blogIM_capas_1020x415-4

Pré-treino integralmédica: conheça os melhores produtos para aumentar sua performance

À medida que muitas pessoas estão buscando sua melhor versão no treinamento, a suplementação esportiva ganha mais destaque, muitos indivíduos estão explorando além das práticas convencionais de exercícios e dieta equilibrada. Nesse contexto, os suplementos pré-treino têm se destacado como aliados para otimizar a preparação antes das atividades físicas. 

Com uma formulação específica projetada para proporcionar energia, foco e resistência, esses suplementos visam potencializar a performance e maximizar os resultados dos treinos. Contudo, entender a composição, os benefícios e as precauções associadas a esses produtos é crucial para uma abordagem informada e eficaz na busca por treinos mais produtivos. Hoje, vamos entender sobre os suplementos pré-treino, iremos examinar os elementos que os constituem e como podem influenciar de maneira positiva a preparação para atividades físicas intensas.

POR QUE USAR O SUPLEMENTO PRÉ TREINO?

 

Os suplementos pré-treino são utilizados como estratégias nutricionais para aprimorar seu desempenho no exercício físico. Os suplementos pré-treino geralmente são compostos por ingredientes destinados a potencializar a energia, disposição, força, resistência, vascularização e outros aspectos que podem ajudar no treinamento.

É importante já deixarmos bem definido que os suplementos que são considerados pré-treino são aqueles que têm efeito ergogênico logo após o seu consumo, ou seja, apresentam efeitos agudos, como a cafeína. Outros suplementos, como a creatina, não são considerados pré-treino, pois seu efeito é crônico, ou seja, precisa tomar muitas vezes para fazer efeito no treinamento.

QUAL A DIFERENÇA DE PRÉ-TREINO ESTIMULANTE E NÃO ESTIMULANTE?

 

Os suplementos pré-treino que são considerados estimulantes são aqueles que tem a capacidade de aumentar a sua disposição. Sabe aquela sensação que você está meio “elétrico” após tomar um energético ou um café? Então, esse efeito é devido à substância que gera um estímulo no Sistema Nervoso Central. Os pré-treinos estimulantes devem conter substâncias capazes de aumentar a atividade do sistema nervoso central, sendo a principal e mais conhecida a cafeína, porém também temos o guaraná, ginseng e outros. Os principais efeitos ergogênicos são: aumento da disposição e estado de alerta, menor percepção de esforço, e maior resistência.

Por outro lado, quando nos referimos ao pré-treino não estimulante, estamos falando suplementos que podem aumentar o desempenho no exercício físico sem a inclusão de estimulantes, como a cafeína. Por exemplo, podemos citar a creatina, beta-alanina, nitrato, citrulina e bebidas repositoras.

 

QUAIS OS 5 BENEFÍCIOS AO UTILIZAR SUPLEMENTO PRÉ-TREINO?

 

  • Aumento da disposição

Esse benefício está associado ao pré-treino que for composto por cafeína, pois como falamos acima, a cafeína é uma substância estimulante do Sistema Nervoso Central, com que em doses certas, pode auxiliar você a ficar mais disposto(a) para o treino ou dia a dia.

  • Menor percepção de fadiga

A menor percepção de fadiga pode ser observada quando há o consumo de suplementos como cafeína, beta-alanina e creatina. A cafeína é a principal responsável por diminuir aquela sensação de “queimação” no músculo a curto prazo, entretanto, a beta-alanina é o melhor suplemento para reduzir essa sensação devido a sua capacidade tamponante, principalmente em esportes de alta intensidade.

  • Maior foco

A cafeína ganha destaque quando o assunto é aumentar o foco. Quando utilizada em doses ideais, pode ajudar a manter a concentração no treino, ou até nos estudos!

  • Aumento do Fluxo Sanguíneo

Suplementos como o nitrato (famoso suco de beterraba) e a citrulina, podem aumentar o fluxo sanguíneo e dessa forma aumentando a entrega de oxigênio e nutrientes necessários para o músculo realizar a tarefa.

  • Aumento na Resistência

A creatina e beta-alanina podem ajudar você a aguentar o exercício por mais tempo, seja musculação, crossfit ou outros.

 

QUAIS SÃO OS SUPLEMENTOS PRÉ-TREINO INTEGRALMEDICA?

 

BCAA INTEGRALMEDICA

  •  BCAA PRA QUE SERVE?

Os BCAA ‘s são um grupo de 3 aminoácidos essenciais: isoleucina, leucina e valina. Esses aminoácidos são fundamentais para o processo de hipertrofia, principalmente a leucina por promover a sinalização para a síntese proteica muscular, estimulando a proteína mTOR. Entretanto, estudos têm mostrado que o BCAA isoladamente não é muito efetivo para a hipertrofia, pois apesar do BCAA conseguir estimular a síntese proteica muscular após o exercício, os efeitos são baixos comparados à whey protein ou carnes. A possível explicação para isso é que o BCAA isolado não fornece todos os aminoácidos essenciais para a síntese proteica.

 Outro ponto interessante, é que em proteínas de origem animal (carne, peixe e frango), a quantidade de BCAA’s é muito grande e suficiente. Sendo assim, para consumir BCAA’s visando hipertrofia, uma alimentação balanceada já fornece as quantidades necessárias. (1)

 

  •  BCAA MALEFÍCIOS E BENEFÍCIOS?

Não existem malefícios ao suplemento BCAA desde que se siga as doses recomendadas. Os BCAA’s, apesar de terem funções fisiológicas importantes, podem ser ingeridos adequadamente por meio da alimentação ou whey protein.

 

  •  BCAA COMO TOMAR?

Ao que parece, não existem muitas regras para tomar o BCAA, você pode tomar ele com água, leite, junto ou não a outros suplementos. Contudo, é importante que você consulte um nutricionista para identificar se há necessidade da suplementação e se pode haver alguma interação fármaco-nutriente, por exemplo.

 

  • BCAA ANTES OU DEPOIS DO TREINO?

Você pode tomar o BCAA em qualquer momento do dia, caso deseje, TALVEZ, auxiliar na síntese proteica muscular, após o treino.

 

  •  BCAA QUANTO TOMAR?

Uma dose (5g) diariamente é o suficiente, contudo é necessário um profissional nutricionista para avaliar sua necessidade.

 

  •  QUAL A DIFERENÇA ENTRE BCAA EM PÓ E BCAA CÁPSULAS?

As diferenças entre o BCAA em pó e em cápsulas são sutis. No BCAA em pó, você pode adicionar em água, suco ou shakes e você consegue utilizar a dosagem que preferir. Já em cápsulas, o transporte é mais facilitado. O mais importante é escolher conforme suas individualidades e preferências de acordo com sua rotina.

 

EXISTEM CONTRAINDICAÇÕES PARA O SUPLEMENTO BCAA?

 

Não existem contraindicações na suplementação de BCAA desde que sejam seguidas as quantidades recomendadas.

 

COMO OS INGREDIENTES DO BCAA INTEGRALMEDICA AGEM NO CORPO?

 

  • VITAMINA B6

A Vitamina B6, conhecida também como piridoxina, age como coenzima para mais de 100 reações enzimáticas envolvidas no metabolismo de aminoácidos, carboidratos, neurotransmissores e lipídeos, ou seja, ela possibilita que diversas reações químicas no nosso corpo aconteçam.

  • CAFEÍNA

A cafeína age como antagonista nos receptores de adenosina no sistema nervoso central, isso significa que a cafeína impede a ligação do neurotransmissor a adenosina na célula. A adenosina tem função de nos deixar mais calmos e cansados, e por isso, quando tomamos cafeína, um dos efeitos é o aumento da disposição. Além disso, a cafeína pode estimular o sistema nervoso simpático, responsável por aumentar os batimentos cardíacos e também pode auxiliar na liberação de cálcio para a contração muscular. 

  • TAURINA

Os efeitos da suplementação de taurina ainda estão sendo investigados pela ciência. Contudo, as funções fisiológicas da taurina são diversas, ela é considerada um aminoácido condicionalmente essencial, com propriedades antioxidantes, isto é, que auxilia o corpo a eliminar radicais livres, protegendo a célula contra o estresse oxidativo.

  • ARGININA

A l-arginina pode auxiliar no desempenho esportivo, entretanto existe um detalhe importante: Para ter efeito vasodilatador, precisamos aumentar a concentração de L-arginina plasmática, contudo isso não é possível com a suplementação de L-Arginina. O lado bom é que a citrulina consegue aumentar os níveis de L-Arginina no sangue e promover a vasodilatação, e consequentemente uma possível melhora no desempenho esportivo

  • ISOLEUCINA

A isoleucina é um dos aminoácidos essenciais de cadeia ramificada (BCAAs), juntamente com a leucina e a valina. Os BCAAs são essenciais porque o corpo humano não consegue produzi-los e, portanto, precisam ser obtidos através da dieta. Suas funções fisiológicas estão envolvidas na síntese proteica, regulação de glicose, hormonal, precursão de neurotransmissores, etc.

  • LEUCINA

A leucina é outro tipo de BCAA, ganhando destaque por ser o principal aminoácido que ativa a via mTOR, que por sua vez estimula a síntese proteica muscular. 

  • VALINA

A valina é o último aminoácido considerado BCAA, que também desempenha papel importante na síntese proteica muscular, balanço nitrogenado positivo, função hormonal, precursor de neurotransmissores, entre outras funções fisiológicas

 

PRÉ-TREINO BOOSTER INTEGRALMÉDICA

 

  • SUPLEMENTO BOOSTER PRA QUE SERVE?

O pré-treino booster é para as pessoas que estão buscando aumentar sua performance no treino através da ação da cafeína, que auxilia na menor percepção de esforço, mais disposição e maior foco durante o treinamento.

 

  • BOOSTER BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS?

Os benefícios do pré-treino booster é que ele é de fácil transporte e consumo, sendo ideal para o dia a dia, e por conta de conter 200mg de cafeína (uma dose boa) confere benefícios para o treinamento.

Os malefícios consistem nos efeitos colaterais da cafeína, como taquicardia, dor de cabeça, tremores, falta de atenção, dor de barriga, diarréia, entre outros. Por isso, é importante consultar um profissional da saúde.

 

  • BOOSTER COMO TOMAR?

Para aproveitar melhor os efeitos da cafeína, você pode tomar o pré-treino booster cerca de 40min a 1 hora antes de iniciar seu treino. Cuidado com a ingestão desse suplemento próximo da hora de dormir, o ideal é que a ingestão de cafeína seja feita, até no máximo, às 15h00, para não prejudicar a qualidade do seu sono.

 

  • SUPLEMENTO BOOSTER ANTES OU DEPOIS DO TREINO?

Sempre antes do treino, pois ele tem efeito agudo. Não faz muito sentido tomar um suplemento que tem função de “dar um gás” após o treino, não é mesmo?

 

  • BOOSTER QUANTO TOMAR?

As doses ergogênicas de cafeína são calculadas a partir do peso, logo, a dose ideal é individual, sendo necessário um profissional nutricionista para calcular as quantidades necessárias para o consumidor. Contudo, 1 lata pode ser o suficiente para a grande maioria.

 

  • QUAIS SÃO OS INGREDIENTES DO BOOSTER INTEGRALMÉDICA?

 

EXISTEM CONTRA INDICAÇÕES PARA O SUPLEMENTO BOOSTER INTEGRAL MÉDICA?

