Conhecimento técnico e científico do universo fitness e bodybuilding.

Final de ano são datas comemorativas, é importante ao meu ver você comemorar? Sim, com toda certeza! Mesmo porque na maioria das vezes você vai ver algumas pessoas que você gosta (vai ver as pessoas que não gosta também rs) e terá a oportunidade de conversar e relembrar os momentos bons.

Porém para quem segue um plano alimentar estruturado, simplesmente jogar toda a dieta no lixo e furar durante vários dias, não parece ser uma boa estratégia, mesmo porque, dependendo das pessoas, você terá ai o início das comemorações dia 21/12 e vai parar somente dia 02/01, ou seja, serão 12 dias fora da dieta, um terço do mês! Então nada melhor que pensar em estratégias para minimizar esses impactos, seja no seu shape em parte estética, seja na sua saúde.

Por mais que eu seja um nutricionista, eu trabalho com saúde e esporte, então eu seria muito infeliz em não conciliar a alimentação com os treinos, esse velho casal faz MUITA diferença nos seus resultados, então a dica número um é: treine nessa época! Não estou prescrevendo treinos para você, mas estou seriamente te incentivando a fazer exercícios, ficar do dia 21/12 até 02/01 sem treinar vai te trazer diversos problemas: sua disposição pode diminuir, seu sono pode piorar, seu intestino pode ser prejudicado e te trazer mais desânimo ao  longo do dia, sua retenção hídrica vai piorar, enfim, muitos resultados ruins e o exercício entra quase como algo obrigatório para você.

A segunda dica é você estar na maioria das vezes saciado: principalmente nos dias festivos que tiverem muitas opções de comida na mesa. Pense só: se você estiver morrendo de fome no Natal, o que você vai fazer? Muito provavelmente vai atacar a mesa toda, comer muito, comer muitos doces e etc. Então use as estratégias que causam maior saciedade, por exemplo: Coma bastante salada, capriche na proteína no seu prato, a lentilha é uma ótima opção para incluir também, ela tem MUITA fibra e isso vai segurar a sua fome.

A terceira dica é: ao longo dos dias, beba água! A recomendação gira em torno de 30-50 ml por kg de peso corporal. Para uma pessoa de 70 kg, isso daria (70 kg x 50 ml = 3,5L). Se você estiver bem hidratado vai se sentir melhor, sem contar que uma das estratégias para diminuir a retenção de líquidos no seu corpo é exatamente beber água.

A quarta dica é a escolha da proteína animal, no casos dos carnívoros de plantão, as mesas natalinas podem ter Tender, Peru tradicional ou até mesmo o Chester, a diferença de proteínas entre eles é pequena (Tender possui mais – cerca de 21g e Peru possui menos – cerca de 15g), porém o Tender pode ter muito mais sódio (normalmente o dobro de sódio do Peru tradicional), então lembrem-se de olhar a quantidade de sódio neles.

Seguindo essas dicas os seus resultados podem ser menos impactados negativamente, e você pode conseguir manter melhor o shape, bem como a saúde. Lembre-se moderação sempre é a chave!

Até a próxima pessoal, forte abraço!