PESO LIVRE OU MAQUINA

Máquina ou Peso Livre: Qual é melhor para o seu treino?

Essa é uma dúvida recorrente no que tange o trabalho de musculação, de fato o trabalho com pesos livres tem um aspecto mais funcional, ou seja, são mais transferíveis para o cotidiano e para os esportes e possui maior demanda neuromuscular e de estabilizadores, mas sempre devemos analisar a fase de treinamento, experiência e repertório motor do praticante, se possui lesão e objetivos. A adesão ao programa de treinamento é fator fundamental para o desenvolvimento do hábito e o método de trabalho precisa ser levado em consideração.

Banner Institucional Integralmédica | Blog Integral

De modo geral as máquinas são mais fáceis de utilizar neutralizando quase que totalmente possíveis erros na postura durante a execução dos movimentos, além de trabalhar a musculatura de forma mais isolada, mais concentrada, isso proporciona maior volume de treino com cargas mais altas.

Podemos dizer que pesos livres desenvolvem força funcional, ou seja, com alta taxa de transferência para movimentos do cotidiano e dos esportes e máquinas desenvolvem força isolada e com menor transferência.

Pesos Livres

Treinamento com peso livre tem como característica objetos que são manipulados pelos membros sem um ponto fixo de apoio, demanda maior trabalho proprioceptivo ativando os músculos estabilizadores, solicitam maior número de unidades motoras que consequentemente aumentam a capacidade de produzir força e exigem maior consciência corporal, logo maior experiência do praticante. Isso não quer dizer que iniciantes instruídos por um bom preparador físico e iniciarem diretamente no treinamento com peso livre, depende do histórico motor do aluno, ou seja, quanto esse indivíduo foi exposto a diferentes modalidades esportivas na infância e adolescência. Trabalho com um aluno há cerca de 4 anos, esse aluno iniciou aos 13 anos de idade e já possuía um repertório motor muito apurado desenvolvido na educação física escolar e modalidades esportivas variadas, mérito dos pais e dos profissionais de educação física escolar. Iniciei diretamente o trabalho com peso livre e em cerca de 6 meses já realizava movimentos com excelência os movimentos básicos e com muito boa técnica os complexos.

Por que treinar com Pesos Livres?

Treinar com peso livre será prazeroso e proporcionará desenvolvimento da capacidade motora para modalidades mais complexas como powerlifting, crossfit, LPO e calistenia.

Quais são as vantagens em treinar com pesos livres?

As vantagens de treinar com peso livre são muitas, mas vou pontuar algumas que acredito serem as mais relevantes:

  •  Exigem mais experiência em treinamento, ou seja, são mais técnicos.
  • Desenvolvem melhor a capacidade motora.
  • Consciência corporal, ativam mais unidades motoras do músculo com menor sobrecarga, fundamental para o desenvolvimento de força muscular funcional.
  • Trabalham músculos estabilizadores e ou a região do core minimizando o risco de lesões.

Máquina ou Peso Livre: O que é melhor para o seu treino? | Blog Integral

Máquinas de Peso de Academia

As máquinas revolucionaram o treinamento de força nos anos de 1960 e se perpetuam nas academias pela facilidade e segurança ao utilizá-las, existem academias que possuem somente máquinas. Acredito que o público principal seja o que busca manutenção da qualidade de vida com pouca demanda técnica e os que buscam o exercício com fins estéticos, também pela facilidade de variar as cargas tornando a sessão de treinamento mais rápida e dinâmica.

Quais são as vantagens em treinar em máquina?

O trabalho em máquinas tem seus benefícios e não é indicado somente para iniciantes, a seguir algumas vantagens:

  • Excelente opção para iniciantes por minimizar o risco de lesões.
  • Isola a musculatura desejada para tratar lesões e corrigir assimetrias.
  • Opção para quem tem pouco tempo para treinar musculação.
  • São mais seguras no trabalho com altas cargas.
  • Maior segurança para quem treina sozinho.

Máquina ou Peso Livre: O que é melhor para o seu treino? | Blog Integral

Conclusão

Tanto máquinas quanto pesos livres têm seus prós e contras, é necessário entender os objetivos, motivação e características de cada indivíduo para que possamos determinar qual ferramenta utilizar.

Em alguns casos gosto de trabalhar o bloco de preparo com educativos para um posterior trabalho com peso livre e no bloco principal com máquinas na fase inicial de um aluno sedentário, inexperiente e ou quando trabalho com alunos idosos nessas condições, dessa forma o aluno consegue produzir e desenvolver força com menor demanda técnica, minimizando o risco de lesões e gradativamente vou incorporando exercícios com peso livre.

Este é um exemplo existem diversas aplicações, cada caso é um caso. O importante é se movimentar seja com máquinas ou com peso livre, entre outros aspectos, seu perfil vai definir onde se adapta melhor (seja para treinos de superiores ou inferiores).

Independente de como for fazer seu treino, existe algo que pode aumentar seu desempenho e concentração: ouvir música para treinar! Saiba mais em nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima