Musicas para treinar | Blog Integral

Músicas para treinar: prepare sua playlist para o treino!

A música pode afetar de diferentes maneiras o desempenho esportivo, tanto motivando quanto aumentando a concentração em determinados tipos de treino.

Como a música afeta o desempenho?

Estimulando o atleta a ter mais disposição em exercícios intensos, colocando mais cargas, ou até mesmo suportando maiores volumes de treino.

Quais os principais benefícios de contar com músicas para treinar?

Aumento de disposição

A música tem poder de te deixar mais motivado em determinados treinos. Entretanto, o tipo de música que mais motiva é muito individual. Por exemplo, nas academias é comum termos uma música ambiente ou até mesmo em alto volume, geralmente em Playlists que remetem a academia e treino. Mesmo assim, é comum, especialmente na musculação e na área de cardio (esteiras, bikes, etc), pessoas treinarem com seus fones de ouvido escutando suas músicas preferidas.

Melhora na concentração durante o treino

De forma antagônica ao aumento na disposição, em determinadas situações o foco e a concentração durante o treino podem ser fundamentais. Neste sentido, uma música que te leve a uma euforia ou disposição em excesso pode atrapalhar o treino. Escute algo que vá te relaxar ou te deixar concentrado para você executar a tarefa/atividade.

Aumento da sensação de prazer

A música por si só promove uma liberação de hormônios relacionados a uma sensação de prazer. Associado ao exercício, que também tem essa característica, podemos ter uma combinação perfeita.

Melhora da consciência corporal

Na musculação, muitas vezes a consciência corporal tem um componente técnico muito grande. Já a técnica tem a ver com concentração, por isso se a música te deixa muito “pilhado”, ela pode até atrapalhar sua técnica ao invés de ajudar. O ideal é que em exercícios complexos você se sinta motivado a fazer, porém sem perder o foco e a concentração.

Quais são os gêneros mais populares de músicas para treinar?

  • Rock
  • Rap/Hip-Hop
  • Reggaeton
  • Eletrônica
  • Pop
  • Sertanejo

Como montar a melhor playlist com músicas para treinar?

Escolha músicas variadas

Variar as músicas pode ser uma boa estratégia para aumentar a disposição ao treino, principalmente pela disposição. Porém é interessante que a playlist seja feita com músicas que você goste e se sinta motivada. Se você não for adepto de muitos estilos musicais, ter uma grande variedade de estilos diferentes tocando durante o seu treino pode até mesmo te desmotivar. 

Considere o treino do dia

O tipo de treino que você vai fazer pode influenciar na escolha da música ou do gênero musical. Por exemplo, se o treino exigir mais disposição e energia, você deve escolher músicas que provoquem isso em você. Já quando o treino exige foco e concentração, talvez uma música ou estilo musical que te deixe menos “pilhado” seja mais indicada.

Não deixe de conhecer as que são recomendadas

Variar as músicas pode ser uma boa estratégia para aumentar a motivação no treino, em especial quando se está enjoado de escutar a mesma música. Nesse sentido vale também escutar as músicas recomendadas pelos aplicativos de música e até pelos aplicativos de treinos também, pois assim pode-se ficar até mesmo mais motivado aos treinos. 

Como escolher o melhor fone para treina

A tecnologia tem avançado também nos fones de ouvido utilizados por praticantes de atividade física. Um exemplo temos os fones com cancelamento de ruído, que pode ser ruído passivo (natural) ou ruído ativo (ANC). Entretanto, o mais importante é o formato do fone, visando um bom encaixe na orelha.

Conclusão

A música pode ser um importante aliado nos treinos. Entretanto, a escolha certa da música é fundamental para otimizar o desempenho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima