Conhecimento técnico e científico do universo fitness e bodybuilding.

É comum que pessoas engajadas em dietas de emagrecimento busquem estratégias para reduzir a sensação de fome. E uma das estratégias é a utilização de inibidores de apetite, que agem aumentando a sensação de saciedade por mais tempo, além de reduzir a ansiedade natural de quando se está fazendo uma dieta restritiva.

O que é inibidor de apetite?

Temos diferentes categorias de inibidores de apetite, em especial os naturais e os remédios vendidos na farmácia. Nesse artigo iremos abordar sobre os inibidores de apetite naturais, encontrados em alimentos e na forma de suplementos, pois esses são considerados mais seguros, especialmente quando comparados com os inibidores de apetite vendidos nas farmácias com receita médica. É importante frisar que os inibidores de apetite naturais são seguros, enquanto que os remédios inibidores de apetite possuem efeitos colaterais. 

O inibidor de apetite auxilia na queima de gordura?

 A maneira mais eficiente de se perder gordura é a associação da prática da atividade física com a dieta. Entretanto, podemos otimizar esse processo utilizando inibidores de apetite, já que, com menos fome (mais saciado), a ingestão de calorias será menor e consequentemente o balanço energético ficará em déficit (menor ingestão calórica pela dieta e maior gasto calórico com o exercício.

Como o Inibidor de Apetite funciona?

mulher

Inibidores de apetite aumentam a sensação de saciedade por mais tempo, além de reduzir a ansiedade natural de quando se está fazendo uma dieta restritiva. Isso faz com que o déficit calórico seja positivo, em especial quando se pratica atividade física, pois a ingestão calórica diminuirá e o gasto calórico aumentará.

Quais são os tipos de inibidores de apetite?

Temos vários tipos de inibidores de apetites, tanto naturais quanto os encontrados na forma de suplemento. Dentre eles estão a pêra, rica em água e fibras, o Chá verde, a aveia, rica em fibras que otimizam naturalmente à saciedade, o picolinato de cromo, que melhora a sensibilidade à insulina e o controle do açúcar no sangue, reduzindo assim a sensação de fome, entre outros.

Quando usar inibidores de apetite?

Especialmente quando for preciso aumentar a saciedade em uma dieta hipocalórica para emagrecimento, pois assim o controle da ingestão de calorias será maior. A ingestão de alimentos calóricos muitas vezes é uma forma de compensação em situação de estresse e ansiedade, e o inibidor de apetite pode ajudar também nesses momentos, pois quanto mais saciado estamos, menos alimentos conseguimos comer. 

Existe alguma contra indicação?

Inibidores naturais de apetite não tem contraindicações, diferentes dos inibidores farmacológicos vendidos em farmácias apenas com receita médica.

O que os inibidores naturais de apetite podem causar?

Diminuição da vontade de comer através da maior saciedade, o que naturalmente irá diminuir a ingestão de calorias durante o dia. 

Conclusão

Inibidores de apetite, em especial os naturais encontrados nas frutas ou na forma de suplemento podem ser uma excelente estratégia para saciar a fome e assim aumentar o déficit calórico, em especial quando associado à atividade física.