blog-banner_PH1

O efeito da motivacação durante os treinos afeta na performance?

Ser Coach (técnico) é muito mais complexo do que apenas estruturar os treinos de seus atletas. A motivação também é fundamental para o sucesso dos atletas em competições.

Stone e colaboradores avaliaram 9 ciclistas treinados com o objetivo de verificar o efeito da decepção na performance esportiva.

Para isto, eles realizaram 4 testes de 4.000 metros, divididos em:
Teste 1 – Adaptação (máscara de consumo de oxigênio)
Teste 2 – Baseline (determinar o recorde)
Teste 3 e 4 – Quebra de Recorde

Foi utilizado um sistema virtual na bike (igual a um videogame) com um avatar utilizado durante os testes. Em uma das ultimas 2 tentativas, os pesquisadores “enganavam” os ciclistas e calibravam o avatar a correr 2% a mais que os seus próprios recordes. Como resultados, a competição contra o avatar (1ª tentativa) fez com que os próprios recordes dos atletas fossem quebrados, e quando eles competiram contra o avatar 2% mais rápido (2º tentativa, sem saberem que avatar estava mais rápido), eles quebraram seus recordes novamente.

Resumindo, não basta treinar baseado em uma periodização correta, é imprescindível estar sempre motivando seu atleta para que ele sempre busque sua performance máxima. Outro ponto é utilizar um atleta com maior performance para “puxar ” o ritmo de atletas menos condicionados em determinados treinos.

Referências:
Stone MR, Thomas K, Wilkinson M, Jones AM, St Clair Gibson A, Thompson KG. Effects of deception on exercise performance: implications for determinants of fatigue in humans. Med Sci Sports Exerc. 2012 Mar;44(3):534-41.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima