Rosca Scott: O que é e como fazer? | Blog Integral

Rosca Scott: O que é e como fazer? | Blog Integral

O bíceps braquial está entre os músculos que os praticantes de musculação mais desejam desenvolver e hipertrofiar, o exercício rosca Scott quando bem executado contribuirá para que você atinja seus resultados.

O que é Rosca Scott?

Rosca Scott é um exercício de flexão de cotovelo, onde os braços ficam apoiados em um banco, conhecido como banco Scott, esse exercício foi criado por Vince Gironda, treinador do famoso fisiculturista Larry Scott, em virtude disso resolveu homenageá-lo colocando seu nome no exercício.

Quais são os músculos trabalhados na Rosca Scott?

O exercício Rosca Scott trabalha diferentes músculos do braço e do antebraço envolvidos especialmente na flexão de cotovelo. Esses músculos são:

  • M. Bíceps Braquial;
  • M. Braquiorradial;
  • M. Braquial;
  • M. Flexores do punho.

Quais são os benefícios da Rosca Scott?

A Rosca Scott é um exercício que traz diversos benefícios tanto para a performance esportiva quanto para a estética muscular. Dentre os benefícios podemos citar:

Fortalecimento dos músculos do braço

O braço é uma das regiões mais exigidas do nosso corpo, especialmente pela sua função de segurar, puxar e empurrar objetos. Nesse sentido, o fortalecimento dos músculos do braço, em especial os músculos do bíceps e antebraço é fundamental para uma boa qualidade de vida, estética e performance.

Contribui no processo de hipertrofia;

A hipertrofia é um processo multifatorial, que envolve entre outras adaptações o pump muscular (edema) e microlesões musculares (dano muscular). Quando treinamos especificamente uma musculatura, como o bíceps na rosca scott, aumentamos o pump muscular e as microlesões durante o exercício, otimizando assim a hipertrofia muscular.

Permite correção de desequilíbrios na região do braço.

É comum encontrarmos desequilíbrios musculares na região do braço, tanto na relação de força entre bíceps e tríceps quanto na diferença entre os lados esquerdo e direito. O exercício Rosca Scott aumenta a força do bíceps em relação ao tríceps, além de poder ser feito de forma unilateral diminuindo a diferença entre os lados esquerdo e direito.   

Como executar a Rosca Scott?

A rosca Scott é um exercício tradicional da musculação. Para executar a Rosca Scott com perfeição trouxemos o passo-a-passo:

  • Sente-se no banco Scott;
  • Apoie as axilas na parte superior do encosto, mantenha os braços apoiados firmemente até a altura do cotovelo;
  • Segure a barra com as duas mãos em pegada supinada (palma da mão virada para cima);
  • Flexione os cotovelos, contraindo o bíceps braquial;
  • Retorne o movimento devagar, estendendo os cotovelos de maneira controlada, retornando à posição inicial;
  • Repita o movimento de acordo com sua ficha de treino.

 Quais são as variações da Rosca Scott?

As variações no exercício Rosca Scott se resumem basicamente a utilização de diferentes implementos utilizados no exercício, já que o movimento em si é o mesmo. Dentre as principais variações temos:

Rosca Scott com a barra W

Para muitos a barra W é a melhor opção de barra pensando em conforto, já que a barra W mantém as articulações do cotovelo e pulso ficam em uma posição mais confortável durante o exercício.

Rosca Scott com halteres

Variação interessante para trabalhar amplitude de movimento

Rosca Scott unilateral

Tem como principal função a diminuição dos desequilíbrios e assimetrias musculares, já que conseguimos trabalhar de forma isolada cada membro.

Rosca Scott na máquina

Por ser feito na máquina, o movimento do exercício Rosca Scott na máquina fica mais estabilizado e seguro, além de trabalhar menos músculos estabilizadores durante o movimento.

Rosca Scott na polia

O grande diferencial na variação da Rosca Scott na polia é a tensão muscular constante durante o exercício, nas fases concêntrica e excêntrica.

Quais são os erros mais comuns durante a execução da Rosca Scott?

Devido ao excesso de carga é comum observarmos alguns erros na execução de movimento como uma baixa amplitude de movimento e uma movimentação exagerada da coluna com relação ao encosto do banco.

Como otimizar seus treinos com a Rosca Scott?

Neste tópico, exploraremos os principais pontos que ajudarão você a aproveitar ao máximo a Rosca Scott em seus treinos, visando o desenvolvimento efetivo dos músculos do braço e, consequentemente, alcançar seus objetivos de força e estética muscular. 

Atente-se à amplitude

A amplitude de movimento é uma das principais variáveis quando o assunto é hipertrofia muscular. Amplitude de movimento completa geram mais hipertrofia muscular. Cuidado ao colocar muita carga, pois sua amplitude pode diminuir.

Mantenha sempre os braços bem apoiados

Os braços devem ficar apoiados durante todo o movimento para isolar a ação da contração muscular no bíceps.

Varie cargas e repetições para continuar progredindo

Estímulos diferentes promovem maior dano muscular nas fibras, gerando assim um maior grau de hipertrofia muscular.

Como dividir a Rosca Scott em sua rotina de treinos?

O exercício Rosca Scott deve ser incluído no dia de treinos de braço, em especial no treino de bíceps. Podemos  também colocá-la no treino de costas, já que ativamos bíceps durante o treino de costas. associando-o com exercícios como o Pullover.

SAIBA MAIS SOBRE  DICAS PARA TREINOS DE SUPERIORES EM NOSSO BLOG

Conclusão

De fato, o bíceps braquial é um dos músculos que os praticantes de musculação priorizam o desenvolvimento, para tanto é necessário treiná-lo de maneira correta, respeitando as séries e repetições prescritas. A rosca Scott é uma excelente estratégia para desenvolver os músculos da região do braço, contribuindo no processo de hipertrofia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima