Imagem destaque do post "Efeito da ordem dos exercícios no sistema tri-set"

Existe algum efeito da ordem dos exercícios no sistema tri-set?

Imagem interna do texto "Efeito da ordem dos exercícios no sistema tri-set"

Trabalho interessante publicado por um grupo de Brasileiros da Universidade Estadual do Norte do Paraná sobre o efeito da manipulação da ordem dos exercícios no número de repetições e volume de treino, utilizando o sistema tri-set (três exercícios consecutivos para o mesmo grupo muscular).


Para isto, 14 homens saudáveis, experientes em musculação, foram submetidos a duas sessões de treino: sequência A (agachamento na barra guiada, leg press 45° e cadeira extensora bilateral) e sequência B (cadeira extensora bilateral, leg press 45° e agachamento na barra guiada). OS voluntários realizaram três séries até a fadiga voluntária em todos os exercícios, com intensidade de 75% de 1RM.

Foi encontrado um maior número de repetições e volume total na sequência B quando comparada com a sequência A, ou seja , segundo os resultados dessa pesquisa, realizar exercícios monoarticulares no início de uma sessão de tri-set  induz a realização de um número maior de repetições, e consequentemente um volume total superior. Esses resultados são corroborados por outro estudo, só que este utilizando exercícios para membros superiores (Ribeiro et al, 2013). Dois pontos são fundamentais nestes 2 estudos citados: são estudos feitos no sistema tri-set, ou seja, não devem ser extrapolados para sistemas comuns, e o principal: estudos científicos podem nortear o treinamento, mas a experiência pratica é fundamental. Ou seja, treinem, apliquem esses resultados na prática e periodizem o treinamento de acordo com o seu objetivo!

Banner Institucional Integralmédica | Blog Integral

Referências
Faria WF, et al. Effect of exercise order on the number of repeats and training volume in the tri-set training method. Rev. bras. cineantropom. desempenho hum. 2016;18(2). Ribeiro A, et al. Effect of the manipulation of exercise order in the tri-set training system. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum 2013;15(5):527–34

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima