Como evitar lesões na musculação? | Blog Integral

Como evitar lesões na musculação? | Blog Integral

Lesões musculares são umas das principais preocupações de quem pratica musculação. Isso porque uma lesão pode provocar o afastamento dos treinos e/ou redução nas cargas de treino, o que pode provocar uma redução nos ganhos obtidos com a musculação. Por isso vamos trazer as principais dicas para diminuir os riscos de lesões.

Banner Institucional Integralmédica | Blog Integral

O que são as lesões musculares?

As lesões musculares podem ser divididas em diferentes vertentes, como lesões por contato, quedas, falta de condicionamento para a prática esportiva, deficiência no gesto esportivo praticado, estiramentos musculares, desequilíbrios musculares, entre outros.

Quais são as principais lesões que a musculação pode causar?

A musculação pode provocar lesões musculares e articulares em diferentes pontos, como joelhos, tornozelos, quadris, ombros e cotovelos, além de dores crônicas como na região lombar, entre muitas outras regiões. Isso porque as lesões na musculação podem ocorrer por diversos motivos como excesso de treino, alimentação inadequada, sono insuficiente, técnica de movimento ruim, além de erros na execução de movimento por excesso de peso, comum em exercícios como supino, agachamento e levantamento olímpico.

Resumindo, não é a musculação que pode causar lesões, mas sim uma combinação de erros envolvendo uma qualidade de vida ruim, excesso de cargas, técnica de movimento ruim e periodização errada!

Como evitar as lesões na musculação?

  • Hidratação

A desidratação pode acelerar a fadiga muscular. A fadiga diminui a capacidade de concentração durante o exercício e também a manutenção da qualidade do movimento realizado. Se o movimento perde qualidade, podemos aumentar o risco de lesões por má qualidade de movimento.

  • Alongamento

Acreditava-se que o alongamento diminui o risco de lesões na musculação. Entretanto, vários estudos já demonstraram que alongar antes do treino não diminui o risco de lesões. Por outro lado, melhorar sua flexibilidade através de alongamentos e exercícios de mobilidade é importante para prevenir lesões durante o movimento.

Resumindo, alongar é importante, entretanto não existe a necessidade de se alongar antes do treino!

  • Aquecimento

Um aquecimento bem planejado tem sido utilizado pelos melhores treinadores do mundo, tanto que atualmente o aquecimento é parte fundamental da preparação de um atleta.

Um bom protocolo de aquecimento pode aumentar o fluxo sanguíneo, a temperatura corporal e do core, entre outras adaptações, podendo provocar efeitos positivos no desempenho. Podemos aquecer de diversas formas, porém a mais usual na musculação é aquecer no próprio exercício, com cargas leves e um número alto de repetições (entre 12 e 20 movimentos)

  • Descanso

O treino intenso é muito usado na musculação para ganhos de força e massa muscular. Entretanto, quanto mais intenso for a rotina de treinos, mais importante se torna a recuperação.

Conclusão

A melhor maneira de diminuir o risco de lesões é através do planejamento correto do treino, dieta e recuperação. Lesões em excesso interrompem o processo de ganho de força e massa muscular, pois para se recuperar de uma lesão é necessário parar o treinamento ou reduzir drasticamente as cargas de treino. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima