Qual o tipo de treino de musculação para pessoas que praticam luta?

A preparação física tem sido utilizada por lutadores principalmente para melhorar seu rendimento esportivo. As principais características desse tipo de treino é a especificidade, ou seja, realizar exercícios que simulem ou trabalhem capacidades físicas realizadas em um determinado tipo de luta.

Banner Institucional Integralmédica | Blog Integral

De uma maneira geral, lutadores buscam melhorar capacidades físicas como força, potência, flexibilidade, capacidade aeróbia, resistência a fadiga, equilíbrio, entre outras. Isso faz como que o treino físico seja realizado de maneira dinâmica, utilizando exercícios multiarticulares com diferentes velocidades. Exercícios básicos, como agachamentos, remadas, supinos e levantamentos são indispensáveis para essa população, enquanto exercícios monoarticulares, como exercícios para bíceps e tríceps, são pouco utilizados. Outra característica desse tipo de treino é a simulação de um gesto esportivo utilizando algum tipo de sobrecarga, como cabos e elásticos.

Tudo isso faz com que a preparação física seja feita de maneira específica para o atleta. Assim, modelos alternativos de treinamento, como crossfit e treinamento funcional, têm ganhado cada vez mais adeptos. Nesses modelos de treinamento são utilizados prioritariamente exercícios livres, dinâmicos e que envolvam diferentes capacidades físicas, diferentemente da musculação tradicional, que utiliza máquinas guiadas e exercícios isolados.

Na musculação tradicional o treino é dividido de acordo com os grupamentos musculares, sendo geralmente dividido em peito, costa, bíceps, tríceps, ombros e pernas. Dentre os principais objetivos desse modelo de treinamento está o aumento da massa muscular e diminuição da massa gorda. Como o foco principal não está na melhora das capacidades físicas, a variação de estímulos é geralmente menor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima