Qual é a diferença entre definição muscular e hipertrofia? | Blog Integral

Quais são as diferenças entre definição muscular e hipertrofia?

Certamente você já deve ter ouvido falar sobre treino para “definir” ou para “crescer”, mas será que há diferença entre esses tipos de treinos? Nos acompanhe até o final e descubra tudo sobre definição muscular e hipertrofia.

Qual é a diferença entre Definição Muscular e Hipertrofia?

A definição muscular é conhecida pelo aparecimento dos músculos, quando estes estão torneados, definidos e esteticamente bonitos e tem relação com a oxidação dos lipídeos (perda de gordura), quanto menos gordura o indivíduo tem, mais a sua musculatura ficará aparente. A hipertrofia é o aumento da área de secção transversa do músculo, ou seja, quando há de fato um aumento da musculatura.

 Qual é a diferença entre definição muscular e hipertrofia? | Blog Integral

Qual é o objetivo da hipertrofia?

Aumentar a área de secção transversa, ou seja, o tamanho do músculo.

Como é o treino da hipertrofia?

O treino para hipertrofia tem que respeitar algumas recomendações feita embasadas no princípio da sobrecarga. As cargas devem ser aumentadas progressivamente seguindo alguns parâmetros:

  • Duração, volume e intensidade do estímulo;
  • Frequência do treino

Lembrando que todo treino gera hipertrofia, o que vai contribuir para o aumento do seu músculo é a sobrecarga imposta nas sessões de forma progressiva.

A qualidade do movimento também tem relação com a hipertrofia, executar de maneira correta faz com que o exercício seja aproveitado em sua totalidade.

As cargas devem estar entre 65% e 85% do RM

4 séries de 8 a 12 repetições por sessão de treino.

Lembrando que isso pode variar de pessoa para pessoa de acordo com outro princípio do treinamento esportivo “individualidade biológica”

Banner Institucional Integralmédica | Blog Integral

Qual é o objetivo da definição muscular?

Seu objetivo consiste em deixar aparente a musculatura, com a diminuição do excesso de gordura. Para atingir esse objetivo é necessário fazer um trabalho em conjunto com o profissional nutricionista que irá ajustar a alimentação a fim de gerar um déficit calórico adequando os nutrientes para que o indivíduo consiga treinar bem e sem prejuízos

Como é o treino de definição muscular?

Pensando em exercícios resistidos, os treinos não diferem tanto, o que pode alterar é: o número de séries, repetições e o intervalo de pausa entre séries.

Deve-se ser acrescido ao plano de treino, exercícios aeróbios a fim de contribuir no processo de oxidação de lipídeos.

Conclusão

Seja qual for seu objetivo, definição muscular ou hipertrofia, você precisará de três aliados para conseguir atingi-los: treinar bem, alimentar-se bem, e dormir bem, além é claro da paciência e da constância.

Ambos os treinos irão gerar hipertrofia, mas para que seus músculos estejam aparentes e esteticamente melhores, você precisará eliminar o excesso de gordura corporal.

Bons treinos!

Até a próxima!

Fernando Amaral – CREF 147145 – G/SP

Profissional de Educação Física – Expert Integralmédica

Especialista em fisiologia do exercício e treinamento resistido – Na saúde, na doença e no envelhecimento – EEP/HCFMUSP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima