Plano Alimentar: O que é, importância, como manter e desafios - Blog Integral

Plano Alimentar: O que é, importância, como manter e desafios

A estruturação de um plano alimentar é muito importante para conseguirmos os resultados de forma mais rápida, seja para o emagrecimento, seja para o aumento de massa muscular e de rendimento nos treinos. Se não temos um plano alimentar estruturado, muitas vezes comemos quantidades e alimentos de forma inadequada e não alcançamos os resultados pois estamos em um caminho diferente do que deveria ser seguido.

Por isso nesse post vamos te ensinar o que é um plano alimentar, a sua importância e como estruturar para conseguir os resultados, então papel e caneta na mão e continue lendo o post.

O que é o plano alimentar?

Um plano alimentar é uma organização dos alimentos e suplementos em quantidades e nos horários corretos ao longo do nosso dia a dia, muito diferente das Dietas prontas de internet um plano alimentar será montado por um(a) nutricionista  e será individualizado, ou seja, o(a)  nutricionista fará um atendimento com você e entenderá toda a sua rotina e horários e também o seu objetivo, bem como as suas preferências e aversões alimentares, e dentro de todo esse contexto ele(a)  vai estruturar um plano alimentar específico para você.

Qual a importância de seguir um plano alimentar corretamente?

Mas além de montar um plano alimentar é muito importante que você siga o plano corretamente, pois pouco vai adiantar no seu resultado se você seguir somente metade do plano alimentar, ou seja se você seguir somente metade dos dias o plano e na outra metade comer o que quiser e nas quantidades que quiser, muito provavelmente o seu resultado será comprometido e as suas expectativas serão frustradas.

Seguir o plano alimentar corretamente é a única forma de entender se os cálculos nutricionais estão adequados esse você está percorrendo o caminho certo, pois se você seguir o plano corretamente e os resultados começarem a aparecer, o(a)  nutricionista sabe que acertou nas contas e na organização do seu plano, por isso é importante você seguir o plano corretamente.

Como funciona o plano alimentar?

Como um plano alimentar é feito?

Como já falamos anteriormente esse plano será montado olhando diversos fatores como a sua rotina e os seus horários, os momentos que você está em casa e fora de casa, pois o preparo de refeições e shakes serão influenciados por isso, o seu objetivo também será levado em conta, e diversos outros aspectos que são importantes de colocar no seu plano alimentar, como por exemplo os alimentos que você gosta de comer e os alimentos que você não gosta de comer,  nesse último caso ou eles serão retirados do seu plano alimentar ou serão montadas receitas e novas estratégias para você colocar esse alimento que não gosta mas experimentar com outros sabores, isso pode ser muito importante pois pode te ajudar a descobrir novas receitas e jeitos diferentes de ingerir o mesmo alimento.

Como montar um plano alimentar?

  • Foque no seu objetivo
  • Defina uma rotina
  • Beba muita água
  • Tenha disciplina, mas não se prive

O seu objetivo é muito importante na montagem do plano alimentar, foi se você deseja o emagrecimento o seu plano será focado em diminuição de calorias, diminuição de carboidratos e aumento de proteínas nas refeições, com principal enfoque em alimentos sólidos. Já se o seu objetivo é aumento de massa muscular o plano será montado com aumento de calorias, aumento de carboidratos e um ajuste menor de proteínas, podendo trabalhar refeições sólidas, mas também refeições líquidas como alguns shakes.

Além da alimentação é muito importante a ingestão de água, pois mais de 70% do nosso corpo é composto de água, então lembre de ao longo do dia você ingerir de 30 a 50 ml de água por quilograma de peso corporal, exemplo: uma pessoa de 70 kg precisa ingerir => 70 kg x 30 ml = 2100 ml ou => 70 kg x 50 ml = 3500 ml. Assim uma pessoa de 70 kg precisa ingerir entre 2 l 100 ml a 3 l e meio de água.

Manter uma rotina é extremamente importante para que os seus resultados apareçam, se durante a semana você não tem uma rotina de treinos, ou até mesmo dormir em horários diferentes, ou falta disciplina de fazer as refeições nos horários corretos, essa falta de rotina irá te atrapalhar a alcançar o seu objetivo.

Quais são as principais dificuldades de seguir um plano alimentar?

A principal dificuldade em seguir um plano alimentar é você ter um propósito definido, muitos atletas conseguem seguir planos alimentares durante anos e anos pois possuem um propósito, seja ganhar um campeonato de menor expressão, ou até mesmo conquistar o Pro Card e ganhar campeonatos de maior expressão como o Mr Olympia.

Muitas vezes as pessoas não têm um propósito, um objetivo em mente, e querem seguir um somente para “secarem” para o próximo mês, porém quando chega esse mês e a pessoa alcançou aquele objetivo, nos próximos meses a tendência ela abandonar o plano e comer de forma descontrolada, então você entender qual é o seu propósito dentro de um plano alimentar é extremamente importante.

Quais suplementos incluir no plano alimentar?

Alguns suplementos podem colaborar para trazer os resultados de forma mais rápida dentro do seu objetivo, então vamos listar aqui alguns suplementos que podem ser benéficos de acordo com o seu objetivo. 

Suplementos para aumento de massa muscular:

Suplementos para diminuição de gordura corporal:

Se além da suplementação você também precisa organizar a sua dieta para ganhar massa muscular, aqui e aqui temos várias dicas práticas de como fazer isso!

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Conclusão

Veja que alimentação é um passo importante para o ganho de massa muscular, mas a suplementação pode otimizar o seu resultado e trazer mais rápido o ganho de massa muscular que você deseja.

Espero que tenham gostado pessoal! Continuem nos acompanhando para terem mais informações sempre. Sigam nossos canais no instagram @integralmedica e a Integral Tv no Youtube.

Abraços e até a próxima!

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