Foco no treino aumenta a ativação muscular na musculação | Blog da Integralmédica

Foco no treino melhora a ativação muscular na musculação

Separamos um estudo rápido que demonstra que treinar concentrado e com foco no exercício demonstra melhores resultados

A base de treino para qualquer fisiculturista é a musculação. Entretanto, o treino de um fisiculturista é muito diferente do treino de musculação de um praticante recreacional. E uma das principais diferenças está no foco durante o treino.

O treino de um atleta começa horas antes dele chegar na academia, já na parte mental. E quando ele começa o treino, ele não vai simplesmente empurrar ou puxar um peso, mas sim executar um movimento com perfeição e de forma concentrada.

Banner Institucional Integralmédica | Blog Integral

Existe algum estudo que mostra um melhor resultado ao treinar focado?

Em um estudo, Calatayud et al (2015) demostraram que quando o supino é realizado de forma concentrada e com bastante foco (realmente pensando no músculo e exercício que está sendo realizado) na ativação muscular dos músculos peitoral maior ou o tríceps braquial, houve mais ativação quando comparado com apenas empurrar a barra, sem estar concentrado no exercício. O aumento da atividade muscular de um músculo não ocorreu às custas da diminuição da atividade do outro músculo. Por exemplo, ao focar na ativação do músculo tríceps, a atividade do músculo peitoral não diminuiu, pelo contrário, o foco no uso do tríceps também aumentou o EMG do peitoral.

Isso já é conhecido de atletas e treinadores de fisiculturismo, por isso o momento do treino de um atleta é um dos momentos mais importantes do dia dele. Quanto mais focado no treino, quanto mais o atleta conseguir se “blindar” de fatores externos que possam atrapalhar a sua rotina de treinos, maiores são os ganhos de força e massa muscular. Fora isso, os riscos de lesões também diminuem quando o treino é feito com base em movimentos perfeitos e concentrados!

Aproveitando o conteúdo. Você já é inscrito na INTEGRAL TV? Lá no nosso canal do Youtube, que já conta com mais de 800 mil seguidores, você encontra vídeos motivacionais e educativos sobre o universo de musculação e bodybuilding. Ainda não é inscrito? Clique aqui e faça parte da nossa nação.

Referências bibliográficas:
Calatayud J, et al. Importance of mind-muscle connection during progressive resistance training. Eur J Appl Physiol. 2016 Mar;116(3):527-33

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima