PERCENTUAL DE GORDURA

Percentual de gordura: o que é e como impacta na saúde?

Estimar o percentual de gordura pode ser uma ferramenta bem importante quando falamos em definir metas relacionadas aos objetivos estéticos, uma vez que os planos alimentares e os treinos são montados a partir da nossa condição atual em relação ao nosso estado de composição corporal, ou seja, se estou com um maior percentual de gordura, levará mais tempo para eu diminuir uma quantidade significativa de gordura do meu corpo.

Além disso, várias doenças estão relacionadas ao acúmulo de gordura corporal, como diabetes tipo 2, hipertensão arterial. E através da avaliação física e de questionários, bem como exames bioquímicos, nas consultas é possível entender os impactos que aquela gordura corporal pode gerar na saúde da pessoa.

Assim, continue lendo que vamos te passar as estratégias para calcular o percentual de gordura e como você pode fazer para diminuir a gordura corporal em seu organismo, e melhorar sua saúde e sua estética.

O que é percentual de gordura?

O percentual de gordura reflete a quantidade de gordura que temos em nosso corpo. Em nosso organismo nós temos vários componentes, como os músculos, a água, os órgãos, os ligamentos, tendões e outras estruturas e também uma quantidade de gordura.

Assim, sempre que falamos de percentual de gordura feminino ou percentual de gordura de homem, estamos nos referindo à quantidade que aquela pessoa tem, de forma estimada, de gordura corporal.

Existem vários jeitos de calcular o percentual de gordura, as ferramentas que temos hoje em dia vão desde aparelho mais caros e tecnológicos, como a bioimpedância ou a cabine plestimográfica (Bod pod) até equipamentos mais baratos, mas que possuem um ótimo custo benefício, como o adipômetro portátil e até mesmo a fita métrica.

Quais são os impactos negativos do alto percentual de gordura?

  • Diabetes tipo 2
  • Doenças coronárias
  •  Hipertensão

O alto percentual de gordura pode trazer diversos resultados negativos para a nossa saúde pois já sabemos, através dos estudos científicos, que o excesso de gordura corporal não traz benefício para nosso organismo, pelo contrário, a grande massa de estudos científicos mostram que o excesso de gordura corporal causa alterações no metabolismo em diversos locais.

Um desses exemplos é o alto grau de inflamação que o excesso de tecido adiposo gera em nosso organismo, esse processo inflamatório, por consequência, pode causar diversos prejuízos como a morte de neurônios em nosso cérebro, o aumento do acúmulo de gorduras no fígado, um aumento na resistência à insulina nos tecidos, bem como alterações na microbiota intestinal causando desregulação em nosso intestino e também afetando negativamente o nosso estado de humor e bem-estar.

Além de gerar esses prejuízos inflamatórios, já sabemos que o excesso de gordura corporal também pode contribuir para o aparecimento da resistência à insulina e, consequentemente, a diabetes tipo 2. Além disso, o excesso de gordura corporal causa entupimento dos vasos sanguíneos o que contribui significativamente para o aumento da pressão arterial e faz com que o nosso coração tenha que trabalhar mais, causando, por consequência, doenças coronárias.

O que é considerado no cálculo do percentual de gordura?

  • Quantidade de água
  • Músculos
  • Gordura
  • Sexo
  • Idade

Quando falamos do cálculo do percentual de gordura, alguns componentes são considerados, como a quantidade de músculo, o sexo e a idade, esses três componentes são fatores importantes para predizer o valor do percentual de gordura.

Em teoria, quanto maior a quantidade de massa muscular e menor a idade de uma pessoa, provavelmente menor será o percentual de gordura. É claro que existem exceções que devemos considerar, principalmente em relação à idade. Mas em relação à quantidade de massa muscular, os estudos científicos já mostraram que existe uma forte relação entre o aumento da massa muscular e a diminuição da gordura corporal no organismo. Isso ocorre pois grandes quantidades de músculos fazem com que o nosso organismo tenha gastos energéticos maiores, e consequentemente, o nosso organismo gastando mais energia, a tendência é que seja utilizada grande parte dessa energia da gordura corporal, por isso ao longo do tempo ela vai diminuindo.

O que é bioimpedância?

A bioimpedância é um equipamento que conduz uma corrente elétrica de baixa voltagem através de eletrodos que são conectados em nosso corpo.

Existem bioimpedâncias bipolares ou tetrapolares, e bipolares contêm dois eletrodos, onde a pessoa deita em uma maca, e um eletrodo será colado em sua mão e o outro eletrodo em seu pé. Já as tetrapolares contém quatro eletrodos, que terão contato com as duas mãos e com os dois pés da pessoa.

Com esse contato, o aparelho passa uma corrente elétrica de baixa voltagem, que não traz prejuízo para a pessoa, e com isso o aparelho consegue avaliar a quantidade de tecidos hidratados ou não hidratados em nosso corpo. A gordura não é hidratada, já o músculo possui bastante água, assim o aparelho consegue ir diferenciando em nosso corpo o que é gordura e músculo.

Quais são os valores ideais de percentual de gordura?

Homens

Normalmente homens possuem percentual de gordura menor do que as mulheres, isso ocorre pois eles produzem maior quantidade de testosterona, que é o principal hormônio anabólico e que estimula a perda de gordura corporal. Porém isso não é sempre que acontece, podemos encontrar homens com maior quantidade de gordura do que mulheres.

O percentual de gordura normal para homens fica entre 15-25%, acima disso já podemos ter inícios de prejuízos na saúde e na estética masculina.

Mulheres

Já as mulheres têm a tendência de acumular maiores quantidades de gordura corporal, isso ocorre pela fisiologia feminina, que é programada para a gestação, e consequentemente, precisa armazenar maiores quantidades de tecido adiposo no organismo para o bebê.

O percentual de gordura feminino normal costuma ficar entre 20-30%, e quantidades maiores que essa podem trazer alguns prejuízos. Para manter o equilíbirio recomenda-se uso de suplementos para mulheres em diferentes fases da vida.

Como abaixar o percentual de gordura?

Existem algumas estratégias que são bem importantes para diminuir o percentual de gordura corporal, como por exemplo a prática regular de exercícios físicos, o déficit calórico, que também pode ser controlado pela dieta, e a inclusão de suplementos certos que podem auxiliar na perda de gordura corporal.

O exercício físico fará com que o seu organismo gaste mais calorias ao longo do dia e também tenha uma adaptação a metabolizar mais gorduras através da síntese de novas mitocôndrias em nosso músculo.

O déficit calórico controlado também pela dieta fará com que você consuma menos energia do que gasta ao longo do dia fazendo com que, com o passar do tempo, seu organismo comece a utilizar mais as reservas de gordura corporal.

E por último, mas não menos importante, temos a estratégia de utilização de suplementos que podem auxiliar o organismo a oxidar mais gordura corporal, como estratégias que contenham estimulantes (cafeína e etc), bem como suplementos que contenham carnitina e outras moléculas que facilitam a queima de gordura corporal.

Em nosso blog mostramos quais são os melhores suplementos para emagrecer e como tomar para acessar rapidamente essas dicas! 

Conclusão

Hoje vimos diversas estratégias para diminuir a quantidade de gordura corporal e também como é calculado esse percentual de gordura em nosso organismo.

Espero que tenham gostado pessoal! Continuem nos acompanhando para terem mais informações sempre. Sigam nossos canais no instagram @integralmedica e a Integral Tv no Youtube.

Abraços e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima