Insuficiência passiva: você sabia que ela pode prejudicar seu treino? - Blog Integralmédica

A Insuficiência passiva: Como pode interferir no seu treino?

Pense no exercício de agachamento. Quando você for à academia, faça um teste, peça a alguém para filmar suas séries da seguinte forma: de frente, a seu lado e às suas costas.

Banner Institucional Integralmédica | Blog Integral

Ao ver o resultado dessa filmagem, sua reação provavelmente não será das melhores. Mesmo que, teoricamente, leigo, você irá perceber coisas do tipo: joelhos aproximando-se ou afastando-se em demasia, instáveis, mudando de posição a cada movimento; pés apontando para uma direção e joelhos para outra; tronco muito inclinado à frente (como se você fosse cair); retroversão pélvica (seus glúteos se “escondendo” abaixo de você, principalmente em grandes amplitudes); coluna desalinhada, cabeça que não para de mexer (fazendo você parecer uma tartaruga); olhos fechados (dificultando que você perceba tudo isso), enfim, um show de horrores!

Isso é, geralmente, o que acontece. E por quê?  Serei simples e objetivo:

  1. Falta de percepção corporal
  2. Músculos extremamente encurtados em regiões específicas que, literalmente, puxam/travam você, impedindo a correta execução do movimento e levando a todas as “deformidades” que descrevi acima.

Resumindo, os músculos-alvo, que deveriam estar ativos, sofrem o que chamamos de insuficiência passiva, por conta de outros músculos que não deveriam ter nada a ver com o movimento (ou estar minimamente envolvidos) e suas articulações, muitas vezes afetadas por sobrecargas extremas.

E qual a solução? Unir ao trabalho de força o trabalho de flexibilidade, após uma avaliação postural/funcional criteriosa. Só assim é possível identificar o movimento padrão alterado de forma dinâmica (durante as execuções), mas prevendo o show de horrores já na avaliação estática. Professores que sabem o que fazer, sairão da sala de avaliação com uma visão bem abrangente de quais as limitações e prioridades do indivíduo em questão.

Para tanto, cinesiologia e biomecânica, afinal, elas são lindas, basta saber usar! Para os que não sabem, nunca é tarde para aprender.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você, no mínimo, provocando reflexões!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima