Remada Curvada: Conheça as vantagens e dicas para realizar | Blog Integral

Remada Curvada: Conheça as vantagens e dicas para realizar

Nesse artigo falaremos sobre o exercício que é considerado o melhor para a região dorsal. A remada curvada é um excelente exercício, mas requer alguns cuidados na execução, mantendo uma rotina ativa de treino, executando de maneira correta, você terá ótimos resultados.

O que é remada curvada?

A remada curvada é um exercício multiarticular, que mobiliza os músculos da região dorsal, do braço e antebraço.

Para que serve a remada curvada?

De modo geral esse exercício serve para desenvolver os músculos da região dorsal, porém veremos ao longo do artigo outras musculaturas solicitadas na sua execução.

Quais músculos a remada curvada trabalha?

Se analisarmos de maneira mais ampla, esse exercício envolve algumas articulações e mesmo sendo um exercício prioritariamente para a região dorsal, acaba envolvendo alguns músculos que trabalham de maneira dinâmica e estática.

Flexão do cotovelo: Bíceps Braquial, Braquial, Braquiorradial

Extensão do ombro: Deltoide posterior, Latíssimo do dorso, Cabeça longa do Tríceps Braquial

Adução da escápula: Romboides, Trapézio,

Rotação medial da escápula: Elevador da escapula e peitoral menor

Para estabilização da coluna de forma isométrica trabalhamos os músculos: Eretores da coluna e quadrado lombar.

Para estabilização do quadril, evitando a flexão, trabalhamos de forma isométrica os músculos: Glúteo máximo, Bíceps Femoral, Semitendinoso e Semimembranoso.

Remada Curvada: Conheça as vantagens e dicas para realizar | Blog Integral - Imagem

Quais são os tipos de remada curvada?

Podemos trabalhar esse exercício com três diferentes pegadas: Supinada, Pronada e Neutra.

– Remada Curvada Pronada

Na Remada Curvada com a pegada pronada (com a palma das mãos para baixo), o indivíduo deverá inclinar o tronco a frente mantendo as curvaturas naturais e fisiológicas da coluna vertebral. O quadril deverá estar flexionado, os joelhos com uma leve flexão, e os cotovelos estendidos.

Com a pegada pronada haverá maior ativação dos músculos Romboides maior e menor, Redondo maior e menor, Trapézio, e dos músculos flexores do cotovelo

– Remada Curvada Supinada

Remada Curvada executado com pegada supinada (com a palma das mãos para cima), o indivíduo deverá inclinar o tronco a frente mantendo as curvaturas naturais e fisiológicas da coluna vertebral. O quadril deverá estar flexionado, os joelhos com uma leve flexão, e os cotovelos estendidos.

Com essa pegada, será realizado uma extensão do Ombro e com isso o músculo Latíssimo do Dorso será acionado, o que não ocorre na Remada curvada com pegada pronada.

– Remada Curvada Neutra

A posição para a execução do exercício deve ser a mesma das demais, o que diferencia aqui é que na pegada neutra deveremos utilizar os halteres para realizar o exercício.

Na pegada neutra os punhos ficam na vertical com os polegares para cima e as palmas das mãos ficam voltadas uma para a outra.

Por que adotar a remada curvada em seu treino?

Como vimos esse é um exercício que trabalha diversos músculos e requer que o individuo possua elevado grau de consciência corporal, seus benefícios vão desde a hipertrofia muscular a uma melhora na postura, podendo auxiliar no equilíbrio, contribuindo também para o fortalecimento dos músculos da região lombar.

– Variações na execução

Além dos tipos de pegadas podemos trabalhar a remada curvada com halteres, no Cross, na Máquina e na Polia.

Há contraindicações para a remada curvada?

Não é indicado para indivíduos iniciantes, nem para indivíduos que possuam patologias que restrinjam a sua realização.

(x) Dicas de como fazer a remada curvada corretamente

Primeiro defina qual grupamento muscular quer evidenciar, a partir disso, escolha a pegada na qual irá executar o exercício.

Mantenha as curvaturas fisiológicas da coluna, mantenha uma boa postura, ajuste a carga para que você consiga realizar os movimentos com qualidade e segurança.

Evite movimentar o tronco e descer a barra bruscamente.

Blog-Integralmedica-Banner-Generico

Conclusão

A remada curvada é um excelente exercício para ser incluído nas suas sessões de treino. É um exercício que envolve diversos grupos musculares, seja de forma primária ou secundária.

É um exercício com um certo grau de complexidade e por esse motivo deve ser evitado por indivíduos iniciantes, e aqueles que possuem contraindicações médicas para sua realização.

Procure sempre um profissional de Educação Física para auxiliá-lo nos seus treinos.

Grande abraço!

Bons treinos!

Até mais!

Fernando Amaral – CREF 147145 – G/SP

Profissional de Educação Física

Especialista em fisiologia do exercício e treinamento resistido – Na saúde, na doença e no envelhecimento – EEP/HCFMUSP

Compartilhe esse Post

Share on facebook
Share on twitter
Rolar para cima