O álcool atrapalha nos resultados da musculação? | Blog Integral

O álcool atrapalha nos resultados da musculação?

Uma dúvida comum é sobre os efeitos da ingestão de álcool e atividade física, especialmente na musculação. Nesse artigo iremos falar o porque se deve evitar a ingestão de álcool, especialmente se o objetivo for hipertrofia muscular.

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Quais os efeitos do álcool no organismo?

Uma série de alterações ocorre quando ingerimos bebidas alcoólicas. Por exemplo, o excesso de bebidas alcoólicas afeta o sistema nervoso central, podendo prejudicar a memória, o reflexo, diminuindo o estado de alerta e aumentando o estado de sonolência. No fígado, o excesso de bebida pode gerar inflamação, cirrose e hepatite alcoólica, além de distúrbios nos rins, estômago. Tudo isso pode provocar alterações no metabolismo dos nutrientes, performance, etc.

Por que o álcool prejudica na musculação?

Desidratação

A ingestão de álcool, especialmente em excesso, pode acarretar em uma grande diurese (perda de água), acelerando a desidratação do nosso organismo. Outras respostas acontecem quando a ingestão de álcool é grande, como a absorção do álcool pelas células da parede intestinal, o que atrapalha a absorção de água, diarreia e suor, o que otimiza a desidratação. Além da desidratação, é comum perdermos vitaminas e sais minerais, além de diminuir os níveis de glicose no sangue.

Prejudica o ganho de massa muscular

Estudos têm demonstrado que a ingestão de álcool diminui a síntese proteica, sendo esta uma das responsáveis pela hipertrofia muscular. Fora isso, a absorção de aminoácidos pelo músculo fica prejudicada. Ou seja, ingerir bebidas alcoólicas prejudica os ganhos de hipertrofia muscular.

Prejudica o emagrecimento

Bebidas alcoólicas são por si só ricas em calorias, o que já prejudica o processo de emagrecimento. Fora isso, é comum a ingestão de alimentos calóricos junto a bebida alcoólica, o que aumenta o acúmulo de gordura. Outro ponto é a performance e a recuperação, que fica prejudicada principalmente após a ingestão de álcool. Menos performance e recuperação prejudicada dificultam a manutenção da intensidade nos treinos, intensidade essa importante para aumentar o gasto calórico.

Prejudica a recuperação muscular

A síntese proteica vai além do ganho de massa muscular, sendo também importante para a recuperação muscular. Como já dito anteriormente, a síntese proteica fica prejudicada com o consumo de álcool. Fora isso, a desidratação, perda de vitaminas e sais minerais e diminuição dos níveis de glicose no sangue são outras alterações observadas com a ingestão de álcool, que prejudicam a recuperação muscular.

Sistema imunológico mais fraco

A ingestão de álcool pode causar imunossupressão, ou seja, uma deficiência no sistema imunológico. Isso aumenta a chance de incidência de gripes, infecções e resfriados.

Conclusão

Quando o objetivo é emagrecimento, ganho de massa muscular ou performance esportiva, a ingestão de álcool pode prejudicar os resultados, não sendo aconselhável.

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