blog-banner_PH21

E se a proteína influenciasse na sua perda de peso? | Blog Integral

Que a obesidade está se agravando pelo país você já sabe. Que as buscas por medicamentos/suplementos ou estratégias milagrosas é cada vez maior para resolver de uma vez por todas esse fantasma que nos assombra chamado acúmulo de gordura, você também já sabe. Mas, e se você soubesse que a proteína pode contribuir para a perda de gordura corporal?

Recentemente, mais precisamente agora em 2017, um grupo de pesquisadores estadunidenses trouxe uma revisão em uma revista muito conceituada na área de nutrição esportiva, chamada Journal of the International Society of Sports Nutrition. Nela os autores trazem novas sugestões de estudos e uma nova perspectiva de atuação dos profissionais da nutrição: o de alteração do consumo proteico para pessoas que desejam redução de gordura corporal (1).

Esta alteração está ligada à um aumento do consumo proteico em 3g ou mais de proteína por kg de peso corporal na alimentação destes indivíduos. Mas o que isso quer dizer? Já comeu batata doce sozinha e no outro dia fez o teste de comer as mesmas quantidades de batata doce, porém acrescentar filé de frango? Sua fome diminui, não concorda?!

Exatamente!

Diversos estudos sugerem que o consumo proteico pode REDUZIR a fome, ou causar MAIOR saciedade. Sabe o que isso significa? Que você vai ficar “cheio” e não vai furar o planejamento alimentar. E ainda tem mais: quando o nutricionista reduz a sua ingestão calórica, para você não sentir fome em exagero, é necessário recompensar com outro macronutriente, adivinha qual? PROTEINA! Foi o que fez um grupo de pesquisadores em 2013, onde aumentando o consumo de proteínas dos indivíduos, viram reduções significativas em gordura corporal nestas pessoas (2).

Ao que tudo indica, a estratégia de consumir mais proteínas ao longo do dia para a redução de gordura corporal parece ser uma ótima ferramenta, e um/uma nutricionista capacitado(a) saberá te prescrever um excelente planejamento alimentar.

Referência:

(1) https://jissn.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12970-017-0177-8
(2) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23739654

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima