Glutamina: O que é, para que serve, benefícios para o esporte

Um fator muito importante em nosso dia a dia, são os nossos treinos. O exercício físico regular é uma das melhores ferramentas para diminuir o percentual de gordura das pessoas, bem como aumentar a massa magra e diversos outros benefícios à saúde, como diminuição da ansiedade e diversos outros aspectos. Porém quando os treinos não são controlados existe uma grande chance de a pessoa desenvolver quadros de excesso de treinamento (Overtraining), principalmente se essa pessoa faz muitas horas de exercício ao dia e tem uma alimentação e um sono inadequado.

Esse excesso de treinamento pode gerar uma série de prejuízos para o organismo, como a diminuição da massa muscular, o aumento da ansiedade e do stress, bem como o aumento de hormônios catabólicos e uma diminuição das células do sistema imunológico dessa pessoa. Então uma estratégia interessante, além de ajustar os fatores que conversamos acima, é utilizar a suplementação para minimizar esses efeitos catabólicos do excesso de treinamento.

Uma das estratégias bem interessante que vem sendo discutida é a suplementação de glutamina, um suplemento bastante versátil que pode auxiliar o nosso organismo em diversas funções que falaremos agora.

O que é a Glutamina?

A glutamina é um aminoácido, que pode ser considerada praticamente como não essencial. Ou seja, a glutamina sendo um aminoácido vai contribuir para a formação da síntese de proteínas ou em alguns casos como fonte energética no organismo, grande parte da quantidade de glutamina no nosso organismo é produzido pelo nosso corpo, porém em algumas quantidades nós precisamos obter da alimentação e em alguns casos específicos precisamos de um aporte maior vindo da suplementação.

Para que serve a Glutamina?

As funções da glutamina em nosso organismo são múltiplas, por isso ela é considerada um aminoácido versátil. Dentre as funções podemos listar que a mesma serve como fonte energética para o sistema imunológico e também para o nosso intestino, ela também auxilia na manutenção da integridade intestinal através do estímulo na síntese das junções de adesão nos enterócitos, também contribui para o sistema antioxidante através do estímulo na síntese de glutationa (um importante antioxidante enzimático), ela também pode controlar a síntese e a degradação de proteínas no músculo esquelético.

Quais são as ações da Glutamina no organismo?

Como falamos anteriormente a Glutamina tem um papel bem versátil em nosso organismo, podendo contribuir para manter o sistema imunológico atuando de forma bastante eficaz e auxiliando no combate aos agressores do organismo (como doenças virais e bacterianas, por exemplo), e também auxiliando na recuperação muscular.

 Mas também possui um papel importante em nosso intestino, uma vez que além de fornecer energia para as células intestinais a glutamina também auxilia na síntese das junções de adesão das células intestinais, ou seja, o que mantém uma célula no intestino “grudada” a outra, tem importância com a suplementação de glutamina.

Quais são os benefícios da Glutamina? 

  • Fornecimento de energia para o sistema imunológico
  • Melhora da função intestinal
  • Melhora do humor e bem-estar
  • Auxílio no processo de ganho muscular
  • Melhora da recuperação muscular

Quando falamos de exercício, a suplementação de glutamina pode contribuir significativamente para que a pessoa consiga uma recuperação muscular mais rápida e melhore os seus rendimentos nos treinos, isso acontece, pois, a glutamina além de fornecer energia para o sistema imunológico, auxiliando dessa forma o processo inflamatório e a recuperação muscular, também auxilia na síntese de proteínas, favorecendo a hipertrofia muscular.

Outro papel bem importante da suplementação de glutamina é a melhora da função intestinal e, consequentemente, melhora do humor e bem-estar das pessoas, uma vez que o intestino é o maior órgão produtor de serotonina em nosso organismo.

A Glutamina é ideal para quais objetivos?

Quando falamos de treinos intensos e com muita frequência, a suplementação de glutamina torna-se bem importante para melhorar a imunidade dessa pessoa e contribuir para o aumento de massa muscular, e evitando o catabolismo proteico.

Durante o emagrecimento pode acontecer da pessoa treinar muitas horas e de forma intensa para alcançar resultados mais rápidos, porém excesso de treino pode prejudicar o sistema imunológico e a recuperação muscular, além disso quando falamos em emagrecimento a maioria das pessoas não tem uma alimentação equilibrada e saudável, e isso gera um quadro de disbiose intestinal, prejudicando as células do intestino e trazendo prejuízos para o sistema imunológico e para o humor dessa pessoa, assim a suplementação de glutamina pode contribuir para minimizar todo esse processo.

Perguntas frequentes sobre a Glutamina

Como tomar Glutamina?

A Glutamina pode ser tomada com algum líquido, pode ser somente a água ou podemos adicionar em um suco ou alguma vitamina. As quantidades podem variar, mas normalmente os estudos mostram de 10 a 20 gramas por dia.

A Glutamina possui efeitos colaterais?

A suplementação de glutamina não possui efeitos colaterais, podemos tomar sem problemas.

A Glutamina auxilia nos resultados da musculação?

A Glutamina pode auxiliar resultados da musculação fazendo com que a recuperação do músculo seja mais rápida e que você tenha um processo de recuperação mais acelerado e o aumento de massa muscular mais rápido.

Glutamina emagrece?

A Glutamina não auxilia no emagrecimento, não existem estudos científicos confiáveis que mostram isso. Ela pode contribuir na melhor recuperação muscular e um maior aumento da musculatura, e como consequência de ter mais músculos seu organismo será mais ativo e gastará mais calorias, isso pode contribuir para um emagrecimento futuro.

Posso tomar Glutamina com outros suplementos?

Podemos juntar a Glutamina com outros suplementos sem problemas algum, isso é até benéfico pois podemos potencializar os resultados com a junção dos suplementos. Por exemplo, utilizar a glutamina com a creatina e o Whey Protein são excelentes estratégias para potencializar o ganho de massa muscular.

Conclusão

Vejam que somente o treino em alta intensidade sem um controle desses exercícios, e até mesmo um controle da alimentação e da suplementação, podem prejudicar os seus resultados e dificultar o seu ganho de massa muscular ou seu emagrecimento.

Espero que tenham gostado pessoal! Continuem nos acompanhando para terem mais informações sempre. Sigam nossos canais no instagram @integralmedica e a Integral Tv no Youtube.

Abraços e até a próxima!

Compartilhe esse Post

Share on facebook
Share on twitter
Rolar para cima