Ecto, Meso ou Endomorfo: como identificar seu biotipo | Blog Integral

Ecto, Meso ou Endomorfo: como identificar o seu biotipo [2022]

É comum vermos pessoas com diferentes características físicas como tamanho, estrutura óssea, envergadura, além de diferentes respostas aos treinamentos e a dieta. Tudo isso tem relação direta com o Biotipo de cada um, como veremos a seguir.

O que são biotipos corporais?

Ele influencia diretamente nas estratégias de dieta e de treino para atingir os objetivos desejados. Por esse motivo, é interessante identificar qual é o seu para adequar ao estilo de vida e ter bons resultados.

Banner Institucional Integralmédica | Blog Integral

Como identificar o biotipo?

Além da composição corporal, existe outro fator ainda mais decisivo quando o assunto é estética corporal: o Biotipo!

Qualquer pessoa pode identificar um biotipo de uma pessoa. Certamente você já reparou que duas pessoas do mesmo sexo com peso e altura iguais podem ter corpos bem diferentes. Isso tem a ver com o biotipo da pessoa.

Quais as vantagens de identificar o biotipo?

Podemos individualizar melhor o treino e a dieta quando entendemos melhor sobre o biotipo do nosso atleta. 

Principais biotipos

Ectomorfo

Conhecidos por terem o metabolismo acelerado e dificuldade para ganhar peso, têm o corpo magro e esguio, com ombros estreitos e membros compridos. Sua dieta é caracterizada pelo alto volume de calorias e nutrientes, especialmente quando o objetivo for ganho de peso e massa muscular. Já o treino para ectomorfos acompanha a alta ingestão de calorias e nutrientes, ou seja, é preciso treinar pesado para obter ganhos de peso e massa muscular, especialmente pela recuperação otimizada com a alta ingestão dietética. O treino aeróbio não é indicado nesse biotipo caso o objetivo seja hipertrofia.

Mesomorfo

Os mesomorfos apresentam o corpo magro, porém musculoso, mesmo sem trabalhar os músculos na academia. Tem visual atlético, pouca gordura abdominal, tronco desenvolvido e cintura estreita. Eles possuem uma resposta otimizada para os treinos e para a dieta, ou seja, tanto para ganhar massa muscular quanto para perder gordura, conseguem resultados mais rápidos do que a população normal. 

Endomorfo

O biotipo endomorfo é caracterizado por ter o corpo mais largo e membros curtos. Fora isso, têm facilidade para ganhar peso, já que o metabolismo é mais lento que os outros. Sendo assim, é necessário tomar cuidado quanto a dieta, pois um excesso de calorias pode desencadear um rápido acúmulo de gordura corporal. O treino também precisa ser direcionado corretamente, pois treinos até a falha na academia podem provocar aumentos na massa muscular, e caso se esteja em excesso de peso, pode agravar esse quadro. Para ajudar, recomendamos uma dieta rica em alimentos para acelerar o metabolismo, além de treinos planejados para esse biotipo (com momentos para cardio e força).

Existe diferenças entre os biotipos de homens e mulheres?

Pensando nos Biotipos Ecto, Meso e Endomorfo, qualquer homem ou mulher pode ter um desses biotipos.

É possível mudar de biotipo?

Não, podemos mudar a composição corporal de uma pessoa, mas o biotipo faz parte do componente genético.

Como adequar o estilo de vida de acordo com o biotipo?

Como dissemos, as particularidades de cada biotipo influenciam as necessidades do corpo para manter uma boa silhueta. Sendo assim, conheça o que cada tipo precisa.

Endomorfo

As pessoas que apresentam o biotipo endomorfo têm facilidade para ganhar massa muscular e dificuldade para perder gordura. Dessa maneira, a dieta deve ser mais restrita e os treinos precisam incluir exercícios aeróbicos, que são responsáveis por queimar gordura corporal e emagrecer.

Ectomorfo

Ao contrário do biotipo anterior, o ectomorfo perde peso rapidamente, mas não consegue ganhar massa muscular com a mesma facilidade. Por isso, a dieta pode ser mais relaxada, sem grandes restrições e com mais calorias por conta do metabolismo acelerado.

Para tanto, a utilização de suplementos hipercalóricos é uma ótima opção, visto que consumir grandes quantidades de alimentos pode não ser viável. Além disso, os exercícios devem ser voltados para o ganho de massa muscular.

Confira mais alimentos termogênicos que podem ser ingeridos para acelerar o metabolismo e melhorar o desempenho nos treinos

Mesomorfo

Assim como o mesomorfo tem facilidade para aumentar a massa muscular, ele tem também para queimar calorias e perder gordura corporal, respondendo muito rápido aos estímulos da alimentação e dos exercícios. Por isso mesmo, tanto a dieta quanto os treinos não têm grandes exigências para obter bons resultados.

Conclusão

Os diferentes biotipos influenciam diretamente nas estratégias dietéticas e de treinamento, sendo importante saber as diferenças entre os biotipos para atingir os objetivos desejados.

7 comentários em “Ecto, Meso ou Endomorfo: como identificar o seu biotipo [2022]”

  1. Eu não consigo identificar meu biotip, pois sou cumprido e tenho dificuldade de ganhar gordura, porém tenho os ombros largo e consigo ganhar massa magra

    1. Existem a “misura dos biotipos”tbm…você deve ser ecto mesomorfo. O que significa que vc deve ter um metabolismo um pouco mais acelerado do que um mesomorfo mas não tanto quanto um ectomorfo puro”
      Também não em encaixo e nenhum dos dois. Eu sempre tive corpo atlético, abdomen defininido, bíceps, costas definidas, eu tenho o que chamam de peso ideal para meu tamanho, sexo e idade. E agora que to tentando ganhar mais massa to percebendo que não é tão fácil, to tendo que comer bem mais mas até que to sentindo resposta rápida, mas, se eu deixar de treinar e comer direito por 10 dias eu volto pro pedo de antes, porém mesmo sem treinar nada eu nunca fico puro osso hahaha então eu também estou supondo que eu seja ecto meso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima