Saturar ou não? Como otimizar na prática o consumo de creatina

creatina

A creatina é uma substancia sintetizada pelo próprio corpo a partir de aminoácido (os aminoácidos são a base de formação das proteínas), produzido no nosso corpo pelos rins e fígado, proveniente da alimentação através da carne vermelhas e peixes. A Creatina (creatina mono-hidratada) é uma substância incolor, cristalina e usada pelo tecido muscular para a produção de fosfocreatina, que atua como reservatório de armazenamento para a energia rápida. A Fosfocreatina tem um papel importante nos tecidos que possuem uma demanda muito alta de energia flutuante como os músculos e o cérebro. Essa substância é sintetizada no FIGADO e é transportada para as células musculares para armazenamento.Um fator muito importante na formação de adenosina trifosfato (ATP), a fonte de energia para a contração muscular e tantas outras funções no nosso corpo.

A ingestão de Creatina é mais indicada para atividades que requerem alta intensidade e curta duração, tal como na corrida para os Sprints finais, e pode ainda ajudar os atletas a recuperar mais rapidamente destas mesmas explosões.       

Para a prática de musculação, a Creatina pode ter efeito direto na força, proporcionando aumento da intensidade no treinamento. 

Os atletas ingerem normalmente “uma dose pesada” de 20 gramas de creatina por dia, durante cinco ou seis dias, e depois continuam com uma dose de manutenção “de 2 a 5 gramas” de creatina. 

Banner creatina | Blog Integralmedica

O efeito da creatina ocorre apenas depois que houver saturação celular, o que leva alguns dias de suplementação. Portanto, o efeito da suplementação é crônico e não agudo. A ingestão de creatina pode ser realizada em qualquer horário do dia, preferencialmente em conjunto com algum alimento com fonte de carboidrato simples. Uma sugestão é acrescentar a creatina em conjunto com shake pós treino, que deveria ter como base: Whey Protein e Waximaize. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima