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r.peitobiceps

Frequentemente temos sido questionados quanto a ordem dos grupos na semana e qual seria a melhor combinação para melhores resultados. Bem,  isso é muito relativo e ambas as combinações estão certas se divididas com o devido descanso proporcional ao estimulo gerado a agonistas e sinergistas.

Se você treina Peito e bíceps numa segunda feira, levando em consideração que os bíceps são sinérgicos no treino de costas, treinar costas no dia seguinte do treino de bíceps não é uma opção muito inteligente, primeiro porque o bíceps necessita de repouso para que haja reparação tecidual e um eficiente anabolismo, e, segundo, que com os bíceps detonados do treino no dia anterior haverá decréscimo de performance, pois o sinergista estará minado e não poderá auxiliar os dorsais a realizar as puxadas da maneira que deveria. Assim também acontece com Peitorais numa segunda e tríceps ou ombros no dia seguinte. É contra produtivo na maioria dos casos.

Agora se o atleta levar em consideração esses detalhes básicos e treinar às Segundas peito e bíceps e na Terça jogar um quadríceps para na Quarta fazer o dorsal com tríceps, por exemplo, não há problema. Isso vai depender muito de uma série de fatores determinantes como nutrição, suplementação e a própria intensidade do treino. Cada pessoa tem sua individualidade e necessidade específica na qual cabe ao treinador ou ao próprio praticante saber identificar e aplicar da melhor maneira. 

Treinar Peito e Tríceps e Costas e Bíceps tem suas vantagens e desvantagens. A vantagem é que treinando assim os músculos terão um descanso maior durante a semana, porém como os tríceps auxiliam o peito a empurrar os pesos, você não conseguirá treinar os tríceps 100% como você treinaria se tivesse acoplado ao treino de dorsais.

A resposta para essa questão é a variação da ordem a fim de numa fase gerar treinos 100% em todos os grupos, e em outra gerar mais descanso. Nosso corpo reage ao ESTRESSE e devemos lutar ao máximo contra a homeostase (controle interno) que irá brecar os ganhos e fazer com que paremos de evoluir.

Segue abaixo exemplos de rotinas utilizadas por nós e nossos atletas de maneira efetiva:

 

Rotina 1

SEG – PEITO E BÍCEPS

TER – QUADS E FEMORAIS

QUA – FREE

QUI – COSTAS E TRÍCEPS

SEX – FREE

SAB – OMBROS E PANTURRILHAS

DOM – FREE

 

Rotina 2

SEG – PEITO E TRÍCEPS

TER – COSTAS E BÍCEPS

QUA – QUADS

QUI – FREE

SEX – OMBROS

SAB – FEMORAIS E PANTURRILHAS

DOM – FREE

Existe uma infinidade de outros exemplos de rotinas que podem e muito ser eficazes no objetivo final. 

Mantenham o foco e train hard!!!

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