blog-banner_tati1

Sabia que sua imunidade pode ser melhorada com a nutrição?

Quem não deseja ter uma “imunidade de ferro”? Sempre estar bem, não sentir os efeitos das mudanças de temperaturas e etc. Entre os fatores que podem influenciar a sua imunidade temos o exercício, ou como queiram chamar: treinamento de força. Já é bem estabelecido que ele causa uma queda de imunidade nos indivíduos (1).

Porém, algumas estratégias podem ser adotadas para melhorar a nossa imunidade, dentre elas temos a nutrição, principalmente com o consumo adequado de carboidratos e proteínas de boa qualidade. Pensando nisso, pesquisadores estadunidenses e ingleses recrutaram 42 indivíduos e dividiram em 3 grupos: Grupo proteína da carne; grupo whey protein e grupo somente carboidrato. Ao longo de 8 semanas os participantes fizeram treinamento de força e suplementaram com proteína da carne+carbo ou whey protein+carbo ou somente carboidrato e foram acompanhados em relação à imunidade.

Os autores encontraram respostas benéficas em relação aos grupos que suplementaram com proteínas sobre o sistema imune. Indicando que a utilização de proteínas, seja beef protein ou whey protein, pode ser uma estratégia interessante para você manter sua imunidade otimizada. Claro, não vamos esquecer que carboidratos e diversos micronutrientes estão envolvidos na melhora da sua imunidade, porém o consumo proteico pode contribuir como mais uma estratégia nutricional para esta melhora.

Referências bibliográficas:
(1) Nieman DC, Bishop NC (2006) Nutritional strategies to counter stress to the immune system in athletes, with special reference to football. J Sports Sci 24:763–772

Referência do artigo base:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5313575/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima