O que é catabolismo muscular? | Blog Integral

Você sabe o que é Catabolismo Muscular? | Blog Integral

Catabolismo muscular é uma das adaptações mais indesejáveis para qualquer praticante de musculação, especialmente para aqueles que desejam ter um corpo tonificado e com grande volume muscular. Por isso entender o que causa o catabolismo muscular é fundamental!

www.integralmedica.com.br/?utm_source=Blog&utm_medium=banner&utm_campaign=banner_integral_generico&utm_content=Banner-Integral-Generico

O que é catabolismo muscular?

Temos 2 importantes adaptações quando pensamos em tecido muscular, o anabolismo muscular (como a hipertrofia) e o catabolismo muscular, também conhecido como degradação proteica. Catabolismo muscular é a quebra do tecido muscular, com o intuito principalmente de fornecer aminoácidos presentes nas proteínas (tecidos) musculares, visando o fornecimento de energia e outras funções importantes para nosso corpo humano. 

Por que acontece o catabolismo muscular?

Quando nosso organismo precisa de nutrientes, especialmente aminoácidos, uma das ferramentas utilizadas por ele é a degradação proteica, ou catabolismo muscular. Ou seja, o catabolismo muscular, apesar de ser considerado por muitos uma adaptação “negativa” do nosso organismo, na verdade é uma resposta fisiológica importante em situações em que nosso organismo entenda que exista algum risco, como um jejum prolongado por um período longo de tempo.  

Como evitar o catabolismo muscular?

Não fique muito tempo sem se alimentar

O jejum prolongado é um dos potenciais fatores que podem desencadear o catabolismo muscular, já que, ao ficarmos em um período longo de restrição de nutrientes, nosso organismo se vê “obrigado” a iniciar a degradação proteica e catabolismo muscular.

O que é catabolismo muscular? | Blog Integral 2

Faça uma dieta equilibrada

Carboidrato

Os carboidratos são macronutrientes com um ótimo custo benefício para se evitar o catabolismo muscular, já que são nutrientes com um menor custo financeiro quando comparados com proteínas e aminoácidos, e excelentes para evitar o catabolismo muscular, já que os carboidratos são ótimas fontes de energia. 

Proteína

Proteínas são macronutrientes ricos em aminoácidos. Aminoácidos são fontes de energia para nosso organismo, além de exercerem várias outras funções vitais. Quando estamos em restrição energética (jejum), precisamos de energia para restabelecer nossas funções, e nesse sentido a ingestão de proteínas e/ou aminoácidos irá exercer uma função anticatabólica.

Suplementação

Uma ótima alternativa para evitar o catabolismo muscular é a suplementação de aminoácidos, proteínas ou carboidratos, principalmente pela praticidade e pela rápida absorção dos suplementos pelo nosso organismo.

Durma bem

O sono tem se mostrado um grande inimigo do anabolismo muscular (hipertrofia), além de acelerar o processo de catabolismo muscular. Garantir uma boa quantidade de horas de sono (em torno de 8 horas) e uma boa qualidade de sono pode te ajudar a ganhar mais massa muscular, além de evitar que você perca massa muscular.

Cuidado com treinos longos

Treinos curtos e intensos são recomendados para quem deseja ganhos de massa muscular. Inversamente, quando pensamos em treinos volumosos (longos), a chance de ocorrer o catabolismo muscular é maior. Por isso, se você for praticar treinos volumosos e não quiser ter catabolismo muscular, ingerir nutrientes que forneçam energia para seu organismo.

Conclusão

O catabolismo muscular é uma adaptação negativa do nosso organismo, especialmente em períodos prolongados de jejum e/ou exercícios volumosos (de longa duração). 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima