Dieta para emagrecer | Blog Integral

Dieta para Emagrecer

As dietas para emagrecimento vêm ganhando cada vez mais espaço nas mídias, visto que várias tentativas de dietas com nomes peculiares já foram criadas na busca por conseguir vender uma determinada estratégia para a população e solucionar o problema complexo da obesidade e do ganho de gordura corporal.

Porém, provavelmente você conhece alguém que já tentou executar várias dessas dietas da moda e, até alcançou alguns resultados iniciais, porém logo em seguida perdeu todos os resultados e até ganhou mais peso do que tinha, o famoso efeito rebote da obesidade e das dietas da moda.

Isso ocorre pois, na busca de dieta para emagrecer, as pessoas se sujeitam às estratégias milagrosas que prometem resultados rápidos, mas que não encontram fundamento científico no longo prazo, por isso que a pessoa no médio longo prazo acaba tendo prejuízos e desistindo da dieta.

Nesse artigo de hoje nós não só falaremos dessas dietas, mas te mostraremos os caminhos verdadeiros de uma dieta para emagrecer, por isso papel e caneta na mão que mostraremos várias dicas práticas para você começar a executar a partir de hoje.

Como deve ser feita uma dieta para emagrecer?

Uma dieta para emagrecer precisa ser realizada como se fosse uma negociação entre você e seu nutricionista, ou seja, ao longo da estruturação do cardápio ele vai negociar com você algumas estratégias nutricionais que você possa executar de maneira agradável.

Assim, algumas coisas serão pesadas nessa negociação, um desses exemplos é o nutricionista tentar estruturar um cardápio para emagrecer focado em baixo custo, porém é importante você lembrar que algumas coisas podem ser baratas, mas não necessariamente possuem boa qualidade. Um exemplo disso é você colocar salsicha como fonte de proteínas no seu almoço.

A salsicha pode ser um alimento barato mas possui uma péssima qualidade, então nesse caso podemos propor outras estratégias proteicas para esse almoço que ainda são acessíveis para boa parte da população, como por exemplo, ovos e frango.

Outro fator importante é que nesse cardápio semanal para emagrecer o nutricionista vai entender os alimentos que você gosta e tentar incluir na medida do possível, porém isso também será negociado. Afinal de contas, se o paciente fala que gosta de batata frita, pizza e refrigerante todos os dias, é claro que não colocaremos isso em um cardápio semanal para emagrecer pois se você come todos os dias esses alimentos, a chance de emagrecimento é zero.

Não quer dizer que esses alimentos não serão adicionados em uma dieta para emagrecer, porém, talvez o nutricionista vai negociar a frequência e a quantidade desses alimentos na sua dieta. 

Quais alimentos não podem faltar em uma dieta para emagrecer?


É importante você lembrar que existem alguns alimentos que são essenciais em uma dieta para emagrecer, um grande exemplo disso são os carboidratos complexos, as gorduras boas, e as proteínas.

Pois a junção dessas três combinações fará com que a pessoa fique com mais saciedade ao longo do dia e não sinta tanta fome para fugir da dieta. Essas combinações também farão com que o intestino fique saudável e que tenha uma boa produção de serotonina mantendo um bem-estar e o humor adequado da pessoa ao longo do dia, fazendo com que tenha maior adesão na dieta para emagrecer.

Então quando pensamos em carboidratos complexos podemos listar:

  •  Arroz
  • Feijão
  • Batata doce
  • Batata inglesa
  • Mandioca
  • Mandioquinha
  • Frutas
  • Pães
  • Aveia
  • Granola

Diversos outros alimentos que são ricos em fibras pois essas fibras auxiliam o organismo, na dieta para emagrecer, no processo de saciedade e de regulação da glicemia e da insulina ao longo do dia.

Também temos as gorduras boas como:

  •  Abacate
  •  Gema do ovo 
  •  Linhaça
  •  Castanhas
  •  Azeite de oliva extra virgem 

E diversos outros alimentos ricos em gorduras saudáveis que vão colaborar para manter a saciedade ao longo do dia em nosso organismo além de facilitar a remoção do colesterol ruim do nosso corpo.

Por último, mas não menos importante, também temos as proteínas como por exemplo:

  • ovos
  • leguminosas 
  • leite 
  • queijos 
  • iogurte 
  • carne

Em geral e diversos outros alimentos que vão não somente auxiliar na saciedade, mas também fornecer aminoácidos essenciais para a construção de músculos depois das sessões de exercício físico.
 

Sugestão de dieta para emagrecer

Sempre quando falamos em uma dieta para emagrecer e sugestões de cardápios é importante você lembrar que aqui entregamos uma sugestão apenas, não precisa ser seguido à risca os nossos alimentos que inserimos como exemplo.

Você pode tranquilamente substituir um ou outro alimento com tanto que mantenha a estrutura da refeição, que é ter uma quantidade de carboidratos, uma pequena quantidade de gorduras e uma quantidade maior de proteína, e quando falamos em almoço e jantar é interessante você também incluir legumes e verduras.

Um exemplo dessa substituição é a colação, em uma dieta para emagrecer se você achar melhor substituir a granola por aveia em flocos, pode fazer à vontade essa troca, lembre-se somente de respeitar as mesmas quantidades. 

Colação

Na colação temos a opção de um iogurte desnatado com alguma fruta mais doce (manga ou mamão, por exemplo), junto com granola e um dosador de whey protein.

Almoço

Aqui pode entrar um pouco de arroz branco com um pouco de feijão + um filé de frango grelhado grande + brócolis ou alguns legumes à vontade (alface, tomate, pepino, etc).

Lanche da tarde

Podemos colocar aqui algo mais prático, como dois dosadores de whey protein + uma fruta.

Jantar

Aqui pode-se repetir a mesma coisa do almoço sem problemas algum.

Ceia

Podemos inserir aqui uma ou duas fatias de pão de forma integral com duas fatias grandes de queijo branco + uma fruta.


Qual a importância de proteínas e carboidratos em uma dieta para emagrecer?

Como falamos anteriormente os carboidratos são de extrema importância em um cardápio semanal para emagrecer pois além de colaborar com a nossa saciedade também tem um papel importante de regular a nossa glicemia e a insulina diária, bem como auxiliar na modulação do nosso intestino.

Essa modulação intestinal fará com que você tenha uma boa condição de serotonina e consequentemente sinta mais prazer na alimentação.

Além de outros diversos benefícios que o consumo dos carboidratos pode favorecer como por exemplo aumentar a oxidação de lipídios no organismo e diminuir o acúmulo de gordura corporal.

Já as proteínas também contribuem com a saciedade de maneira bem importante, e também tem um papel de fornecer os aminoácidos para o nosso organismo sintetizar as proteínas do corpo e também do nosso músculo.

Por isso, uma dieta para emagrecer aumenta a ingestão de proteínas é um fator importante. Só para você ter ideia o consumo, de acordo com as recomendações, em torno de 2 a 2,5 g/kg/dia de proteínas.

Além da alimentação, o que fazer para emagrecer?

 

Outro ponto importante que devemos lembrar é que por mais que você estruture um cardápio semanal para emagrecer, somente a dieta não trará grandes resultados, também é importante você conseguir ter uma boa qualidade de sono e se movimentar bastante ao longo do dia além de fazer exercícios físicos.

Isso significa que, se você conseguir, tem que ser mais ativo (a) ao longo do dia, andando mais a pé ou de bicicleta, subindo e descendo escadas, e fazendo outras atividades que você possa se movimentar. Isso porque quanto maior a nossa movimentação ao longo do dia maior é o gasto energético que temos também.

Outro fator importante é você incluir exercício físico no seu dia a dia, sem o exercício físico os resultados para um emagrecimento são baixíssimos, então tente encontrar um tipo de exercício que você goste e tenha disciplina de fazer todos os dias esses treinos.

Muitas vezes as pessoas buscam uma dieta para emagrecer 5 quilos em uma semana e acabam fazendo estratégias bem agressivas para alcançar esses resultados, porém depois de uma semana acabam tendo dificuldade em manter essas estratégias o que resulta em um ganho de peso e uma desistência da dieta.

Então por isso é importante você fazer as modificações na sua dieta com uma nutricionista competente e também tenha calma com os resultados pois ninguém consegue emagrecer da noite para o dia.

Posso usar suplementação para auxiliar em minha dieta para emagrecer?

 

Alguns suplementos podem ser interessantes em uma dieta para emagrecer pois eles podem colaborar e acelerar o emagrecimento de uma forma mais efetiva.

Mas vale sempre lembrar que somente o suplemento não fará milagre, é importante você ter uma disciplina em relação a sua dieta e seus treinos e executar isso diariamente para que os resultados apareçam de forma consistente.

As atletas mais bem condicionadas do país que estão no time da integral não alcançam o emagrecimento apenas pela suplementação, elas possuem uma alta disciplina em manter a dieta da forma que foi programada e também possuem uma rotina de treinos.

Em nosso blog temos as melhores estratégias de suplementação para emagrecer, e se você deseja já ir direto para o nosso site conhecer os melhores produtos para emagrecimento, saiba mais!

Conclusão

Veja que as estratégias em uma dieta para emagrecer podem ser executadas sem nenhum sofrimento, basta ter uma disciplina, organização e constância para alcançar seus resultados.

Espero que tenham gostado pessoal! Continuem nos acompanhando para terem mais informações sempre. Sigam nossos canais no instagram @integralmedica e a Integral Tv no Youtube.

 Abraços e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima