atleta mulher fisiculturismo com suplemento na mão

Pode tomar Creatina com Hipercalórico? Entenda!

PODE TOMAR CREATINA COM HIPERCALÓRICO: TIRE SUAS DÚVIDAS!

 

O estilo de vida saudável vem crescendo ao passar do tempo, e com isso, pessoas recreativas, praticantes, amadores ou até atletas buscam alternativas que auxiliem no aumento da performance esportiva e favoreçam esse estilo de vida. Devido a isso, a procura por suplementos aumentou, e as dúvidas também! 

Esse estilo de vida, ou então a rotina de treino para aqueles que são atletas, precisa ser pautada em uma alimentação adequada, treino bem feito e sono reparador. Com as bases ajustadas, os suplementos vêm como possíveis recursos para melhorar nossa performance.

A creatina, muito conhecida pelos praticantes e atletas, está associada ao ganho de força muscular, enquanto o hipercalórico é recomendado para aqueles que desejam ganhar peso! Hoje, nós vamos falar sobre esses dois suplementos. Para saber se você precisa ou não de algum deles, ou está curioso para saber como eles funcionam, acompanhe aí!

 

PODE TOMAR CREATINA COM HIPERCALÓRICO?

 

Não há nenhuma contraindicação em misturar ambos os suplementos, você pode tomar creatina com hipercalórico tranquilamente, pois essa mistura não atrapalha em nada os efeitos propostos de cada suplemento.

 

PARA QUE SERVE O HIPERCALÓRICO COM CREATINA?

 

Você pode tomar creatina com hipercalórico para facilitar a ingestão de 2 suplementos em uma única dose. A suplementação de hipercalórico com creatina pode ser viável para pessoas que precisam adicionar calorias na sua dieta, principalmente quando estão na famosa fase de bulking, de forma rápida e prática, e também para aqueles que desejam ter aumento de força e performance nos seus treinos.

 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE CREATINA E HIPERCALÓRICO

 

A principal diferença entre os suplementos é o propósito pelo qual cada um é tomado e as necessidades do treino para que também sejam ingeridos de maneira mais adequada. Saiba mais sobre cada um deles:

SUPLEMENTO CREATINA

 

A creatina é uma molécula formada por 3 aminoácidos (arginina, glicina e metionina), e fica concentrada nos músculos. A principal ação da creatina é auxiliar no aumento da força, didaticamente falando, se você consegue fazer 10 repetições no supino, após a suplementação de creatina você conseguirá fazer 12.

 

SUPLEMENTO HIPERCALÓRICO

 

O suplemento hipercalórico deve ser usado para as pessoas que desejam aumentar seu consumo de calorias de forma rápida, prática e pouco volumosa. O hipercalórico concentra grandes quantidades de carboidrato, proteína e gordura em pó, permitindo que você ingira muitas calorias em uma pequena dose.

 

QUAIS OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA CREATINA?

 

A Creatina tem vários benefícios,  o principal deles é o ganho em performance a partir de aspectos positivos que o suplemento desempenha no corpo, como aumento energético para treinos mais intensos. Conheça outros benefícios importantes do suplemento:

 

  • AUMENTO DE FORÇA

O principal benefício da creatina estudado na literatura científica é o aumento da força, principalmente em esportes que envolvem “explosão”, ou seja, produzir muita força em um curto espaço de tempo, como o crossfit, musculação, powerlifting, futebol, entre outros. A suplementação de creatina é válida em esportes de alta intensidade, pois auxilia no rápido fornecimento de energia  (via energética ATP-CP), e esse benefício é possível por conta da suplementação de creatina auxiliar na ressíntese de ATP por meio do aumento dos estoques de fosfocreatina.

 

  • RAPIDEZ PARA RECUPERAÇÃO MUSCULAR

Possivelmente a creatina pode auxiliar levemente na sua recuperação muscular por aumentar a quantidade de água intracelular e funcionar como uma estrutura antioxidante.

 

  • GANHOS EM MASSA MAGRA

É importante ressaltar que não é a creatina em si que faz você ganhar massa magra. Ela pode possuir um efeito indireto, pois com sua suplementação você possivelmente ganhará mais força e conseguirá levantar mais peso, e devido a isso, juntamente com uma alimentação e descanso adequados, o músculo se adapta ao estímulo dado a ele. Logo, se você está pegando mais peso, o músculo pode crescer mais (aumento da massa magra). O aumento de peso que muitas pessoas relatam ao tomar creatina é devido a retenção hídrica intramuscular, e não massa magra.

 

  • AUMENTO DE ENERGIA

A creatina não possui aquele efeito de “aumentar a disposição” como a cafeína, mas ela vai te auxiliar a ter mais força para o treino.

Saiba mais sobre a importância do suplemento para atletas de alto desempenho: é melhor tomar creatina antes ou depois do treino

 

QUAIS OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO HIPERCALÓRICO?

 

O Hipercalórico tem vários benefícios, possui e proporciona uma combinação de proteínas e carboidratos que fornecem uma grande quantidade de calorias por dose. Conheça outros benefícios importantes do suplemento:

  1. GANHO DE MASSA MUSCULAR 

O hipercalórico, como dito anteriormente, é um suplemento que fornece muitas calorias em uma dose baixa, dessa forma ele contribui para um aumento do consumo de calorias, que são importantes para o ganho de massa muscular. Quando os praticantes ou atletas querem aumentar seu nível de massa muscular, eles fazem uma dieta de superávit calórico, que é justamente comer mais calorias do que você gasta, favorecendo o ganho de massa muscular. Você pode tomar hipercalórico ou então tomar creatina com hipercalórico caso esteja buscando ganho de massa muscular, mas lembre-se que a suplementação deve ser recomendada por um nutricionista.

 

  1. AUMENTO DE ENERGIA

Por conter bastante calorias e principalmente carboidratos, o hipercalórico pode ser uma opção para você se sentir mais disposto no seu dia a dia e treino, pois fornece substrato energético para suas células, e o seu cansaço pode estar relacionado com uma baixa ingestão de calorias/carboidratos. É importante salientar que a suplementação deve ser orientada por um nutricionista, pois geralmente uma dieta equilibrada já é o suficiente para fornecer energia suficiente para nosso corpo (a não ser em casos de pessoas que gastam muitas calorias, como os atletas). Podemos citar atletas de endurance, por exemplo, que necessitam de uma alta quantidade de carboidratos para conseguir desempenhar seu exercício físico por mais tempo sem fatigar.

 

  1. COMPOSIÇÃO DE ALTO VALOR NUTRICIONAL

Os suplementos hipercalóricos normalmente são pobres em nutrientes, sendo considerados no ramo da nutrição como “calorias vazias”, pois fornecem muitas calorias e pouca quantidade de vitaminas, minerais, fibras e compostos bioativos. Caso deseje, você pode tomar creatina com hipercalórico juntamente com frutas, leite e aveia, aumentando o valor nutricional de sua refeição.

 

  1. MELHORA NA ABSORÇÃO DE AMINOÁCIDOS

O suplemento hipercalórico não tem relação direta com a absorção de aminoácidos, entretanto ele pode auxiliar seu corpo a poupar o uso de proteínas como fonte de energia, fenômeno que chamamos de “efeito poupador de proteínas do carboidrato”. Como o hipercalórico é formado basicamente por carboidratos, ele pode encher seus estoques de glicogênio e com isso poupar proteína. Contudo, é importante ressaltar que a dieta deve estar adequada, e que o hipercalórico isoladamente não trará benefício algum.

 

PARA QUEM É INDICADO O HIPERCALÓRICO?

O hipercalórico é indicado para pessoas que desejam aumentar o seu consumo de calorias de forma rápida e prática. Normalmente atletas que precisam aumentar seu consumo de calorias, mas já ingerem muito volume de comida, podem se beneficiar da suplementação de hipercalóricos industrializados ou caseiros, ou então pessoas que desejam ganhar peso. Novamente, devo reforçar que a suplementação deve ser orientada por um profissional de saúde.

 

QUANDO É INDICADO TOMAR CREATINA COM HIPERCALÓRICO NO TREINO?

 

Você pode tomar creatina com hipercalórico o horário que preferir, pois a creatina tem efeito crônico, ou seja, o efeito dela acontece após tomar durante vários dias, enquanto o hipercalórico pode sintetizar glicogênio muscular após 4-6h. Por isso, como esses suplementos não tem efeito agudo, como a cafeína por exemplo, você pode tomar creatina com hipercalórico o horário que você preferir. 

Você pode tomar creatina com hipercalórico pela manhã, tarde ou noite, antes ou depois do treino. Eu recomendaria que caso você suplemente, encaixe como um lanche da manhã ou tarde, e não tão próximo do treino, para você não se sentir cheio durante o treino.

 

COMO TOMAR CREATINA COM HIPERCALÓRICO JUNTOS?

 

Você pode tomar creatina com hipercalórico de diversas formas, mas a mais comum e talvez mais saborosa seja com leite. Adicione a dose recomendada pelo nutricionista, tanto de hipercalórico quanto de creatina, derrame o leite no liquidificador e bata tudo. Pronto, seu shake está pronto! Você também pode tomar creatina com hipercalórico com água.

Além disso, você pode tomar creatina com hipercalórico com leite, frutas, aveia, cacau em pó e semente de chia, dessa forma você adiciona mais vitaminas, minerais, fibras e compostos bioativos no seu shake!

 

PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE CREATINA E HIPERCALÓRICO

 

O QUE ACONTECE SE EU TOMAR HIPERCALÓRICO E NÃO MALHAR?

 

A suplementação de hipercalórico sem a devida orientação pode favorecer o ganho de gordura. Por isso é importante calcular as calorias da dieta para que o hipercalórico seja usado favorecendo o ganho de massa muscular.

 

POR QUE HIPERCALÓRICO DÁ SONO?

 

O sono causado pelo hipercalórico pode ser devido ao pico de insulina e glicemia que a alta quantidade de calorias e carboidratos causam. Contudo esse efeito não é comum.

 

É PERIGOSO TOMAR HIPERCALÓRICO?

 

Para indivíduos que apresentam sobrepeso, obesidade, sedentarismo, diabetes, resistência à insulina ou outras doenças metabólicas, o uso de hipercalórico deve ser evitado, a não ser que seja orientado por um nutricionista. Esses indivíduos normalmente tem dificuldade em metabolizar os carboidratos presentes no hipercalórico, podendo causar problemas à saúde, como hiperglicemia, ganho de gordura etc.

 

QUAL O EFEITO COLATERAL DA CREATINA?

 

A creatina, no geral, não possui efeitos colaterais em doses usuais.

 

PODE TOMAR HIPERCALÓRICO 3 VEZES AO DIA?

 

Não é interessante consumir hipercalórico muitas vezes ao dia, pois como dito anteriormente, ele fornece muita caloria, consideradas calorias vazias, sem nutrientes. É interessante que você priorize calorias vindas da alimentação, pois elas virão com vitaminas, minerais, fibras e compostos bioativos.

 

Suplemento Integralmedica. Atinja todo seu potencial!

 

CONCLUSÃO

 

O suplemento creatina com hipercalórico pode ser interessante para as pessoas que buscam aumentar seu consumo energético, força e energia para o treinamento. Entretanto, a suplementação isolada não faz milagre, sendo importantíssima uma dieta adequada, treino bem feito e um sono reparador.

 

Espero que tenham curtido o conteúdo de hoje, não deixe de nos acompanhar em @integralmedica e a Integral Tv no Youtube.

Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima