Quais são os níveis de inclinação do supino?

Esse é um ponto importante a ser abordado tratando do supino inclinado, diversos estudos publicados sugerem que o banco deve estar posicionado no ângulo de 30º para maximizar a ativação da porção superior do peitoral.

Qual é o jeito certo de fazer supino inclinado?

  • O supino inclinado ainda divide opiniões quanto ao grau do banco, no passado era quase unânime 45º, mas desde meados de 2015 muitos estudos foram realizados e estes constataram através de análise eletromiográfica dos músculos que o ângulo de 30º é o de maior ativação do peitoral maior na sua porção superior, quando realizado de 45º em diante o deltóide anterior passa a ser a musculatura mais exigida;
  • Ajustado no ângulo correto, o sujeito deve deitar encaixando o quadril no fundo do banco e permitindo a curvatura natural da região lombar;
  • O ângulo dos cotovelos deve ser de 90º;
  • Ativação das escápulas de modo que fiquem ligeiramente retraídas mais próximas uma da outra em relação ao ponto neutro, para saber se as escápulas estão na posição correta e perceba o peitoral em um ponto mais inflado ou expandido;
  • Com relação ao posicionamento do ombro, mantenha a abdução dos ombros em cerca de 50º, esse ângulo atuará na prevenção de lesões no processo acromial;
  • Punhos estabilizados na posição neutra;
  • A cabeça deve permanecer junto ao banco o tempo todo.

A dica bônus para esse artigo é tensionar os pés contra o solo com ligeira ênfase na região do calcanhar e ativando toda a região do core ou centro do corpo, a força parte do solo e é transmitida para o quadril que realiza a distribuição para os membros superiores.

Principais erros na execução do supino inclinado

Os erros mais comuns são exatamente o inverso das dicas de como realizá-los, atente-se a:

  • Ângulo do banco em 30º.
  • Preservar a curvatura natural da região lombar;
  • Cabeça sempre apoiada no banco;
  • Pés firmes no solo;
  • Punho neutro;
  • Cotovelos em 90º;
  • Ombros em cerca de 50º;
  • Manter as escápulas retraídas.

Qual exercício pode substituir o supino inclinado?

Dependendo do objetivo e tempo hábil para treinar podemos utilizar o crucifixo inclinado como variação, nesse caso teremos um exercício monoarticular (somente a articulação do ombro trabalha nesse exercício), essa não seria a melhor opção para quem possui pouco tempo e necessita dos exercícios que demandam maior gasto energético.

Uma variação interessante é a flexão de braço com os pés apoiados sobre um banco de até 40cm. Essa opção ativará os músculos da região do core diminuindo discretamente a produção de força, mas vale a pena inseri-lo para quebrar a rotina.

Banner Institucional Integralmédica | Blog Integral

Conclusão

O supino inclinado é daqueles exercícios que não podem ficar de fora do trabalho de peitorais, seja com barra ou no cross, ele auxiliará de forma expressiva o desenvolvimento de uma peitoral harmônico e volumoso. Procure sempre um bom profissional de educação física para orientá-lo.

Aproveite para continuar navegando e ter mais informações sobre treinos! Confira nossas dicas, por exemplo, para treino de ombros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima