Conhecimento técnico e científico do universo fitness e bodybuilding.

Certamente você já reparou que duas pessoas do mesmo sexo com peso e altura iguais podem ter corpos bem diferentes. Além da composição corporal, existe outro fator ainda mais decisivo. Afinal, o que é biotipo?

Ele influencia diretamente as estratégias de dieta e de treino para atingir os objetivos desejados. Por esse motivo, é interessante identificar qual é o seu para adequar ao estilo de vida e ter bons resultados.

Quer aprender mais sobre o assunto? Então, acompanhe a leitura e confira!

Quais são os biotipos?

Existem 3 biotipos, cada um com suas particularidades e necessidades diferentes para manter a boa forma. A seguir, confira as características deles.

Endomorfo

O biotipo endomorfo é caracterizado por ter o corpo mais largo e membros curtos. Fora isso, têm facilidade para ganhar peso, já que o metabolismo é mais lento que os outros.

Ectomorfo

Conhecidos por terem o metabolismo acelerado e dificuldade para ganhar peso, têm o corpo magro e esguio, com ombros estreitos e membros compridos.

Mesomorfo

Os mesomorfos apresentam o copo magro, porém musculoso, mesmo sem trabalhar os músculos. Tem visual atlético, pouca gordura abdominal, tronco desenvolvido e cintura estreita.

Como identificar biotipo ecto, endo ou mesomorfo

Como adequar o estilo de vida ao biotipo?

Como dissemos, as particularidades de cada biotipo influenciam as necessidades do corpo para manter uma boa silhueta. Sendo assim, conheça o que cada tipo precisa.

Endomorfo

As pessoas que apresentam o biotipo endomorfo têm facilidade para ganhar massa muscular e dificuldade para perder gordura. Dessa maneira, a dieta deve ser mais restrita e os treinos precisam incluir exercícios aeróbicos, que são responsáveis por queimar gordura corporal e emagrecer.

Ectomorfo

Ao contrário do biotipo anterior, o ectomorfo perde peso rapidamente, mas não consegue ganhar massa muscular com a mesma facilidade. Por isso, a dieta pode ser mais relaxada, sem grandes restrições e com mais calorias por conta do metabolismo acelerado.

Para tanto, a utilização de suplementos hipercalóricos é uma ótima opção, visto que consumir grandes quantidades de alimentos pode não ser viável. Além disso, os exercícios devem ser voltados para o ganho de massa muscular.

Mesomorfo

Assim como o mesomorfo tem facilidade para aumentar a massa muscular, ele tem também para queimar calorias e perder gordura corporal, respondendo muito rápido aos estímulos da alimentação e dos exercícios. Por isso mesmo, tanto a dieta quanto os treinos não têm grandes exigências para obter bons resultados.

Como identificar o biotipo?

Observando as características do corpo e comparando com as dos biotipos dá para ter uma noção de qual se encaixa. Porém, apenas um profissional é capaz de identificar com certeza.

Isso porque, mais do que aparência física, o biotipo tem a ver com o metabolismo. Dessa forma, é preciso fazer a avaliação física e outros exames para ter uma análise correta.

Como vimos, as características de cada tipo de corpo influenciam diretamente o planejamento da alimentação, das atividades físicas e, até mesmo, da suplementação alimentar. Por essa razão, é importante saber o que é o biotipo antes de montar a estratégia para alcançar a forma desejada.

Quer saber das nossas novidades no seu feed de notícias? Então, aproveite que está por aqui, nos siga no Instagram e fique por dentro de tudo o que acontece no universo fitness e bodybuilding!