 

Sim, pessoas com problemas cardíacos ou pressão arterial devem tomar muito cuidado ao ingerir pré-treinos que contenham cafeína. É fundamental que o suplemento seja indicado por um profissional de saúde após uma avaliação prévia da sua saúde.

 

HUGER INTEGRALMEDICA

 

  • SUPLEMENTO HUGER PRA QUE SERVE?

O suplemento huger também é para aqueles que desejam aprimorar sua performance no treino, mas agora com um suplemento mais robusto e com outras substâncias ergogênicas além da cafeína.

O Huger contém também beta-alanina, o suplemento ideal para as pessoas que praticam esportes de alta intensidade (explosão), pois ela auxilia na redução da sensação de fadiga e melhora o tamponamento.

 

  • HUGER BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS

Os benefícios do Huger é que ele é um suplemento mais robusto, contendo cafeína e beta-alanina na sua composição, duas substâncias que quando usadas de forma correta, podem conferir alguns benefícios na performance esportiva.

Os malefícios do suplemento Huger seguem o mesmo princípio do Booster, por conta dos efeitos colaterais da cafeína.

 

  • SUPLEMENTO HUGER COMO TOMAR?

Você pode tomar o huger com água, sucos ou shakes, pois ele é em pó e precisa ser diluído para fornecer uma melhor experiência.

 

  • SUPLEMENTO HUGER ANTES OU DEPOIS DO TREINO?

Visando aproveitar o efeito agudo da cafeína, o ideal seria tomar o pré-treino Huger entre 40 min a 1 hora antes do treino.

 

  • HUGER QUANTO TOMAR?

As quantidades ideais de suplementação precisam ser calculadas por um profissional nutricionista de acordo com as individualidades e características de cada pessoa, por isso é fundamental que você se consulte para identificar a necessidade e assertividade da suplementação.

 

  • QUAIS SÃO OS INGREDIENTES DO HUGER INTEGRALMEDICA?

EXISTEM CONTRA INDICAÇÕES PARA O SUPLEMENTO HUGER INTEGRALMEDICA?


Sim, pessoas com problemas de hipertensão ou qualquer tipo de alergia e sensibilidade em relação aos ingredientes devem tomar muito cuidado ao ingerir este suplemento. É fundamental que a indicação seja acompanhada por um profissional de saúde após uma avaliação prévia.

 

SUPLEMENTO BETA-ALANINA INTEGRALMEDICA

 

  • SUPLEMENTO BETA-ALANINA PARA QUE SERVE?

A beta-alanina é considerada um suplemento comprovadamente eficaz para atletas de alta performance pela ciência (2). Ela age auxiliando no aumento da concentração de carnosina, que auxilia no tamponamento e defesa imediata contra acúmulo de prótons. De forma didática, a beta-alanina auxilia a resistir a fadiga em exercícios de alta intensidade e curta duração.

 

  • BETA-ALANINA BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS?

Os benefícios da beta-alanina são pequenos, mas potencialmente significativos (0,2 a 3%) durante tarefas de exercício contínuo e intermitente de 30 segundos a 10 minutos de duração (Baguet et al., 2010 ; Chung et al., 2012 ; Saunders et al., 2016).

Até então, o único possível malefício é o efeito adverso da suplementação chamado de parestesia, ou conhecido nas academias como “formigamento”. Essa sensação não causa nenhum mal, e pode ser evitada se você fracionar a dose durante o dia. Entretanto, não existem estudos para pessoas alérgicas e grávidas. Por isso, é importante a prescrição por um profissional da saúde.

 

  • COMO TOMAR BETA-ALANINA?

A beta-alanina pode ser tomada com água, sucos ou shakes.

 

  • QUAIS SÃO OS EFEITOS DA BETA-ALANINA?

A beta-alanina aumenta a capacidade de tamponamento intracelular, tendo potenciais efeitos benéficos no desempenho sustentado de exercícios de alta intensidade.

 

  • BETA-ALANINA EMAGRECE?

Não, a beta-alanina não tem nenhum efeito no emagrecimento.

 

  • QUAL A DOSAGEM BETA-ALANINA?

A dosagem de beta-alanina vai depender de cada indivíduo, mas uma recomendação geral é o consumo diário de ~65 mg/kg de MC, ingerido através de um regime de dose dividida (ou seja, 0,8–1,6 g a cada 3–4 horas) durante um período prolongado de suplemento de 10–12 semanas (Saunders et al., 2016).

 

  • QUAIS SÃO OS INGREDIENTES DA BETA-ALANINA INTEGRALMÉDICA?

O único ingrediente presente na beta-alanina da integral médica é a própria beta-alanina.

 

  • BETA ALANINA ANTES OU DEPOIS DO TREINO?

O consumo de beta-alanina pode ser feito a qualquer horário do dia, pois como foi dito acima, o seu consumo deve ser crônico, para que possa ter efeito após 10-12 semanas.

 

EXISTEM CONTRA INDICAÇÕES PARA A SUPLEMENTAÇÃO BETA-ALANINA INTEGRAL MEDICA?

 

A melhor forma de garantir segurança na suplementação é por meio da prescrição de um profissional capacitado. Hoje, nós ainda não descobrimos contra indicações para seu uso, mas isso não significa que não haja.

 

COMO ESCOLHER MEU PRÉ-TREINO?

 

O seu pré-treino deve ser escolhido de acordo com o seu objetivo, ou seja, o que você quer melhorar na sua performance? É ganho de massa muscular? É pegar mais peso, resistir a fadiga? Outro ponto importante é compreender que cada suplemento tem sua finalidade e com isso, pode funcionar para um esporte, e pode não funcionar para outro.

A melhor forma de garantir segurança e assertividade na escolha do seu pré-treino, é buscando ajuda profissional. E lembre-se: sempre fazer o básico bem feito (dieta, treino e sono adequados).

 

CONCLUSÃO

 

Os suplementos pré-treino são em sua maioria compostos por cafeína, devido ao efeito ergogênico agudo dessa substância. Entretanto, temos outros pré-treinos que podem auxiliar na performance esportiva, como o nitrato e citrulina.

De maneira geral, cada suplemento tem sua finalidade e protocolo a ser seguido para que os efeitos previstos sejam alcançados. É importantíssimo deixar claro que a suplementação dificilmente fará algum efeito se você estiver com o básico desajustado (dieta, treino e sono adequados), visto que o efeito da beta-alanina na melhora da performance, é de 0,2 a 3%, por exemplo.

Sempre busquem auxílio profissional e façam o básico bem feito!

 

Abraços, espero que eu tenha conseguido ajudar você!!

Nutricionista Juan Cardoso

@nutrijuancardoso

 

REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS:

 

  1. Jackman SR, Witard OC, Philp A, Wallis GA, Baar K, Tipton KD. Branched-Chain Amino Acid Ingestion Stimulates Muscle Myofibrillar Protein Synthesis following Resistance Exercise in Humans. Front Physiol. 7;8:390, 2017.
  2. Maughan RJ, Burke LM, Dvorak J, Larson-Meyer DE, Peeling P, Phillips SM, Rawson ES, Walsh NP, Garthe I, Geyer H, Meeusen R, van Loon L, Shirreffs SM, Spriet LL, Stuart M, Vernec A, Currell K, Ali VM, Budgett RGM, Ljungqvist A, Mountjoy M, Pitsiladis Y, Soligard T, Erdener U, Engebretsen L. IOC Consensus Statement: Dietary Supplements and the High-Performance Athlete. Int J Sport Nutr Exerc Metab. 2018 Mar 1;28(2):104-125. doi: 10.1123/ijsnem.2018-0020. Epub 2018 Mar 28. PMID: 29589768.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima